Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Este curso pretende preparar os estudantes para: OA1: Perceber o princípio básico de economia da inovação. OA2: Gerir o ciclo de vida das inovações. OA3: Explorar a dinâmica entre mercado e tecnologia. OA4: Perceber o processo de inovação nas organizações, com ênfase no paradigma da inovação aberta. OA5: Explorar como a implementação de novas tecnologias levam à criação de valor nas organizações. OA6: Desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Economia da inovação P1.1 O que é a inovação P1.2 Relação entre tecnologia e mercado P1.3 Classificação das tecnologias P1.4 Evolução e previsão da tecnologia P2. A dinâmica dos mercados tecnológicos P2.1 Descontinuidade tecnológica P2.2 Tecnologia e estruturas de mercado P2.3 Tecnologia e ecossistemas P2.4 Liderança tecnológica P3. Gestão da inovação P3.1 Os paradigmas da inovação fechada e aberta P3.2 Tipos de práticas de inovação aberta P3.3 Crowdsourcing P3.4 Casos de Inovação Aberta e Crowdsourcing P4. Novas tecnologias e estratégias competitivas P4.1 Noções básicas de competitividade dos modelos de negócio P4.2 Modelos de negócio de desenvolvimento de novos produtos P4.3 Modelos de negócio de plataformas digitais P4.4 Modelos de negócio de inteligência artificial P4.5 Modelos de negócio de IoT e big data P4.6 Modelos de negócio de biotecnologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (P) é a seguinte: OA1 - P1 OA2 - P1 OA3 - P2 OA4 - P3 OA5 - P4 OA6 - P4
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1. Assiduidade >=80% 2. Trabalho de grupo - resolução de casos de estudo: 35% 3. Exame escrito individual: 65% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 8.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teoriais fundamentais; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo; 3. Ativas e Colaborativas: com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo: relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas: todos os OA 2. Participativas: todos os OA 3. Ativas e Colaborativas: todos os OA 4. Auto-Estudo: todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rzepka, A. (2022) Innovation in the Digital Economy: New Approaches to Management for Industry 5.0. Routledge, 1ª Edição. Schilling, M. (2019) Strategic Management of Technological Innovation (Irwin Management) 6th Edition. McGraw-Hill Education. ISBN-10: 978125953906 Johnson, M.W., McGrath, R.G., Christensen, C.M., Blank, S. (2019) On Business model innovation. Harvard Business Review.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arthur, W. B. (1989) Competing technologies, increasing returns, and lock-in by historical events. The economic journal, 99(394), 116-131. Merino, D. N. (1990) Development of a technological S-curve for tire cord textiles. Technological Forecasting and Social Change, 37(3), 275-291. Adner, R., Kapoor, R. (2016) Spotlight on ecosystem innovation. Harvard Business Review. Schilling, M. A., Esmundo, M. (2009) Technology S-curves in renewable energy alternatives: Analysis and implications for industry and government. Energy policy, 37(5), 1767-1781. Chesbrough, H. (2003) Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston. Colombo, G., Dell'Era, C., Frattini, F. (2015) Exploring the contribution of innovation intermediaries to the new product development (NPD) process: a typology and an empirical study. R&D Management, 45(2), 126-146. Mazzola, E., Bruccoleri, M., Perrone, G. (2012) The effect of inbound, outbound and coupled innovation on performance, International Journal of Innovation Management, Vol. 16, No. 6, pp.1240008-35. Mazzola, E., Bruccoleri, M., Perrone, G. (2016). Open innovation and firms performance: state of the art and empirical evidences from the bio-pharmaceutical industry. International Journal of Technology Management, 70(2-3), 109-134. Lakami, K. R. (2009) Innocentive.com (A), HBS case Mazzola, E., Piazza, M., Acur, N., Perrone, G. (2020) Treating the crowd fairly: increasing the solvers’ self-selection in idea innovation contests. Industrial Marketing Management, 91, 16-29. Piazza, M., Mazzola, E., Acur, N., Perrone, G. (2019) Governance considerations for seeker–Solver relationships: A knowledge-based perspective in crowdsourcing for innovation contests. British Journal of Management, 30(4), 810-828. Mazzola E., N. Acur, M. Piazza, G. Perrone (2018) To Own or Not to Own? A Study on the Determinants and Consequences of Alternative Intellectual Property Rights Arrangements in Crowdsourcing for Innovation Contests. Journal of Product Innovation Management, Vol. 35(6): 908-929 Apte, U. M., Davis, M. M. (2019) Sharing economy services: business model generation. California Management Review, 61(2), 104- 131. Brynjolfsson, E., Hu, Y., Smith, M. D. (2003) Consumer surplus in the digital economy: Estimating the value of increased product variety at online booksellers. Management science, 49(11), 1580-1596. Christensen, C. M. (2013) The innovator's dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Harvard Business Review Press. Hagel, J., Singer, M. (1999) Unbundling the corporation. Harvard business review, 77, 133-144. Hagiu, A., Altman, E. J. (2017) Finding the platform in your product. Harvard Business Review, 95(4), 94-100. Hagiu, A., Wright, J. (2015) Multi-sided platforms. International Journal of Industrial Organization, 43, 162-174. Howe, J. (2006) The Rise of Crowdsourcing. Wired, 14 http://www.wired.com/wired/archive/14.06/crowds.html Neely, A. (2008) Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing. Operations management research, 1, 103- 118. Piller, F. T. (2010) Open innovation with customers: crowdsourcing and co-creation at Threadless. Available at SSRN 1688018. Rochet, J. C., Tirole, J. (2003) Platform competition in two-sided markets. Journal of the european economic association, 1(4), 990-1029. Smith, D. J. (2013) Power-by-the-hour: the role of technology in reshaping business strategy at Rolls-Royce. Technology analysis & strategic management, 25(8), 987-1007.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-10