Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Geografia
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Dando continuidade à UC de Geografia I, a UC de Geografia II dedica-se ao estudo da morfologia da paisagem e do território através do uso das novas tecnologias e dos Sistemas de Informação Geográfica. A iniciação às tecnologias SIG de uso gratuito, nomeadamente o QGIS, conferem aos alunos as competências específicas para produziram análises do suporte físico natural de uma forma rápida e expedita, constituindo-se assim como uma base fundamental para o projeto de arquitetura ao longo do MIA. As metodologias usadas nas UCs de Geografia I e II reforçam-se mutuamente. A Geografia I utiliza o desenho manual e compreensão dos conceitos básicos da fisiografia da paisagem duma forma intuitiva e menos abstrata, mas muito morosa e por mais incompleta. A Geografia II, através do uso de software SIG (QGIS), mais rápido e expedito permite múltiplas possibilidades, incluindo o uso de recursos cartográficos online gratuitos e disponíveis para as diferentes partes do globo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Desenvolver e dominar as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação geográfica; OA2 - Dominar os processos e ferramentas utilizados para a análise e visualização da informação geográfica; OA3 - Aplicar e desenvolver estratégias e metodologias para exploração da informação e extração do conhecimento adequados à análise do terreno e da paisagem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução aos sistemas de informação geográfica CP2 - Conceitos fundamentais sobre cartografia CP3 - Ferramentas geoespaciais livres e recursos online CP4 - Informação digital disponível sobre Portugal CP5 - Modelos digitais de elevação terreno (DEM) CP6 - Análise fisiográfica com Qgis: a) Relevo e Sombreamento b) Extração de curvas de nível a partir do DEM c) Hipsometria e Batimetria d) Exposião solar e) Declives f) Bacia hidrográficas CP7 - Perfis longitudinais e transversais do terreno CP8 - Geologia e solos CP9 - Usos do solo CP10 - Operações básicas com informação georeferenciada em Qgis
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). Desta forma as relações seguidamente enumeradas demonstram essa coerência: OA1 ?CP1, CP2, CP3, CP4, CP6, CP7, CP10 OA2 ?CP1, CP3, CP6 OA3 ? CP1, CP2, CP6, CP8, CP9, CP10
Avaliação / Assessment
A avaliação é periódica, baseada no desenvolvimento de exercícios práticos individuais correspondentes às diversas técnicas e processos de análise e conforme as seguintes ponderações: Exercício 1: Construção de Mapa de localização no Qgis: Edição e Composição de Impressão_20% Exercício 2: Análises de terreno _20% Exercício 3: Georreferenciação e Visualização 3D _20% Exercício final (mapa temático, local e tema à escolha do aluno)_40% Os alunos que não obtiverem aprovação durante o período de aulas poderão realizar exame na época de avaliação com um peso de 100% na nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão teórico-práticas (TP) com o objetivo de apresentar os conceitos, metodologias e instrumentos de análise da paisagem e do território a aplicar através dos exercícios práticos. Os exercícios aplicados serão desenvolvidos durante as aulas e em trabalho autónomo. Fomenta-se a colaboração com outras UCs através da análise de territórios em estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino adotada ajudará o desenvolvimento nos alunos dos raciocínios de análise crítica desejáveis. Esta metodologia de ensino pressupõe que os objetivos de aprendizagem (OA) sejam alcançados e validados pelos instrumentos do processo de avaliação. Aos conteúdos programáticos corresponde a realização de diferentes exercícios aplicados. A discussão dos exercícios em aula permitirá o enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
MONMONIER, Mark ? How to Lie with Maps. The University of Chicago Press, 1984 MENKE, Kurt ? Discover QGIS 3.X. A Workbook for Classroom or Independent Study. Local Press LLC, USA, 2019. DENT, B. et al. - Cartography: Thematic Map Design, Mcgraw-Hill Education - Europe, 2008. CARTWRIGHT, W. et al. (Eds.) ? Cartography and Art. Lecture Notes in Geoinformation and Cartography, Springer, Berlin, 2009. BRUY, Alexander and SVIDZINSKA, Daria - QGIS By Example: Leverage the power of QGIS in real-world applications to become a powerfull user in cartography and GIS analysis, Birmingham: Packt Publishing, 2015. BREWER, C. A. - Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Redlands: Esri Press, 2005. ANSON, R. W. and ORMELING, F., J. - Basic Cartography for Students and Technicians (Volume 2). Oxford: Butterworth & Heinemann, 2002.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
TOJO, José Fariña - La Ciudad y el Medio Natural, Akal Arquitectura, Madrid, 1998. SEMPLE, Ellen Churchill - Influences of Geographic Environment, Bibiobazaar, 2007 (1911) RIBEIRO, Orlando, LAUTENSACH, Herrman e DAVEAU, Suzanne - Geografia de Portugal. II. O ritmo climático e a paisagem, Ed. Sá da Costa. Lisboa, 1988. RIBEIRO, Orlando, LAUTENSACH, Herman e DAVEAU, Suzanne - Geografia de Portugal. I. A posição geográfica e o território, Ed. Sá da Costa. Lisboa, 1987. MAGALHÃES, Manuela Raposo - A Arquitectura Paisagista, Editorial Estampa, 2001. MARETTO, P. - Realità Naturale e Realità Costruita, Saggi e documenti 21, Alinea Editrice, Firenze 1993. HAINES-YOUNG, Roy; STEVEN, David R. Green (Eds) - Landscape ecology and geographic information systems, Taylor & Francis, London- New York ? Philadelphia, 1993. HARLEY, J. et al. (Eds) ? The History of Cartography, 6 Vols., University Chicago Press, Chicago, 1987. GUERREIRO, Maria Rosália - O território e a edificação: O papel do suporte físico natural na génese e formação da cidade em Portugal, Tese de Mestrado em Desenho Urbano, ISCTE, 2002. GEIGER, Rudolf - Manual de Microclimatologia. O Clima da Camada de Ar Junto ao Solo, 2ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1990. GASPAR, Jorge - As regiões portuguesas, Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional, Lisboa, 1993. DAVEAU, Suzanne - Portugal Geográfico, Edições João Sá da Costa. Lisboa, 1995. CABRAL, Francisco Caldeira e TELLES, Gonçalo Ribeiro - A Árvore em Portugal. Assírio & Alvim. Lisboa, 1999. BODENHAMER, David J., CORRIGAN, John; HARRIS, Trevor M. - The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press, 2010. BERTIN, J. - Semiology of Graphics, Redlands: Esri Press, 2011.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16