Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04589
Acrónimo :
HL
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
2.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
35.0h/sem
Trabalho Autónomo :
115.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Para se poderem inscrever nesta unidade curricular, os alunos do Mestrado Integrado em Arquitectura do Iscte deverão ter reunidas as condições para se poderem inscrever na unidade curricular Projecto de Arquitectura I. Os alunos da Goethe-Universität Frankfurt e da École Nationale Supérieure d?Architecture de Normandie serão seleccionados pelas suas instituições. Todos deverão ter um nível mínimo da língua inglesa equivalente a B2.

Objetivos Gerais / Objectives


Muitas são as capitais europeias onde o preço da habitação tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. A partir do caso concreto de Lisboa ? onde, desde 2014, o preço da habitação em Portugal tem vindo a subir mais de 6% por ano, contagiando os concelhos em redor e empurrando os seus habitantes para fora do centro ?, esta unidade curricular constitui-se como um espaço de reflexão, concorrendo para a discussão sobre o modo como a arquitectura poderá contribuir para a resolução deste problema. A partir de uma leitura crítica das políticas públicas de habitação que têm vindo a ser levadas a cabo em Lisboa ao longo de 50 anos de democracia, e de uma análise da cidade realizada com os contributos de outras áreas disciplinares - Economia, Sociologia, Geografia, Paisagem - o objectivo é o de construir uma reflexão crítica sobre o problema que permita, através dos instrumentos da Arquitectura, da História e da Crítica, gerar hipóteses futurantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Compreender, na generalidade, o problema da habitação - a nível internacional, nacional e em Lisboa. OA 2 - Conhecer, na generalidade, as políticas públicas de habitação em Portugal - de 1974 à actualidade. OA 3 - Conhecer alguns dos casos mais paradigmáticos, do ponto de vista arquitectónico, resultantes desses programas construídos em Lisboa. OA 4 - Conhecer alguns dos casos mais paradigmáticos, do ponto de vista arquitectónico, resultantes de programas públicos de habitação - construídos em França, Alemanha, Áustria e Suíça. OA 5 - Saber caracterizar a cidade de Lisboa, assim como os seus problemas e oportunidades. OA 6 - Obtenção de uma experiência de investigação no âmbito de uma equipa internacional. OA 7 - Saber utilizar fontes bibliográficas, cartográficas e empíricas na análise do problema. OA 8 - Saber fazer uma reflexão critica e construir uma hipótese teórica devidamente fundamentada. OA 9 - Saber comunicar a hipótese colocada de modo claro e assertivo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Introdução ao problema da habitação CP 2. Introdução às políticas públicas de habitação em Portugal (de 1974 à actualidade) CP 3. Casos de estudo concretos, em Lisboa: Habitação Colectiva Pantera Cor-de-Rosa (1972-1979), Cinco Dedos (1973-1982), Bairro da Quinta do Alto (1976-1982), Edifícios Matriz H da Zona N1 de Chelas (1981-1996), Conjunto Habitacional na Rua Diogo Silves de Nuno Teotónio Pereira (1984-1987), Cooperativa de habitação Coociclo (1994-1997), Travessa Sargento Abílio (1999-2001), Edifício de Habitação no Largo do Conde Barão (2005), Bairro da Boavista (2013-2019). CP 4. Casos de estudo concretos, em França - Les Étoiles d'Ivry (1972), Tour Bois le Prêtre (2011-2019) Alemanha - Das Neue Frankfurt (1925-1930), Hansaviertel Berlin, (1957), Suíça - Siedlung Halen (1961), Mehr als Wohnen (2010), Áustria - Wohnpark Alterlaa (1973). CP 5. Panorama actual da cidade de Lisboa (problemas e oportunidades), com os contributos de outras áreas disciplinares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A abordagem dos temas enunciados no programa estabelecerá um conjunto de conhecimentos que permitirá a realização de uma leitura crítica sobre a problemática existente, mas também de uma leitura crítica prospectiva. O programa cobre os diferentes objectivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular, de acordo com a correspondência seguinte: OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 2 OA 3 - CP 3 OA 4 - CP 4 OA 5 - CP 5 OA 6 - CP 1, 2, 3, 4, 5 OA 6 - CP 1, 2, 3, 4, 5 OA 7 - CP 1, 2, 3, 4, 5 OA 8 - CP 1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


A avaliação será periódica (não existindo a possibilidade de realizar esta unidade curricular através de um exame) e realizada em dois momentos: (1) Apresentação oral de um trabalho de investigação histórica realizado em grupo, sobre um caso de estudo concreto (em Portugal, França, Alemanha, Áustria ou Suíça) -- 20% --; Apresentação audiovisual de um trabalho de investigação realizado em grupo, colocando uma hipótese e defendendo uma tese que contribua para a resolução do problema da habitação em Lisboa -- 80%. A classificação será individual e expressa através de uma escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores inteiros, e resultará da média ponderada dos dois momentos de avaliação. A aprovação na unidade curricular e respectiva obtenção dos créditos ECTS depende de uma classificação igual ou superior a 10. A avaliação tem como finalidade verificar o grau de cumprimento dos objectivos da unidade curricular relativamente à aquisição de conhecimentos, sua compreensão e aplicação, aquisição de competências, espírito crítico e capacidade de tomada de decisões, organização e metodologia de trabalho. Qualquer acto de plágio, mesmo que parcial, implica a automática reprovação do aluno.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As sessões serão baseadas (1) na exposição de diferentes professores e especialistas convidados; (2) em visitas de estudo; (3) no debate e discussão com os alunos; (4) na realização de um trabalho pelos alunos, orientado por um tutor; (4) em sessões de apresentação e crítica de trabalhos, num regime de workshop intensivo. As 32 horas de aulas em regime presencial serão precedidas de uma sessão de 2 horas em regime telemático, onde serão apresentados os conteúdos da disciplina e definidos os grupos de trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da unidade curricular são atingidos através de uma série de actividades educativas que preparam e enquadram o trabalho autónomo dos estudantes, cumprindo os objectivos de aprendizagem ? nomeadamente de aquisição de conhecimentos gerais e específicos, mas também a aplicação de conhecimentos.

Observações / Observations


Esta unidade curricular é desenvolvida no âmbito de um Blended Intensive Programme - um curso intensivo e interdisciplinar, que combina uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online, com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem, coordenado pelo Iscte no âmbito do programa Erasmus + ? e do programa paralelo da exposição Habitar Lisboa - apresentada no Centro Cultural de Belém de 17 de Outubro de 2023 a 28 de Abril de 2024, no âmbito de uma parceria com o Iscte. O BIP Living in Lisbon oferece a oportunidade aos estudantes dos três países (Portugal, França e Alemanha) de participar numa semana de trabalho intensiva, no seio de uma equipa interdisciplinar e multicultural.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SEQUEIRA, Marta, TAVARES, André (ed.), Living in Lisbon. Lisboa: Centro Cultural de Belém, DINÂMIA?CET, 2023.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


https://link.springer.com/article/10.1007/s10901-016-9525-2 MARQUES PEREIRA, Sandra, «Mass housing in Lisbon: sometimes it works», in Journal of Housing and the Built Environment, 32, Springer, 2016, pp. 513-532. FERRÃO, João, «Lisbon Metropolitan Area. A Place in between Worlds», in Lisbon Metropolitan Area. People, Landscapes, Places. Lisboa, Portugal: Área Metropolitana de Lisboa, 2004, pp. 13-37. http://hdl.handle.net/10071/25935 PAES MAMEDE, Ricardo, ADÃO E SILVA, Pedro (eds.), O Estado da Nação e as políticas públicas 2021 : governar em estado de emergência. IPPS Iscte. CP 5 ZUMBÜHL, Heinz Jürg, and Heinz J. Zumbühl. Siedlung Halen?: Meilenstein Moderner Siedlungsarchitektur. Bern: Haupt Verlag, 2010. https://doi.org/10.2307/4127975 URBAN, Florian. «Recovering Essence through Demolition: The ?Organic? City in Postwar West Berlin.» in Journal of the Society of Architectural Historians, 63, 3, 2004, pp. 354?69. SCALBERT, Irénée. «Siedlung Halen: Between Standards and Individuality» in Arq (London, England) 2, 1, 1996, pp. 14?25. Métis Presses, 2019. POROTTO, Alessandro, L?Intelligence des formes. Le Projet des logements collectifs à Vienne et Francfort. Genève, https://doi.org/10.4000/craup.3906 POROTTO, Alessandro. «Ernst May à Francfort: Traduction, «Cinq Ans de Construction de Logements à Francfort-Sur-Le-Main », Das Neue Frankfurt, 1930.» in Cahiers de la recherche architecturale, urbaine et paysagère, 2020, pp. 1?35. LUCAN, Jacques, Architecture en France (1940-2000). Histoire et théories. Paris: Le Moniteur, 2001. LEHN, Antje, SCHMIDT-COLINET Lisa, SCHNELL, Angelika, GRUBER, Stefan. Big! Bad? Modern: Four Megabuildings in Vienna. Zürich: Park Books, 2015. KISS, Virág, TSCHIRREN, Ursula. «Projekt 1 der Baugenossenschaft mehr als Wohnen, Zürich Leutschenbach: Neubau?: Projektwettbewerb im offenen Verfahren» Bericht des Preisgerichts. Zürich: Stadt Zürich, Amt für Hochbauten, 2009. KHATIBI, Maryam. «Socio-Spatial Interactions of a Cluster-House Concept Apartment in Mehr Als Wohnen Project in Zurich, Switzerland.» Frontiers of architectural research, 11, 2, 2022, pp. 191?202. http://www.jstor.org/stable/23737374 HOWELL-ARDILA, Deborah. «Berlin?s Search for a ?Democratic? Architecture: Post-World War II and Post-Unification.», in German Politics & Society, 16, 3, 48, 1998, pp. 62?85. HEYNEN, Hilde. Architecture and Modernity?: a Critique. Cambridge, Mass. MIT Press, 1999. HOFER, Andreas, HUGENTOBLER, Margrit, SIMMENDINGER, Pia. Mehr als Wohnen:? Genossenschaftlich planen - Ein Modellfall aus Zürich. Edited by Andreas Hofer, Margrit Hugentobler, and Pia Simmendinger. Basel: Birkhäuser, 2015. GUILLAS-CAVAN, Kevin. «Autriche: Le logement social à Vienne: un modèle original à la croisée des chemins.» in Chronique internationale de l?IRES, 173, 2021, pp. 17?77. CONINCKX, Chloé. Siedlung Halen. Vivre en communauté, potentialités de patrimonialisation d?un prototype. 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WHITEHEAD, C., SCANLON, K. and VOIGTLAENDER, M., Financialisation in 13 cities: an international comparative report. Copenhagen: Knowledge Center for Housing Economics, 2023. https://doi.org/10.3390/land11040566 MENDES, Luís, «The Dysfunctional Rental Market in Portugal: A Policy Review», in Land, 2022, 11 (4), 566. https://rowman.com/ISBN/9781498543873/Crisis-Austerity-and-Transformation-How-Disciplinary-Neoliberalism-Is-Changing-Portugal DAVID, Isabel (eds.), Crisis, Austerity and Transformation: How Disciplinary Neoliberalism is Changing Portugal. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16