Programa

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

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PROGRESSO E PROCESSO DE DIVERSIFICAÇÃO DA IMPRENSA 1. O "Ler" e o "Ouvir": O leitor, o auditor e o espectador; 2. O noticieiro;3. O tráfico da notícia. Gazetas e Mercúrios na Europa do século XVII. A informação como indispensável a sociedade: - A história das apropriações; - A noção de representação; - A estética da recepção;4. A imprensa no século XVIII. A Inglaterra como paradigma da circulação de informação. A França e a imprensa oficial e literária;5. Propaganda mercantil e génese da sociedade de consumo;6. O emergir do Espaço Público Liberal;7. O fenómeno de opinião: a fusão da esfera literária com a esfera política;8. Tipografia e poder. PERIODISMO E ESPAÇO PÚBLICO 1. Aspectos culturais e políticos;2. O "Espaço Público Liberal/Burguês";3. Opinião Pública, um conceito nuclear. 4. A imprensa de opinião e o declínio do Antigo Regime;5. Conceito de liberdade de imprensa;6. Explosão do periodismo;7. A Ilustração em periódicos como investimento comunicacional;8. Organização industrial da imprensa;9. Declínio do "Espaço Público". PERIODISMO EM PORTUGAL 1. A arqueologia periodística portuguesa;2. A imprensa nos séculos XVIII e XIX. A PÓS-INDUSTRIALIZAÇÃO E A COMUNICAÇÃO AUDIO-VISUAL 1. Os tele-media;2. A elaboração de novas forças produtivas da imagem: - A fotografia; - O cinema;3. A emergência da rádio e da televisão;4. A informática e a cibernética;5. Globalização e cibercultura;6. Internet e depois?;7. A "Aldeia Global" ou a "Cidade Mundo": a utopia planetária.