Métodos de Ensino e Avaliações

Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, análise e debate de casos; técnicas e instrumentos de resolução de problemas; etc.) que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas. | A avaliação desta UC é realizada em dois momentos: (1) Ao longo do período lectivo (avaliação contínua), terá um peso não inferior a 50% na nota final e serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: intervenções e participação nas aulas; relatórios escritos individuais e/ou de grupo e apresentações orais; pesquisa bibliográfica; teste intercalar, caso se justifique e/ou adeqúe, etc. Esta avaliação pressupõe uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. (2) A avaliação final terá um peso não superior a 50% e utilizará, na 1.ª Época (época normal), os instrumentos frequência e exame e momentos de avaliação. Os alunos que, nesta UC, tenham uma classificação final igual ou superior a 16 valores poderão ter de realizar uma prova oral, para defender a nota. Caso não se apresentem a essa prova oral, serão deduzidos 4 valores à classificação obtida. Alunos que obtenham uma classificação no final do período curricular superior a 8 valores e inferior a 10 valores terão de realizar uma prova oral para tentarem obter classificação positiva na UC.