Métodos de Ensino e Avaliações

Processo pedagógico: - Aulas clássicas - Leitura intensiva - Seminários com discussões dos artigos/capítulos dos livros e com apresentações - Tutórias e práticas laboratoriais em grupos pequenos Regras de funcionamento da UC: O processo individual de aprendizagem depende duma leitura intensiva, que será apoiada pelas aulas teóricas e discussões nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais. A leitura tem elementos globais para adquirir uma base sólida da área, mas também elementos mais especializado e individualizados para aprofundar a abordagem da pesquisa e intervenção nas relações entre grupos. O diálogo nas aulas Teórico-Práticas e nas Práticas laboratoriais é considerado essencial para a coordenação e suporte da leitura. Para cada aula Teórico-Prática todos os alunos deverão ler um artigo/capítulo e um grupo pequeno deverá preparar uma apresentação baseada numa leitura mais intensiva e extensiva. | O regime de avaliação contínua ou de exame final. Para serem admitidos em regime de avaliação contínua deverão:  estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (só são admitidas 3 faltas não justificadas) - este requisito prende-se com o carácter cumulativo e interactivo das aprendizagens nesta disciplina;  fazer leituras com o prazo adequado de acordo com os temas das aulas Teórico-Práticas. Em regime de avaliação contínua, os alunos estarão sujeitos a 3 formas de avaliação:  um trabalho individual (Max. 5 paginas) com uma recensão crítica dum artigo/capitulo do curso (30%)  uma apresentação temática nas aulas Teórico-Práticas em pequenos grupos sobre o tema da aula baseado numa leitura mais intensiva (35%)  uma frequência (35%). Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a um exame final