Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03731
Acrónimo :
GSIO
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir o estudante na análise das organizações e da sua gestão, os seus modelos, contextos e o meio envolvente das organizações. Introduzir as tecnologias e sistemas de informação como elementos centrais na definição dos modelos de negócio, na gestão das organizações e na sua transformação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos. 2. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 3. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento, tomada de decisão, organização, liderança, motivação, controlo e responsabilidade social. 4. Compreender o papel dos sistemas e tecnologias de informação na formação de modelos de negócio e gestão da organização 5. Identificar e compreender casos de adoção de TI 6. Compreender genericamente os processos de transformação digital das organizações

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Estrutura da Organização 5. Influência e Poder 6. Motivação 7. Responsabilidade Social 8. O Papel e impacto dos SI/TI 9. Casos de adopção de SI/TI 10. Transformação Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7 OA4 - CP8 OA5 - CP3, CP8, CP9 OA6 - CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo. | A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: 1. Participação e assiduidade - 10%; 2. Frequências - 45% (nota mínima de 7.5) para cada um. (uma das frequências pode ser substituída por um projecto/trabalho) Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas : transversal a todos os OA

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de lecionação e avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 15th Ed, Pearson BODDY, D. (2016). Management: An Introduction, 7th Ed, Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos selecionados | selected resports | selected Cases (p.e. IMD) Relatórios selecionados | selected reports (p.e. Gartner, McKinsey) Artigos selecionados | selected papers Taylor, B. (2015). Introduction to Management Science, 12th Edition, Pearson Edition. Rudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press. Bartol, K., Martin, D. (1994). Management: An Introduction, 2nd edition, McGraw Hill Edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16