Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03812
Acrónimo :
GPIDCTI
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
432.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É importante, embora não obrigatório, que esta unidade curricular seja feita depois de Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação sendo o Projeto a por em prática algumas aptidões adquiridas na disciplina de Métodos.

Objetivos Gerais / Objectives


Identificar e aplicar as componentes da gestão de projetos de investigação incluindo a calendarização, todos os recursos necessários, etc, através da elaboração de um projeto de investigação baseado na sua proposta de investigação do doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1 - Implementação da metodologia de investigação selecionada para o projeto de investigação específico; 2 - Todas as fases, atividades e tarefas do projeto de investigação, bem como os recursos necessários; 3 - Os riscos do projeto de investigação e as estratégias de mitigação e contenção; 4 - Cronograma, contendo todas as atividades do projeto (incluindo a gestão de riscos) e a distribuição de todos os resultados a serem alcançados; 5 - Apresentação de relatórios com o resultado da análise das alternativas disponíveis, relevantes para a especificidade do seu projeto. No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de elaborar um projeto de investigação nacional do tipo FCT baseado na sua proposta de investigação do doutoramento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Análise das metodologias de investigação conhecidas e seleção da mais adequada ao projeto de investigação FCT específico; 2 - Princípios gerais da gestão de projetos, e sobre projetos com cariz de inovação em particular, com referência às melhores práticas preconizadas. Estes princípios contemplam a fase inicial de planeamento, e as fases seguintes de monitorização e controlo; 3 - Análise dos objetivos de investigação e da abordagem proposta, e identificação de todas as atividades e tarefas do projeto FCT. Identificação de entregáveis e metas; 4 - Abordagens à calendarização. Aplicação da abordagem mais adequada ao projeto de investigação FCT concreto; 5- Elaboração dos custos das diversas componentes do projeto FCT.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Um dos objetivos mais importantes da unidade curricular, nomeadamente a aplicação da metodologia de investigação adequada ao problema / domínio de aplicação concreto do projeto de investigação escolhido será alcançado usando aptidões adquiridas na cadeira Métodos de Investigação em CTI. Dos conteúdos programáticos, consta a aplicação das principais noções de gestão de projetos, em especial projetos de inovação, aspeto que também contribui para a coerência com os objetivos da UC. O programa da unidade curricular é coerente com os seus objetivos porque o programa foi desenhado seguindo uma correspondência direta entre os objetivos da cadeira e os tópicos do seu programa.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC consiste na escrita de uma proposta de projeto de investigação nacional do tipo FCT. O responsável formal da UC é quem leciona os seminários e faz a avaliação de cada proposta individual de projeto de investigação nacional FCT. Tem de haver a colaboração dos orientadores dos estudantes na elaboração da proposta de projeto de investigação FCT baseada no projeto de investigação do doutoramento de cada estudante. Não há exame nesta UC fruto da sua característica essencialmente prática de escrita de uma proposta de projeto de investigação nacional.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com o estabelecido no Modelo Pedagógico do Iscte, esta UC funciona apenas com 4 Seminários logo no início do semestre, nos quais se introduz os componentes principais dos projetos de investigação do tipo FCT. O trabalho autónomo do estudante é a parte fundamental que inclui além de leituras da bibliografia a escrita do relatório final contendo o projeto de investigação baseado no seu projeto de investigação do doutoramento do estudante. O docente estará sempre disponível para tirar dúvidas ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC não requer conceitos teóricos, nem teórico-práticos, nem laboratoriais. Consiste fundamentalmente no trabalho autónomo do estudante na escrita de uma proposta de projeto de investigação nacional do tipo FCT. O processo de ensino-aprendizagem é estabelecido pelo coordenador da UC auxiliado indiretamente por cada orientador de cada orientando de acordo com os objetivos da cadeira que estão em sintonia com os objetivos da avaliação.

Observações / Observations


Ensinar - aprender as competências necessárias para todas as etapas da gestão de projetos, incluindo a fase de planeamento inicial, e a subsequente monitorização e controlo, e gestão da mudança e replaneamento, será da responsabilidade deste curso. Em outros cursos de projetos de pesquisa, as competências adquiridas de monitoramento e controle de projetos e gestão e replanejamento de mudanças seriam aplicadas ao projeto de pesquisa específico do aluno, em diferentes fases do projeto. O docente estará sempre disponível para tirar dúvidas na elaboração das propostas de projetos de investigação dos estudantes após os 4 seminários no início do semestre.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30