Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03557
Acrónimo :
GPN
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio razoável da língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução dos principais conceitos e linguagens para modelar um processo de negócio. Assim como as principais técnicas para analisar um processo de negócio e as heurísticas para o redesenhar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Obter uma visão geral/introdutória da importância da gestão dos processos de negócio OA2. Adquirir espírito crítico quanto ao alinhamento dos processos com a estratégia de negócio OA3. Adquirir conhecimentos de BPMN de forma a modelar processos de negócio OA4. Perceber as principais técnicas para analisar processos de negócio OA5. Entender as dimensões e heurísticas para redesenhar processos de negócio

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Enquadramento e Motivação] Perspetiva geral da modelação de processes de negócio e dos seus benefícios CP2 [BPMN] Introduzir e explicar a principal notação para modelar processos de negócio CP3 [Contexto dos Processos] Perceber como o contexto de cada processo de negócio pode afetar a sua análise CP4 [Técnicas de Análise] Introduzir as principais técnicas para analisar um processo de negócio CP5 [Gerir o Redesenho dos Processos] Clarificação das principais preocupações a ter em consideração durante o redesenho de processos. CP6 [Heurísticas de redesenho] Introduzir as principais heurísticas para redesenhar processos de negócio.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte CP: OA1; OA2 CP2: OA1; OA2; OA3 CP3: OA1; OA2; OA4 CP4: OA1; OA2; OA4 CP5: OA1; OA2; OA5 CP6: OA1; OA2; OA5

Avaliação / Assessment


Nesta UC não há avaliação por exame sendo, pela sua componente prática, avaliada através de projeto. Avaliação Periódica Trabalho individual(TI) - 30% da nota (nota mínima de 8 valores) Trabalho de grupo(TG) Parte1 (P1) - 30% da nota Parte2 (P2) - 30% da nota (época normal) Apresentação (A) - 10% da nota (época normal) Fórmula: Nota final = (TI*0,3+P1*0,3 + P2*0,3 + A*0,1) Nota mínima de 10 valores para estar aprovado Quem não tiver aprovação pode: segunda época: Melhorar o TI ou entregar projeto a contar para 100% época especial: Entregar projeto a contar 100% da nota Para estar aprovado em segunda época e época especial é preciso ter nota mínima final de 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas teóricas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos de modelação, análise e redesenho de processos de negócio. Serão realizados exercícios onde os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria lecionada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


(OA1) Será feita, durante as aulas, uma descrição da importância da gestão dos processos de negócio (OA2) Serão apresentados vários exemplos de modelação que permitirão aos alunos ganhar um espírito critico. Os próprios trabalhos a desenvolver pelos alunos vão permitir que estes aprofundem o seu espírito critico sobre a modelação, análise e redesenho dos processos de negócio. (OA3) Será feita, durante as aulas, uma descrição da notação BPMN assim como esta deve ser usada para modelar processos de negócio. (OA4) Será feita, durante as aulas, uma descrição e explicação das principais técnicas para analisar processos de negócio. Os trabalhos também permitem interiorizar melhor este tema. (OA5) Será feita, durante as aulas, uma descrição e explicação das principais heurísticas para redesenhar processos de negócio. Os trabalhos também permitem interiorizar melhor este tema.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Fundamentals of Business Process Management; Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H., 2018 - Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures; Weske, M., 2012 - Slides de GPN, Rúben Pereira, disponíveis na plataforma e-learning

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16