Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04641
Acrónimo :
GJD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa 1) desenvolver as competências dos/as alunos/as nas áreas do género, da justiça e da discriminação; 2) Capacitar os alunos e as alunas para a compreensão e análise destes temas em contextos culturais diversos; 3)fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para a investigação no âmbito da promoção da igualdade de género na sua intersecção com cultura, tradição, justiça e discriminação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 – CP1-CP3.3 OA2 – CP1-CP3.3 OA3 – CP1.4,CP2.3,CP2.4, CP2.5 OA4 – CP1, CP1.1., CP1.2, CP1.4, CP 1.5, CPA1.3, CP3, CP3.1.,CP3.2, CP3.3

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Género e Cultura CP1.1. Cultura, Tradição e Hegemonia CP1.2. Poderes: Estado, Sociedade e Cultura CP1.3. Identidade, Práticas e Quotidianos da Violência CP1.4. Estudo de caso: violência doméstica CP1.5. Estudo de caso: Crimes de Honra CP2. Justiça e Discriminação CP2.1. Implicações das diferenças de género na experiência quotidiana da justiça CP2.2. Implicações das diferenças de género na vivência da segurança C.P.2.3. Estudo de caso: esquadras de polícia e combate à violência de género CP.2.4. Estudo de caso: tribunal e encarceramento CP2.5. Estudo de caso: instituições de cuidado CP3. Organizações e movimentos sociais CP3.1. Programas de Promoção de Igualdade de Género das Nações Unidas CP3.2. Comissão para a Igualdade de género CP3.3. A promoção da Segurança Humana

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre metodologia de ensino, cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é feito da seguinte forma: . Para todos os OA, as metodologias combinarão em diferentes proporções exposição oral e exercícios práticos, sendo utilizadas diversas metodologias: expositiva, para apresentar os conceitos base e quadros teóricos de referência, bem como ilustrar pressupostos teóricos com recurso a estudos empíricos e a situações práticas; participativa, para estimular a discussão dos conteúdos e a ligação com aspetos teóricos; interrogativa, para dinamizar a introdução a novas temáticas e motivar o pensamento crítico; e ativa, com realização de exercícios em contexto de aula. A UC estimula o trabalho autónomo de pesquisa e acompanahamento das aulas teórico práticas, fomentando a capacidade de criação de espírito crítico sobre os temas em discussão.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação periódica Apresentação de dois trabalhos indviduais escritos ao longo do semestre em datas previamente estabelecidas (80%) Assiduidade, participação nos debates e discussões em aula (20%) Exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação 2. Avaliação por exame Exame no final do semestre sobre todos os conteúdos programáticos (100%) Aprovação com nota superior a 9,5 valores Sob nenhuma exceção a nota da avaliação periódica pondera para nota de exame. Os critérios de avaliação dos trabalhos, da participação em aula e do exame são: o rigor da apresentação e discussão da literatura científica e das e propostas conceptuais e metodológicas, a criatividade analítica da argumentação e reflexividade crítica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP) e recorrem a diferentes metodologias de ensino: exposição, exercícios práticos e discussões em grupo na sala de aula, complementada com exercícios de análise de estudos de caso. O trabalho autónomo inclui 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui textos de leitura obrigatória para discussão em aula. 20h de leituras complementares e pesquisa autónoma; 45 horas para preparação dos trabalhos escritos para avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os/as estudantes que completem com sucesso esta UC estão aptos/as a: OA1. Identificar e analisar investigação científica no domínio antropológico da diferença de género no âmbito da justiça e discriminação; OA2. Compreender a centralidade da perspectiva antropológica e da análise qualitativa de dinâmicas culturais e sociais inerentes à prática da justiça, à experiência da violência e da discriminação e ao sentimento de segurança e de (des)igualdade; OA3. Analisar estudos de caso e identificar especificidades culturais e tendências hegemónicas; OA4. Participar em projectos de investigação e/ou de intervenção centrados numa perspectiva interseccional da promoção da igualdade de género .

Observações / Observations


Atendimento sujeito a marcação prévia

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brettell, Caroline e Carolyn Sargent, orgs., Gender in Cross-Cultural Perspectiv, 2017, Londres: Routledge, 7ª edição Htun, Male e S. Laurel Weldon, The Logics of Gender Justice. State Action on Women's Rights around the World, 2018, Cambridge: Cambridge University Press Merry, Sally Engle, Human Rights and Gender Violence. Translating International Law into Local Justice, 2006, Chicago: University of Chicago Press Owen, Barbara, In Search of Safety. Confronting Inequality in Women's Imprisonment, 2017, University of California Press Basu, Srimati, The Trouble with Marriage. Feminists Confront Law and Violence in India, 2015, Berkeley: University of California Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schmidt, Bettina e Igo Schroders, orgs., Anthropology of Violence and Conflict, 2001, Londres: Routledge Teunis, Nils e Gilbert Herdt, orgs., Gender Inequalities and Social Justice, 2006, Berkeley: University of California Press Santos, Cecilia MacDowell, Women's Police Stations. Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil, 2005, Londres: Palgrave Macmillan Hodgson, Dorothy, Gender, Justice, and the Problem of Culture, 2017, University of Indiana Press Wies, Jennifer e Hillary Haldane, orgs, Applying Anthropology to Gender-Based Violence. Global Responses, Local Practices, 2015, Lexington Books Nussbaum, Martha and Jonathan Glover, orgs., Women, Culture and Development. A Study of Human Capabilities, 1995, Oxford: Clarendon Press Johnson, Jessica, In Search of Gender Justice. Rights and Relationships in Matrilineal Malawi, 2018, Cambridge: Cambridge University Press. Own Frois, Catarina, Female Imprisonment. An Ethnography of Everyday Life in Prison, 2017, Londres: Palgrave Macmillan Griffiths, Anne, In the Shadow of Marriage. Gender and Justice in an African Community, 1997, Chicago: University of Chicago Press Ripero-Muñiz, Nereid, Cosmopolitan Refugees. Somali Migrant Women in Nairobi and Johannesburg, 2023, Londres: Berghahn Hagemann, Karen Sonya Michel e Gunilla Budde, orgs., Civil Society and Gender Justice, 2008, Londres: Berghahn

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16