Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir o estudante na análise das organizações e da sua gestão, os seus modelos, contextos e o meio envolvente das organizações. Introduzir as tecnologias e sistemas de informação como elementos centrais na definição dos modelos de negócio, na gestão das organizações e na sua transformação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos. 2. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 3. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação, controlo e responsabilidade social. 4. Compreender o papel dos sistemas e tecnologias de informação na formação de modelos de negócio e gestão da organização 5. Identificar e compreender casos de adoção de TI 6. Compreender genericamente os processos de transformação digital das organizações
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Estrutura da Organização 5. Influência e Poder 6. Motivação 7. Responsabilidade Social 8. O Papel e impacto dos SI/TI 9. Casos de adopção de SI/TI 10. Transformação Digital
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7 OA4 - CP8 OA5 - CP3, CP8, CP9 OA6 - CP9, CP10
Avaliação / Assessment
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo. | A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: 1. Participação e assiduidade - 10%; 2. Frequências - 45% (nota mínima de 7.5) para cada um. (uma das frequências pode ser substituída por um projecto/trabalho) Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas : transversal a todos os OA
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de lecionação e avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 15th Ed, Pearson BODDY, D. (2016). Management: An Introduction, 7th Ed, Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Casos selecionados | selected resports | selected Cases (p.e. IMD) Relatórios selecionados | selected reports (p.e. Gartner, McKinsey) Artigos selecionados | selected papers Taylor, B. (2015). Introduction to Management Science, 12th Edition, Pearson Edition. Rudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press. Bartol, K., Martin, D. (1994). Management: An Introduction, 2nd edition, McGraw Hill Edition.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16