Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Programa

1)Gestão de Operações e Logística na actividade do Marketing -Produção e distribuição de bens e serviços -Papel da Gestão de Operações e da Logística nos diversos componentes do marketing-mix 2)Introdução à Logística Empresarial -Evolução do conceito de logística -Atributos logísticos clássicos -Actividades logísticas -Gestão do pipeline logístico 3)Estratégia da empresa, Gestão das Operações e Logística -Vantagens competitivas, Gestão de Operações e Logística -A opção fundamental: fazer ou comprar; o outsourcing -Decisões sobre localização 4)O processo de desenvolvimento de novos produtos -Conceito de inovação -Ciclo de vida e desenvolvimento de novos produtos -Engenharia concorrente 5)Noções sobre Processos -Características por fluxos -Classificação por tipo de encomenda -Selecção de processos -Processos e layouts -Mass Customization -Logística e Operações Globais 6)Serviço ao Cliente -Conceito de serviço a cliente: nível de serviço pretendido, concepção e dimensionamento - teoria das filas de espera -Especificidade dos serviços 7)Uma nova visão para o Service Management -Serviço e relacionamentos -A natureza dos serviços e o Serviço -A S-D logic 8)Gestão Logística do Marketing -Funções e processos -Dos produtos aos consumidores -Do lucro ao desempenho - conceito de valor na logística 9)Gestão da Cadeia de Abastecimento -Conceito de cadeia de abastecimento e de network -Processos de negócio na Gestão da Cadeia de Abastecimento 10)Gestão de Stocks -Quantidade económica da encomenda -Inventários independentes -Inventários dependentes 11)Noções de planeamento -Planeamento de actividades e recursos -Planeamento agregado para marketing -Técnicas de programação 12) Planeamento logístico -Manufacturing Resources Planning / Distributed Resources Planning -Abastecimento em Just-In-Time 13)Noções de Qualidade -O que é a qualidade: diferentes conceitos e perspectivas -dimensões e custos da qualidade -Gestão da Qualidade Total 14)Noções de Gestão de Projectos