Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03821
Acrónimo :
GII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Geografia

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Dando continuidade à UC de Geografia I, a UC de Geografia II dedica-se ao estudo e aplicação das tecnologias digitais à análise dos sítios e dos lugares. A geografia digital e as tecnologias geoespaciais de uso gratuito, nomeadamente o QGIS, conferem aos alunos as competências específicas para a interpretação de informação espacial duma forma rápida, eficaz, económica e precisa, constituindo-se assim como uma base fundamental para o ensino da arquitetura e do planeamento urbano. As metodologias usadas nas UCs de Geografia I e II reforçam-se mutuamente. A Geografia I utiliza o desenho manual e a compreensão dos conceitos básicos da fisiografia da paisagem. A Geografia II, introduz a interface - software QGIS e abrange os conceitos básicos dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a análise espacial, a modelação, a edição e criação de dados, o desenho cartográfico e a visualização de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Desenvolver as técnicas e as metodologias de aquisição, análise e representação de informação geográfica digital; OA2 - Dominar os processos e ferramentas geoespaciais utilizados para a análise e visualização da informação espacial; OA3 - Desenvolver estratégias para exploração da informação espacial e extração do conhecimento sobre os sítios e os lugares de intervenção urbanística e arquitetónica através das tecnologias geoespaciais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução às Tecnologias Geoespaciais CP2 - Ferramentas geoespaciais livres e recursos online CP3 - Análise Espacial CP4 - Mapeamento, edição e criação de dados espaciais CP5 - Desenho de cartografia e visualização de dados CP6 - Operações básicas com informação georreferenciada CP7- Modelação 3D

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma as relações seguidamente enumeradas demonstram essa coerência: - Desenvolver as técnicas e as metodologias de aquisição, análise e representação de informação geográfica digital (OA1) através do conhecimento teórico e prática aquiridos sobre as novas tecnologias geoespacias e suas potencialidades para a arquiteura e planeamento urbano (CP1; CP3; CP4; CP5; CP6 e CP7) - Dominar os processos e ferramentas geoespaciais utilizados para a análise e visualização da informação espacial (OA2) utilizando os recursos online bem como as ferramentas geoespaciais livres, nomeadamente a interface QGIS (CP2) - Desenvolver estratégias para exploração da informação espacial e extração do conhecimento sobre os sítios e os lugares de intervenção urbanística e arquitetónica através das tecnologias geoespaciais (OA3) utilizando técnicas de análise espacial básicas para a resolução de problemas (CP3)

Avaliação / Assessment


Avaliação é realizada ao longo do semestre, baseada na realização de 4 exercícios práticos de carácter individual e de um teste prático, com as seguintes ponderações: Exercício 1: Mapa de localização (criação e edição de dados) _15% Exercício 2: Mapa temático (visualização de dados)_15% Exercício 3: Análises de terreno (análise espacial e modelos digitais de terreno) _15% Exercício 4: Georreferenciação de imagens e visualização 3D_15% Teste prático_ 40% A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima às aulas de 70%. Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão teórico-práticas (TP) com o objetivo de apresentar os conceitos, técnicas, metodologias e instrumentos das tecnologias geoespaciais a aplicar através dos exercícios práticos. Os exercícios a desenvolver individualmente exploram o mapeamento, análise e visualização de dados geográficos enquanto base fundamental para o ensino da arquitetura e do planeamento urbano. Os conteúdos programáticos dão origem a atividades práticas em sala de aula. Os exercícios a realizar (Mapa de localização, Mapa temático, Análises de terreno, Georreferenciação de imagens e visualização 3D, serão apresentados nas aulas ao longo do semestre, em formulário próprio e de forma sequencial de acordo com os conteúdos da UC. Os exercícios práticos incidem sobre um território - caso de estudo real e específico. Fomenta-se a colaboração com outras UCs através da análise de territórios em estudo. O formulário dos exercícios, bem como os materiais de apoio (aulas teóricas, vídeos de apoio à execução das técnicas, recursos web, etc.) ficarão disponíveis na plataforma Moodle, na qual deverão também ser submetidos para avaliação em datas e condições especificadas. Para maior interação e melhor comunicação entre alunos e docente, será criado um Forum de discussão na plataforma Moodle onde devem ser colocadas todas as questões & respostas (à distância) de modo a poderem ser visualizadas por todos. Os exercícios aplicados serão desenvolvidos maioritariamente durante as aulas, com o apoio do professor e completados em trabalho autónomo. O teste prático (a realizar no software QGIS), na última aula, incide sobre os conteúdos programáticos e as atividades desenvolvidas ao longo do semestre, procurando aferir a aquisição das competências por parte do aluno no contexto das tecnologias geoespaciais. O total de 37h de trabalho autónomo deve considerar: Pesquisa e leitura 15h, elaboração dos exercícios 22h.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologias de ensino e avaliação pressupõem a aquisição dos conhecimentos necessários para a aplicação das tecnologias digitais à análise dos sítios e dos lugares nos processos de planeamento urbano e projeto de arquitetura. As aulas serão teórico-práticas (TP) com o objetivo de apresentar os conteúdos programáticos que correspondem a realização de diferentes exercícios aplicados. Esta metodologia de ensino pressupõe que os objetivos de aprendizagem (OA) sejam alcançados e validados pelos instrumentos do processo de avaliação, nomeadamente através dos exercícios e do teste práticos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ash, J.; Kitchin, R. & Leszczynski, A. (2019). Digital Geographies. Sage. Bodenhamer, D. J.; Corrigan, J.; Harris, T. M. (2010). The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Indiana University Press. Brewer, C. A. (2005). Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Esri Press. Bruy, A. & Svidzinska, D. (2015). QGIS By Example: Leverage the power of QGIS in real-world applications to become a powerfull user in cartography and GIS analysis. Packt Publishing. Dent, B. et al. (2008). Cartography. Thematic Map Design. Mcgraw-Hill. LaGro Jr, J.A.(2008). Site Analysis. A contextual approach to sustainable land planning and site design. Jonh Wiley & Sons, Inc. Menke, K. (2019). Discover QGIS 3.x. A workbook for classroom or independent study. Locate Press. Matos, J. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica. 5ª Ed. LIDEL Steven, D. G. (1983). Landscape ecology and geographic information systems. Taylor & Francis.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26