Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
482 - Informática na ótica do utilizador
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos de uma unidade curricular de Transformação Digital na Gestão dos Cuidados de Saúde são proporcionar aos/às estudantes uma compreensão abrangente das tendências, tecnologias e estratégias de transformação digital no sector dos cuidados de saúde. O curso visa equipar os/as alunos/as com os conhecimentos e as competências necessárias para navegar e gerir eficazmente as iniciativas de transformação digital nas organizações de cuidados de saúde. Eis alguns objetivos específicos do curso: 1) Compreensão da transformação digital; 2) Conhecimento das principais tecnologias; 3) Análise de impacto; 4) Competências informáticas no domínio da saúde; 5) Implementação de registos de saúde electrónicos; 6) Telemedicina e monitorização remota de doentes; 7) Análise de dados e competências de IA; 8) Estratégias de envolvimento dos doentes; 9) Gestão da mudança e preparação organizacional; 10) Considerações éticas e de privacidade; e 11) Tendências emergentes e orientações futuras.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Explicar e compreender o conceito de transformação digital (TD) e o seu significado na gestão dos cuidados de saúde. OA2: Identificar e avaliar as principais tecnologias que impulsionam a TD. OA3: Analisar o impacto da TD na prestação de cuidados de saúde, nos cuidados aos doentes e nos processos organizacionais. OA4: Aplicar os princípios da informática em saúde nas organizações. OA5: Avaliar as oportunidades e os desafios associados à implementação de registos de saúde eletrónicos. OA6: Descrever o papel da telemedicina na melhoria do acesso aos serviços de saúde e nos resultados dos pacientes. OA7: Utilizar técnicas de análise de dados para a tomada de decisões informadas. OA8: Discutir as considerações éticas e de privacidade relacionadas com a TD. OA9: Desenvolver estratégias para envolver eficazmente os doentes nos seus cuidados de saúde através de plataformas digitais. OA10: Conceber e propor um plano de transformação digital para uma organização de cuidados de saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Tópicos do curso: CP1: Introdução à Transformação Digital na Gestão dos Cuidados de Saúde CP2: Sistemas de informação em saúde e interoperabilidade CP3: Tecnologias e aplicações de telessaúde CP4: Tomada de decisão orientada por dados nos cuidados de saúde CP5: Importância da participação dos doentes nos cuidados de saúde CP6: Gestão de projectos de transformação digital CP7: Privacidade e segurança dos dados relativos aos cuidados de saúde CP8: Análise de iniciativas de transformação digital bem sucedidas em organizações de saúde CP9: Exercícios de análise de dados utilizando conjuntos de dados de cuidados de saúde CP10: Blockchain e suas aplicações na área da saúde CP11: Enfrentar os desafios da interoperabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
"Conteúdo Programático (CP) -> Objetivos de Aprendizagem (OA) CP1 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP2 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 , OA7 CP3 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP4 -> OA7, OA8 CP5 -> OA9 CP6 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA8, OA9, OA10 CP7 -> OA8 CPC8 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 , OA7 CP9 -> OA7 CP10 -> OA8, OA9, OA10"
Avaliação / Assessment
O curso será lecionado através de uma combinação de palestras, estudos de caso, discussões e apresentações conduzidas pelos alunos. Os alunos terão de realizar trabalhos individuais e um projeto de grupo que envolve a conceção de uma solução de interoperabilidade utilizando tecnologias emergentes. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso será lecionado através de uma combinação de palestras, estudos de caso, discussões e apresentações conduzidas pelos alunos. Os alunos terão de realizar trabalhos individuais e um projeto de grupo que envolve a conceção de uma solução de interoperabilidade utilizando tecnologias emergentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"Os instrumentos de avaliação são concebidos para cobrir todos os objetivos do curso. Os exercícios realizados ao longo das aulas abrangerão os objetivos associados aos conteúdos programáticos que serão leccionados. O documento de Planificação da Unidade Curricular, detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos utilizados e os objectivos de aprendizagem previamente definidos."
Observações / Observations
Horas de contacto: Assíncrono: TP=18 Síncrono: T=6; OT=1
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Digital Health Technologies: The Future of Health Care. Academic Press.
The Role of Digital Transformation in Health Care Service Delivery. In Digital Transformation in Healthcare (pp. 1-19). Springer.
Healthcare Transformation: A Guide for the Hospital Board Member. CRC Press.
Health Informatics: An Interprofessional Approach (2nd ed.). Elsevier.
Deep Medicine: How Artificial Intelligence Can Make Healthcare Human Again. Basic Books.
Health Care Information Systems: A Practical Approach for Health Care Management. Jossey-Bass.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10