Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa, em primeiro lugar, a compreensão da natureza dos processos de transformação digital (TD) e o seu impacto nas organizações, nas sociedade e no mundo em geral. Em segundo lugar, introduzem-se e discutem-se as principais categorias de tecnologias digitais e modelos de negócios que as mesmas possibilitam/transformam, refletindo-se sobre as razões que estão na base da sua natureza disruptiva. Discutem-se os principais ingredientes de um processo de TD. Finalmente, utilizando o estudo de casos de TD em diversas organizações concretas, pretende-se familiarizar os alunos com os temas de estratégia empresarial que motivam os processos de TD, a forma como eles devem ser organizados e geridos, bem como desenvolver uma visão critica sobre os resultados obtidos. Pretende-se ainda que os alunos criem uma sua proposta de um processo concreto de transformação digital.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1 Compreender a natureza dos processos de Transformação Digital (TD) e o seu impacto nas organizações, nas sociedades e no mundo em geral OA2 Identificar as principais categorias de Tecnologias Digitais e Modelos de Negócios relevantes OA3 Identificar os principais ingredientes de um processo de TD e saber como ele deve ser gerido OA4 Discutir e compreender casos concretos de TD em organizações reais OA5 Elaborar uma proposta concreta de um processo de TD
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e o programa (C) do curso é evidente: C1 - Introdução à TD, introduz a temática central, alinhando-se ao OA1 sobre compreender a natureza e impacto da Transformação Digital. C2 - Tecnologias e Modelos de Negócio, aborda tecnologias digitais e modelos relevantes, e está sintonizado com OA2. C3 - Ingredientes da TD, aborda elementos-chave da TD e a sua gestão, alinhando-se com OA3. C4 - Estudo de Caso Exemplificativo, através de estudo de 1 caso, alinha-se com OA4. C5 - Estudo de Casos Específicos, reforça o OA4, oferecendo visão diversificada da TD nas organizações. C6 - Proposta de Caso de Uso, alinha-se ao OA5 ao convidar alunos a elaborar propostas de TD numa organização da sua escolha.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e o programa (C) do curso é evidente: C1 - Introdução à TD, introduz a temática central, alinhando-se ao OA1 sobre compreender a natureza e impacto da Transformação Digital. C2 - Tecnologias e Modelos de Negócio, aborda tecnologias digitais e modelos relevantes, e está sintonizado com OA2. C3 - Ingredientes da TD, aborda elementos-chave da TD e a sua gestão, alinhando-se com OA3. C4 - Estudo de Caso Exemplificativo, através de estudo de 1 caso, alinha-se com OA4. C5 - Estudo de Casos Específicos, reforça o OA4, oferecendo visão diversificada da TD nas organizações. C6 - Proposta de Caso de Uso, alinha-se ao OA5 ao convidar alunos a elaborar propostas de TD numa organização da sua escolha.
Avaliação / Assessment
UC com Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos da avaliação: - Teste 1 (30%) - Discussão de Casos em grupo (40%) - Proposta de Caso individual (30%) A média das 3 componentes terá de ser igual ou superior a 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos. A tutoria entre pares e a gamificação serão utilizadas como estratégias de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte pois o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é visto como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento (conhecimento fundamental) e o ensino é centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, desenvolver um projeto em grupo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e projetos. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as tarefas e o estudo de casos forem resolvidos e entregues com sucesso.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Measuring the Digital Transformation.A Roadmap for the Future A.Oliveira, The Digital Mind,How Science is Redefining Humanity, 2017, MIT Press E.Schaeffer,D.Sovie, Reinventing the Product: How to Transform your Business and Create Value in the Digital Age, 2019, Kogan Page G.G.Parker,M.W.Van Alstyne,Sangeet Paul Choudary, Platform Revolution - How Networked Markets are Transforming The Economy - and How to Make Them Work for You, 2016, WW Norton & Company The Story of the Computer,a Technical and Business History J.Loucks,J.Macauley,Andy Noronha,and Michael Wade, Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game, 2016, IMD - International Institute for Management Development M.Wade,D.Bonnet,T.Yokoi,N.Obwegeser, H.Digital,Best Practices to Implement and Accelerate your Business Transformation, 2021, McGraw-Hill,2021 Carapuça,R., Revolução Digital: Quando Tudo é Possível, 2018, Glaciar/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16