Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03731
Acrónimo :
GSIO
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir o estudante na análise das organizações e da sua gestão, os seus modelos, contextos e o meio envolvente das organizações. Introduzir as tecnologias e sistemas de informação como elementos centrais na definição dos modelos de negócio, na gestão das organizações e na sua transformação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos. 2. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 3. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação, controlo e responsabilidade social. 4. Compreender o papel dos sistemas e tecnologias de informação na formação de modelos de negócio e gestão da organização 5. Identificar e compreender casos de adoção de TI 6. Compreender genericamente os processos de transformação digital das organizações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Estrutura da Organização 5. Influência e Poder 6. Motivação 7. Responsabilidade Social 8. O Papel e impacto dos SI/TI 9. Casos de adopção de SI/TI 10. Transformação Digital

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7 OA4 - CP8 OA5 - CP3, CP8, CP9 OA6 - CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo. | A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: 1. Participação e assiduidade - 10%; 2. Frequências - 45% (nota mínima de 7.5) para cada um. (uma das frequências pode ser substituída por um projecto/trabalho) Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas : transversal a todos os OA

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de lecionação e avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 15th Ed, Pearson BODDY, D. (2016). Management: An Introduction, 7th Ed, Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos selecionados | selected resports | selected Cases (p.e. IMD) Relatórios selecionados | selected reports (p.e. Gartner, McKinsey) Artigos selecionados | selected papers Taylor, B. (2015). Introduction to Management Science, 12th Edition, Pearson Edition. Rudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press. Bartol, K., Martin, D. (1994). Management: An Introduction, 2nd edition, McGraw Hill Edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16