Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio razoável da língua inglesa.
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução dos principais conceitos e linguagens para modelar um processo de negócio. Assim como as principais técnicas para analisar um processo de negócio e as heurísticas para o redesenhar.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Obter uma visão geral/introdutória da importância da gestão dos processos de negócio OA2. Adquirir espírito crítico quanto ao alinhamento dos processos com a estratégia de negócio OA3. Adquirir conhecimentos de BPMN de forma a modelar processos de negócio OA4. Perceber as principais técnicas para analisar processos de negócio OA5. Entender as dimensões e heurísticas para redesenhar processos de negócio
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Enquadramento e Motivação] Perspetiva geral da modelação de processes de negócio e dos seus benefícios CP2 [BPMN] Introduzir e explicar a principal notação para modelar processos de negócio CP3 [Contexto dos Processos] Perceber como o contexto de cada processo de negócio pode afetar a sua análise CP4 [Técnicas de Análise] Introduzir as principais técnicas para analisar um processo de negócio CP5 [Gerir o Redesenho dos Processos] Clarificação das principais preocupações a ter em consideração durante o redesenho de processos. CP6 [Heurísticas de redesenho] Introduzir as principais heurísticas para redesenhar processos de negócio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA): CP1:OA1;OA2 Com o enquadramento os alunos têm uma visão da UC e ganham espirito critico no papel dos processos na estrategia organizacional CP2:OA1;OA2;OA3 Sabendo BPMN os alunos têm uma visão da UC, ganham espirito critico no papel dos processos e aprendem como modelar processos CP3:OA1;OA2;OA4 Com o contexto processual os alunos têm uma visão da UC, ganham espirito critico no papel dos processos e as principais tecnicas para analisar processos CP4:OA1;OA2;OA4 Com tecnicas de análise os alunos têm uma visão da UC, ganham espirito critico no papel dos processos e as principais tecnicas para analisar processos CP5:OA1;OA2;OA5 Com o redesenho de processos os alunos têm uma visão da UC, ganham espirito critico no papel dos processos e a redesenhar CP6:OA1;OA2;OA5 Com as heuristicas de redesenho os alunos têm uma visão da UC, ganham espirito critico no papel dos processos e a redesenhar
Avaliação / Assessment
Nesta UC não há avaliação por exame sendo, pela sua componente prática, avaliada através de projeto. Avaliação ao longo do semestre Trabalho individual(TI) - 30% da nota (nota mínima de 8 valores) (durante o periodo letivo) Trabalho de grupo(TG) Parte1 (P1) - 30% da nota(durante o periodo letivo) Parte2 (P2) - 30% da nota (durante o periodo letivo) Apresentação (A) - 10% da nota (época normal) Fórmula: Nota final = (TI*0,3+P1*0,3 + P2*0,3 + A*0,1) Nota mínima de 10 valores para estar aprovado Quem não tiver aprovação pode: segunda época: Melhorar o TI ou entregar projeto a contar para 100% época especial: Entregar projeto a contar 100% da nota Para estar aprovado em segunda época e época especial é preciso ter nota mínima final de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas aulas teóricas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos de modelação, análise e redesenho de processos de negócio. Serão realizados exercícios onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria lecionada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
(OA1) Será feita, durante as aulas, uma descrição da importância da gestão dos processos de negócio (OA2) Serão apresentados vários exemplos de modelação que permitirão aos alunos ganhar um espírito critico. Os próprios trabalhos a desenvolver pelos alunos vão permitir que estes aprofundem o seu espírito critico sobre a modelação, análise e redesenho dos processos de negócio. (OA3) Será feita, durante as aulas, uma descrição da notação BPMN assim como esta deve ser usada para modelar processos de negócio. (OA4) Será feita, durante as aulas, uma descrição e explicação das principais técnicas para analisar processos de negócio. Os trabalhos também permitem interiorizar melhor este tema. (OA5) Será feita, durante as aulas, uma descrição e explicação das principais heurísticas para redesenhar processos de negócio. Os trabalhos também permitem interiorizar melhor este tema.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Fundamentals of Business Process Management; Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H., 2018 - Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures; Weske, M., 2012 - Slides de GPN, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma e-learning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31