Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer as ferramentas, diretrizes situacionais e um entendimento das várias abordagens para garantir a mudança organizacional em três diferentes perspectivas de gestão: portfólio, programa e projeto.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar e contabilizar os elementos de mudança dentro de um projeto ou plano de programa 2. Criar estratégias claras e poderosas para orientar o desenvolvimento organizacional 3. Executar estratégias de forma confiável e eficaz.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Mudança organizacional de três diferentes perspectivas de gestão: portfólio, programa e projeto. 2. Técnicas práticas para projetar, criar, implementar e sustentar com sucesso a mudança organizacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 2
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1,2,3 ME 2 - OA 2,3,4,5 ME 3 - OA 2,3,4,5 ME 4 - OA 2,3,4,5 ME 5 - OA 2,3,4,5
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Managing Change in Organizations: A Practice Guide (2013).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16