Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5194
Acrónimo :
HAL
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
37.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular analisa temas centrais da história da América Latina, entre a independência, no início do século XIX, e a atualidade. O programa está organizado numa base cronológica e temática, abordando as questões culturais, políticas, económicas e sociais. O conteúdo programático aborda a desagregação dos Impérios coloniais ibéricos e a formação de novos estados-nação e o desenho de um novo mapa político continental. A UC aprofundará o estudo de dinâmicas sociais como a exclusão das populações indígenas ou a manutenção e abolição da escravatura (Cuba e Brasil). A integração económica da América Latina nos mercados mundiais (da carne, ao café e à borracha) e a recepção de vagas imigratórias europeias permite um foco económico e social da modernização do continente. A UC analisará transformações políticas e sociais do século XX, como a Revolução Mexicana, a Revolução Cubana ou as Ditaduras Militares no Cone Sul. na sua conexão com processos históricos mais amplos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


.OA1 Definir e explicar processos históricos e as principais mudanças políticas, sociais, económicas e culturais que marcaram a América Latina durante os séculos XIX e XX. OA2 Diferenciar entre bibliografia e fontes históricas. OA3 Sintetizar e discutir criticamente textos historiográficos OA4. Interpretar fontes históricas. OA5 Reconhecer e avaliar os principais debates historiográficos relacionados com a América Latina Contemporânea OA6. Pesquisar, analisar e sintetizar informação sobre um processo histórico concreto, através do recurso a bases bibliográficas, inventários arquivísticos e recursos electrónicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Os Impérios Coloniais Ibéricos na América CP2 De colónias a Estados-Nação soberanos CP3 Liberais, conservadores e o Caudilhismo CP4 Capitalismo e Integração no Mercado Mundial CP5 Segunda Escravidão e Abolição no Brasil e em Cuba CP6 Imigração e Urbanização CP7 A Revolução Mexicana CP8 Grande depressão e o Nacionalismo Económico CP9 Populismo e Guerra Fria CP10 Revolução Cubana CP11 Ditaduras e Violência de Estado no Cone Sul CP12 Transições para a democracia CP13 Neoliberalismo, Globalização e Violência Urbana

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise da evolução das sociedades latino-americanas e a sua conexão com a história global ao longo dos séculos XIX e XX, em especial as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais. Os objetivos de aprendizagem valorizam a reflexão historiográfica e interpretação de fontes históricas que serão alcançados através de aulas teóricas e práticas. Os conteúdos programáticos estão estruturados em torno de blocos cronológicos e temáticos trabalhados de acordo com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. O foco em temas centrais da história da América Latina: independência, construção territorial, escravatura e abolição, imigração, capitalismo, nacionalismo e populismo, ditadura e transição para a democracia, neoliberalismo, desigualdade social e económica e violência urbana permitem que os estudantes sejam capazes de identificar grandes mudanças histórica a partir da discussão historiográfica e da interpretação de fontes históricas.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre. Preparação e participação individual nas aulas práticas (10%); Trabalho Individual (Interpretação crítica de fonte primária / historiografia) (30%). Trabalho em grupo (2 estudantes, composto de trabalho escrito e apresentação em aula) (30%). Teste escrito individual (30%). 2. Exame final. O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


OO processo de ensino-aprendizagem desta UC está estruturado em dois tipos de aulas: nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates ligados aos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de textos historiográficos ou fontes históricas e na apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes. Os alunos dispõem de um conjunto de leituras obrigatórias para cada semana de aulas, leituras que serão objeto de apresentação e debates entre o professor e os estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adoptadas são coerentes com os objetivos de aprendizagem, na medida em que a metodologia de ensino-aprendizagem assenta em aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa e aulas práticas de interpretação de textos historiográficos e fontes históricas. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do conteúdo programático, garante-se assim o cumprimento dos objetivos de todos os objetivos de aprendizagem, em especial o AO1. As aulas prático-teóricas, assentam em debates entre os estudantes e o professor, tanto no resumo e interpretação crítica de textos historiográficos e os grandes debates entre historiadores, quanto na interpretação documentos e fontes primárias relacionados com o tema de cada aula. Estes documentos incidem sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os alunos alcancem os AO 2, 3, 4 e 5. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar através de um programa de leituras de bibliografia e documentos históricos, entregue no início do semestre, para cada um dos pontos do programa, o que permite aos estudantes aprofundar e trabalhar antecipadamente os assuntos abordados nas aulas e alcançar os OA. O trabalho em grupo, elaborado pelos alunos sob a supervisão do professor fora da sala de aula, será apresentado oralmente e discutido em sala de aula. Desta forma, tanto o trabalho de pesquisa e sistematização de informação elaborado pelos alunos fora da sala de aula de aula, quanta a discussão com colegas e professor, permite aos estudantes alcançarem o AO6.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BETHELL, Leslie (org.) (1998-2002), História da América Latina, São Paulo: Edusp / Fundação Alexandre Gusmão, 5 Vols. CARMAGNANI, Marcelo (2004). El otro occidente. América Latina desde la invasión europea hasta la globalización, Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica. CHIARAMONTE, José Carlos (2004). Nación y Estado en Iberoamérica (El lenguaje político en tiempos de las independencias), Buenos Aires, Editorial Sudamericana. FICO, Carlos, FERREIRA, Marieta de Moraes, ARAUJO, Maria Paula e QUADRAT, Samantha Viz (Orgs.) (2008). Ditadura e Democracia na América latina. Balanço Histórico e Perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV. SMITH, Peter H., James N. GREEN (2018), Modern Latin America. Oxford: Oxford University Press, 9ª Edição. TOMICH, Dale W. (2012). Pelo Prisma da Escravidão: Trabalho, Capital e Economia Mundial. São Paulo: EDUSP. WILLIAMSON, Edwin (2012). História da América Latina. Lisboa: Edições 70.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BEVERNAGE, Berber. História, memória e violência de Estado: tempo e justiça. Serra: Editora Milfontes/ Mariana: SBTHH, 2018. BRITO, Alexandra Barahona (org) (2002). Verdad, Justicia, memoria y democratización en el cono sur. In.: Las políticas hacia el pasado: juicios, depuraciones, perdón u olvido en las nuevas democracias. Madrid: Ediciones Istmo. D´ARAUJO, Maria Celina; CASTRO (org). Democracia e Forças Armadas no Cone Sul. Rio de Janeiro:FGV, 2008. DEL POZO, José (2009). História da América Latina e do Caribe. Dos Processos de Independência aos Dias Atuais. Rio de Janeiro: Vozes. GARCIA, Tânia da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. São Paulo: Letra e Voz, 2021. HALPERIN DONGHI, Tulio, Reforma y disolución de los imperios ibéricos 1750-1850, Madrid, Alianza, 1985. MARQUESE, Rafael, Ricardo SALLES (2016). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. MOTTA, Rodrigo Patto Sá (2021). Passados presentes: O golpe de 1964 e a ditadura militar. São Paulo: Zahar. PIMENTA, João Paulo (2017), La independencia de Brasil y la experiencia hispanoamericana (1808-1822), Santiago, DIBAM/CIDBA, 2017. PRADO, Maria Ligia (2005). “Repensando a história comparada da América Latina”. Revista de História da USP, nº 153, p. 11-34. PURCELL, Fernando e RIQUELME, Alfredo (2009). Ampliando Miradas: Chile e sua historia en un tiempo global. Santiago de Chile: Ril Editores – Instituto de História PUC. WEINSTEIN, Barbara (2013). “Pensando a história fora da nação: a historiografia da América latina e o viés transnacional”. Revista Eletrônica da ANPHLAC, nº 14, p. 9-36.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25