Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6178
Acrónimo :
HCE
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Ao nível dos conteúdos os alunos devem ser capazes de: (1) identificar correctamente os diferentes fontes energéticas e a história da sua evolução tecnológica; (2) compreender os conceitos básicos da tecnologia e economia da energia (3) Compreender as características de cada transição energética (4) identificar os impactos da energia no modo de vida das sociedades históricas, particularmente na vida privada, transportes e sistemas de produção. Ao nível cognitivo os alunos devem ser capazes de: (4) dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita (5) dominar as técnicas de apresentação, estimativa e conversão de dados energéticos (6) desenvolver um raciocínio crítico sobre as formas de utilização de energia e o seu impacto internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objectivo da aprendizagem é o de familiarizar os alunos com a história do consumo e da produção de energia bem como o reconhecimento das características mais marcantes das diferentes fontes de energia e suas consequÊncias ambientais. Este programa tem a natureza de um programa introdutório ao tema.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Os conceitos fundamentais da história da energia. 1.1.Energia primária , energia secundária e energia útil. Energia comercial e energia não comercial. Balanços energéticos. 2. História das fontes de energia 2.1. a energia não comercial. A evolução no período moderno 2.2. a transição energética para os combustíveis fosséis. 2.3. a economia do carvão e a máquina a vapor. 2.4. O petróleo e os sistemas de transportes. 2.5. Quadro comparado internacional da história da energia no século XX. 2.6. Tecnologia nuclear e história da sua difusão. 2.7. O Gaz natural e as energias alternativas. 3. Problemas contemporâneos na produção e consumo de energia 3.1. Crises energéticas. 3.3. Países produtores e paises consumidores. 4. conclusões

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa abarca ciclos fundamentais da história da energia. Ao providenciar uma análise do período do carvão, do petróleo e do nuclear cumpre-se plenamente o objectivo de clarificar vários aspectos da história do consumo e da produção de energia

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação consiste em um trabalho prático cuja avaliação vale 50% da nota final , mais um teste sumativo cuja avaliação vale 50% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Cada aula divide-se em 2 partes: apresentação da matéria e espaço de debate (aula prática) dedicado à análise das obras de leitura obrigatória e de preparação para o trabalho. Apresentação da matéria. Esta componente é basicamente expositiva, embora os alunos sejam chamados a participar através da resposta a questões que vão sendo colocadas no decurso da aula ou através de comentários de interpretação a quadros ou a gráficos. Tem inicio com a exposição de uma síntese que resume as ideias principais que vão ser desenvolvidas. Trata-se de um sumário em forma de tese(s) que permite delimitar o assunto em questão, estabelecer ligações com temas dados anteriormente e focar objectivamente a atenção de quem está presente Aula prática.Como foi já referido cada aula prática aborda ou os textos de leitura obrigatória ou exercícios práticos de cálculo a partir de estatísticas energéticas. Algumas aulas práticas são também dedicadas ao acompanhamento dos trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Mediante a discussão das aulas e o trabalho prático para a avaliação final , espera-se que os alunos sejam capazes de perceber as diferentes dimensões da produção e consumo de energia. Contempla-se aqui as consequências economico sociais do uso da energia. O teste final e a informação sintetisada em power points pretende que sejam apreendidos e memorizados os factos históricos e os momentos de viragem na evolução da produção e do consumo de energia.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


leitura obrigatória Vaclav Smil, Energy in world history, Westiew press, Boulder 1994. capitulo 4 e capitulo 5. pp. 92- pp.222 leitura facultativa Vaclav Smil, Energy transitions, Praeger, Santa Barbara, 2010 Sieferle, Rolf Peter, The Subterranean Forest: Energy Systems and the Industrial Revolution, 2001, he Subterranean Forest: Energy Systems and the Industrial Revolution. Rolf Peter Sieferle. Copyright Date: 2001. Published by: White Horse Press., https://www.whpress.co.uk/publications/2010/01/01/the-subterranean-forest/ ODINN MELSTED AND IRENE PALLUA, The Historical Transition from Coal to Hydrocarbons: Previous Explanations and the Need for an Integrative Perspective1, 2018, Canadian Journal of History / Annales canadiennes d’histoire 53.3 © 2018, https://www.utpjournals.press/doi/pdf/10.3138/cjh.ach.53.3.03

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clark, John, The political economy of world energy, New York:Harvester, 1992. Millward, R. Private and Public Enterprise in Europe ,Cambridge: Cambridge University Press, 2005. Salvador, Amos. Energy: a historical perspective and 21st century forecast. Tulsa-Oklahoma: The American Association of Petroleum Geologists, 2008. Cardot, F. ed., Un Siècle d? Électricité dans le Monde, Paris: PUF,1986. Chester, Edward W. United States Oil Policy and Diplomacy. A twentieth Century Overview. Westport-Connecticut: Greenwood Press,1983;. Clark, John, The political economy of world energy, New York:Harvester, 1992. Clark, John G. Energy and the Federal Government. Fossil fuel policies 1900-1960. Chicago: University of Illinois Press, 1987. Cleveland, William L. A History of the Modern Middle East. Boulder-Colorado: Westview, 1994. Enos, John Lawrence. Petroleum Progress and Profits, a History of Process Innovation. Cambridge- Massachusetts: The MIT Press, 1962. Fouquet, Roger and Pearson, Peter J. G. ?Seven Centuries of Energy Services: The Price and Use of Light in the United Kingdom (1300-2000),? The Energy Journal 27 nº 1 (2006): 139- 178. Fouquet, Roger Heat, Power and Light. Revolutions in energy services. Cheltenham -UK: Edward Elgar, 2008. Fursenko, A. A. The Battle for oil. The economics and politics of international corporate conflict over petroleum 1860-1930. Greenwich/Connecticut: JAI Press,1990 (trans.Gregory L.Freeze). Hughes, Thomas P. Networks of Power: Electrification in Western Society, 1880?1930. Baltimore & London: Johns Hopkins University Press,1983. Madureira, N.L. ed., A História da Energia: Portugal 1890-1982, (Lisbon: Livros Horizonte,2005. Madureira, N.L. , When the South Emulates the North: Energy and nationalism in the twentieth century?, Contemporary European History, Vol 17(1) 2008 , 1-21 Millward, R. Private and Public Enterprise in Europe ,Cambridge: Cambridge University Press, 2005. J.Nadal, A. Carreras and C. Sudriá, eds., La Economia Española en el Siglo XX: una Perspectiva Histórica, 4th ed. Barcelona:Ariel,1994 Robert W. Tolf, The Russian Rockfellers. Saga of the Nobel Family and the Russian Oil Industry. Stanford-California: Hoover Institution Press, 1976. Salvador, Amos. Energy: a historical perspective and 21st century forecast. Tulsa-Oklahoma: The American Association of Petroleum Geologists, 2008. Toman, M.A. and Jemelkova, B. ?Energy and economic development: an assessment of the state of knowledge?, The Energy Journal, nº 24 (2003), 93-112. Ville, Simon P. Transport and the development of the European Economy 1750-1918. New York: St. Martin's Press, 1990. Williamson ,Harold F. and Daum, Arnold R. The American Petroleum Industry. The Age of illumination 1859-1899. Evanston: Northwestern University Press, 1959, Vol.1 and 2. Yergin, Daniel The Prize. The epic quest for oil, money and power. New York: Touchstone Books, 1991. Robert U. Ayres and Benjamin Warr;, Accounting for growth: the role of physical work, 2005, Ayres, Robert U. & Warr, Benjamin, 2005. "Accounting for growth: the role of physical work," Structural Change and Economic Dynamics, Elsevier, vol. 16(2), pages 181-209, June., https://archive.unu.edu/zef/publications-e/ayres-warr%20abstract.pdf roger Fouquet, Historical Energy Transitions: Speed, Prices and System Transformation, 2016, T Historical energy transitions: Speed, prices and Fouquet, Roger Energy research and social science P 7-12 %D 2016, https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2214629616301979

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16