Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Dar conta do mapa cognitivo do território da economia política e compreender como ele é atravessado por correntes plurais e conflituais que se foram desenvolvendo em relação com as transformações económicas, sociais e políticas ocorridas ao longo do tempo. Compreender a complexidade da relação entre ideias económicas e o desenho de respostas de política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1.Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo. 2. Interpretar de forma crítica textos e obras de autores à luz do contexto histórico e da sua relação com as principais tradições e correntes da economia política. 3. Identificar as origens e compreender as ideias económicas e políticas presentes em controvérsias contemporâneas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O liberalismo clássico e o capitalismo industrial: Smith, Ricardo, Mill 2. O capitalismo moderno e a sua natureza: Marx, Schmoller, Durkheim, Sombart, Weber e Veblen 3. Democracia e capitalismo: institucionalismo vs. marginalismo nas primeiras décadas do século XX 4. O papel económico do Estado: a Economia do Bem-Estar - Pigou e Coase 5. A Grande Depressão e o papel económico do Estado: Keynesianismo(s) - Kalecki e Minsky 6. Capitalismo, socialismo e mercados 7. Descolonização e desenvolvimento: teorias da modernização; estruturalismos; teoria da dependência. 8. Teorias sobre moeda: institucionalistas e pós-keynesianos 9. Economia política ecológica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos proporcionam um mapa cognitivo do território da economia política atravessado por correntes que se foram desenvolvendo em relação com as transformações económicas, sociais e políticas ocorridas ao longo do tempo. Este mapa cognitivo é construído predominantemente a partir da análise das obras e de textos de autores seminais das diversas correntes. Relaciona-se assim com o primeiro e segundo objetivos de aprendizagem acima definidos. O programa aborda o mapa cognitivo do território da economia política em articulação com um conjunto de controvérsias contemporâneas, como seja a articulação Estado-mercados, a moeda, a relação entre capitalismo(s) e trajetórias de dependência e assimetria de desenvolvimento, ou as questões ecológicas, com a preocupação de identificar as origens intelectuais das ideias em confronto nessas controvérsias. Está assim relacionado com o terceiro objetivo.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui as seguintes dimensões: a) leitura da bibliografia de suporte às aulas e participação no debate (30%); b) ensaio escrito em contexto de sala de aula sobre uma questão que deverá enquadrar-se num tema previamente preparado (de entre os três temas indicados na data referida pela equipa docente) (70%). Na data de desenvolvimento do ensaio escrito, em contexto de sala de aula, a lista de referências bibliográficas e outros recursos que foram utilizados na preparação do tema deverão ser entregues à equipa docente. A utilização de ferramentas de IA deverá ser acompanhada da identificação das referidas ferramentas, do modo como foram usadas e do seu papel e relevância no conteúdo da investigação desenvolvida. Reserva-se a possibilidade de uma discussão oral sobre o ensaio escrito (em contexto de sala de aula), sempre que tal possa constituir um elemento clarificador da avaliação em curso. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões teórico-práticas compostas por um enquadramento por parte do docente e por um debate em torno da análise dos textos indicados, cuja leitura prévia por parte dos alunos é obrigatória. É necessária a leitura prévia da bibliografia por parte dos alunos (para cada sessão é indicada a bibliografia obrigatória) e a atribuição de tempo para debate. Espera-se que os alunos demonstrem um bom conhecimento das leituras indicadas em cada sessão e que sejam capazes de articular estas leituras com outras leituras sugeridas em Historia da Economia Política e noutras UCs do programa doutoral, assim como com os contextos históricos subjacentes ao debate de ideias. A investigação autónoma a ser conduzida pelos alunos prevê ainda a preparação de um tema em articulação com os conteúdos programáticos e os debates em História da Economia Política e baseando-se em argumentação cuidada e informada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A leitura orientada e a análise crítica dos textos originais indicados e a sua discussão em contexto de sessões teórico-práticas favorece o desenvolvimento das capacidades interpretativas associadas ao segundo objetivo de aprendizagem. A discussão coletiva nas aulas e a investigação autónoma desenvolvida pelos alunos conducentes à preparação do ensaio escrito favorecem o desenvolvimento de capacidades críticas, argumentativas e de compreensão das ideias económicas e políticas, associadas ao primeiro e terceiro objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Esta unidade curricular do ponto de vista dos seus objetivos gerais e de aprendizagem articula-se, em particular, com a unidade curricular de Epistemologia e Metodologia da Economia Política
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Caporaso, J. A. e Levine D. P. (1992), Theories of Political Economy, Cambridge: Cambridge University Press 2. Kurz, H. and Riemer, J. (2016), Economic Thought: A Brief History, New York: Columbia University Press. 3. Milonakis, Dimitris and Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory, Routledge: London and New York. 4. Trigilia, C. (2002), Economic Sociology – State, Market and Society in Modern Capitalism, Oxford: Blackwell. 5. White, Lawrence (2012), The Clash of Economic Ideas. The Great Policy Debates and Experiments of the Last Hundred Years, Cambridge University Press, pp. 99-125.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Coase, Ronald H. (1960), “The Problem of Social Cost”, Journal of Law and Economics, Vol. III: 1-44. - Immerwahr, Daniel (2020), How to Hide an Empire: A Short History of the Greater United States, London, Vintage. - Kalecki, M., (1938), “The Determinants of Distribution of the National Income”, Econometrica, 6(2): 97-112. - Marx, Karl (1859), Para a Crítica da Economia Política, Prefácio, Ed. Avante disponível em https://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm. - Minsky, Hyman P. (1992), “The Financial Instability Hypothesis”, Levy Economics Institute Working Paper no. 74. - Myrdal, Gunnar (1971), Economic theory and underdeveloped regions, Harper Torchbooks - Rutherford, Malcolm (2015), “Institutionalism and the Social Control of Business”, History of Political Economy, 47 (annual suppl.): 77-98. -Smith, Adam (1993 [1776]), The Wealth of Nations, Oxford: Oxford University Press. -Spash, Clive L. (2021) “The contested conceptualisation of pollution in economics: Market failure or cost shifting success?”, Cahiers d’Économie Politique/Political Economy Papers 79 (1): 85-122. -Wray, L. Randall (2004), The Credit Money and State Money Approaches (April 1, 2004). Available at SSRN.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-11