Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03918
Acrónimo :
GRF
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conceitos básicos de finanças e de estatística

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso pretende proporcionar conhecimentos teóricos e aplicados relativamente aos fundamentos relacionados com a gestão do risco e com os métodos mais relevantes para uma sólida gestão do risco financeiro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso, os alunos deverão: 1. Compreender e identificar as principais fontes do risco financeiro. 2. Estar familiarizados com a implementação de um sistema de gestão integrada do risco nas organizações. 3. Ser capazes de aplicar os métodos mais rigorosos para avaliar o risco em cada categoria de risco. 4. Ser capazes de avaliar o risco de uma posição individual e de uma carteira de ativos. 5. Saber estabelecer as principais diferenças entre o capital regulamentar e o capital económico. 6. Entender as bases subjacentes ao processo de supervisão bancária e à determinação dos requisitos mínimos de capital.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução aos riscos financeiros 1.1 Gestão do risco da empresa. 1.2 Bases para quantificar o risco. 1.3 Exemplos selecionados de falhas na gestão do risco financeiro. 1.4 O capital económico e o capital regulamentar. 2. Risco operacional 2.1 Tipos de risco operacional. 2.2 Avaliação do risco operacional. 3. Risco de mercado 3.1 Value at Risk (VaR). O VaR de um ativo. VaR de uma carteira de ativos. 3.2 VaR de diferentes instrumentos financeiros (ações, posições cambiais, derivados). 3.3 Expected shortfall. 3.4 Backtesting. 3.5 Stress testing. 4. Risco de taxa de juro 4.1 Tipos de risco de taxas de juro. 4.2 Medidas de risco das taxas de juro. 4.3 Gestão de ativos e passivos. 4.4 VaR de obrigações. 5. Risco de crédito 5.1 Componentes do risco de crédito. 5.2 Credit scoring. 5.3 Credit ratings. 5.4 Avaliação dos modelos de risco de crédito. 6. Desempenho ajustado ao risco 6.1 Medidas do desempenho ajustado ao risco. 6.2 Alocação ótima do capital económico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: OA1, OA5 e OA6: 1. Introdução sobre riscos financeiros OA1 e OA2: 2. Risco operacional OA2, OA3 e OA4: 3. Risco de mercado OA2, OA3 e OA4: 4. Risco de taxa de juro OA2, OA3 e OA4: 5. Risco de crédito OA2 e OA5: 6. Desempenho ajustado ao risco

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação pondera as seguintes componentes: - Mini testes, trabalhos de casa, participação nas aulas, apresentações em grupo: 30% - Teste final: 70%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos. 2. Participativas, com análise/resolução de exercícios. 3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo. 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA) é a seguinte: Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos OA 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2, OA3, OA4 e OA5 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA2, OA3, OA4 e OA5 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA2, OA3 e OA4 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo - Todos

Observações / Observations


As atividades de aprendizagem incluem a apresentação e discussão de conceitos, bem como a análise de exemplos práticos. A participação ativa dos estudantes nas aulas será estimulada através da discussão e resolução de problemas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Slides das aulas e artigos selecionados

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jorion, Philippe, 2011, Financial Risk Manager Handbook, 6th Ed., Wiley Jorion, Philippe, 2007, Value at Risk: The New Benchmark for Managing Financial Risk, 3rd Ed., McGraw-Hill Companies Hull, John C., 2018, Risk Management and Financial Institutions, 5th Ed., Wiley Dowd, Kevin, 2007, Measuring Market Risk, 2nd Ed., Wiley Coleman, Thomas, 2011, A Practical Guide to Risk Management, Research Foundation of CFA Institute. Allen, Steven, 2013, Financial Risk Management: A Practitioner?s Guide to Managing Market and Credit Risk, 2nd Ed., Wiley Alexander, Carol, 2008, Market Risk Analysis - Vol. IV - Value-At-Risk Models, Wiley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16