Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas têm uma parte de exposição teórica de temas e bibliografia. Simultaneamente são debatidos textos distribuídos na aula. Neste caso é indispensável o uso de imagens pois capacidade de análise das próprias imagens é um dos objectivos. Não são aqui um auxiliar didáctico mas a própria fonte a requerer metodologias apropriadas de trabalho. Como são as fontes documentais que os estudantes terão de aprender a abordar estes são incitados a fazer as suas análises oralmente e a debatê-las com os colegas. A apresentação e discussão dos temas escolhidos pelos estudantes constituem outra das componentes da aprendizagem. Haverá ainda reuniões de orientação | Avaliação Periódica. É feita em 2 momentos correspondentes aos principais objectivos do curso. O 1º momento da avaliação centra-se na capacidade de compreensão da historiografia existente, como meio de actualização científica permanente permitindo detectar e criticar novos meios e novas problemáticas. O 2º momento tem duas fases. Escolha e apresentação do plano de estudo de um tema. Realização do trabalho escolhido e apresentado oralmente. O objectivo é obter a autonomia da organização do trabalho, a comunicação oral e escrita dos resultados e a sua discussão com o professor e o grupo. A integração dos resultados da discussão.