Métodos de Ensino e Avaliações

O estudo individual e de grupo, tendo por base a bibliografia de trabalho e o trabalho prático, será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas e teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operacionalização analítica bem como da capacidade de comunicar análises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação. | A avaliação periódica será constituída por dois eixos, valendo o primeiro 2/3 e o segundo 1/3: 1. Um dossier de trabalho sobre um tema para o qual a história oral seja pertinente escolhido pelo grupo de alunos. O dossier deverá conter: a definição da problemática; a grelha de entrevista; o perfil dos 3 entrevistados; a transcrição/fichagem de 5 minutos das entrevistas segundo três técnicas; o comentário de uma entrevista; a análise da contribuição da história oral para o estudo do problema definido. 2. Uma recensão crítica sobre uma obra escolhida, com uma avaliação da contribuição da história oral para a elaboração da obra recenseada. Em alternativa, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, pode ser feito um exame final, pressupondo o mesmo nível de conhecimentos e de competências aferido na avaliação periódica.