Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos alunos os fundamentos básicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), no que se refere à gestão de risco, prevenção de acidentes e promoção de ambientes saudáveis, considerando o enquadramento da legislação sobre o tema.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final os nossos estudantes deverão: A. Identificar a importância da segurança e da saúde no trabalho; B. Analisar o papel nos recursos humanos na promoção de uma cultura de segurança; C. Descrever as obrigações da Gestão em termos de objetivos e de aplicação D. Conceber e apresentar planos específicos de SST, integrados na política/estratégia da empresa e de acordo com os normativos em vigor.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos da SST - Enquadramento jurídico, histórico e social da SST - O papel da O.M.S. e da O.I.T. - A evolução da SST - Os serviços de SST nas empresas 2. A Segurança e Saúde do Trabalho - Conceitos - A saúde e riscos profissionais - Organização e gestão da SST nas empresas - Ruído, ambiente térmico, iluminação e ventilação 3. Segurança no trabalho - Acidentes de Trabalho (AT), Doenças Profissionais e a sua Prevenção. - A análise de riscos - Dispositivos de protecção - Sinalização de Segurança - Cultura de segurança 4 Ergonomia - A ergonomia e o trabalho - Análise ergonómica - Da prevenção à intervenção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os diversos pontos do programa estão expressos em objectivos que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. OAA - P1 OAB - P2 OAC - P2 e P3 OAD - P2,P3 e P4
Avaliação / Assessment
(1) Avaliação Periódica: - Trabalho de grupo com apresentação e relatório escrito (50%); - Teste escrito individual (50%) A aprovação em regime de avaliação periódica pressupõe uma avaliação mínima de 8 valores em todos os elementos de avaliação e desde que a nota final totalize 10 valores. Seguindo as regras em vigor na IBS, é exigida a presença de um mínimo de 2/3 nas aulas para poder apresentar-se a avaliação periódica. (2) Avaliação Final: Exame 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão teórico-práticas (TP), com o objectivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Ao longo do semestre os alunos analisarão casos práticos. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada aluno. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permite a integração teoria-prática. Método Expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA A, B, C e D Método Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA B e D Método Activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA C e D Método de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: OA A, B, C e D
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barling, J. & Frone, M. (2004). The psychology of workplace safety. Washington: American Psychological Association. Cabral, F. (2011). Segurança e saúde do trabalho. Verlag Dashofer. Castillo, J. & Villena, J. (2005). Ergonomia: conceitos e métodos. Dinalivro. Clarke, S., Probst, T.M., Guldenmund, F. & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons, Ltd. Freitas, L. (2011/2020). Manual de Segurança e Saúde no Trabalho. Edições Sílabo. Friend, M. & Kohn, J. (2023). Fundamentals of Occupational Safety and Health. Rowman & Littlefield. Ramos, S. (2020). Ergonomia e o desenho de sistemas de trabalho. In Caetano, Neves e Ferreira (Org.). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Sílabo Rebelo, F. (2017). Ergonomia no Dia a Dia. Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Cabral, F. & Roxo, M. (2000). Segurança e Saúde no Trabalho. Legislação Anotada. Coimbra: Almedina. De Keyser, V., & Leonova A.B. (2001). Error prevention and well-being at work in western Europe and Russia. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (2006). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher. Leplat, J. & Cuny, X. (1979). Les accidents de travail. Paris: PUF. Miguel, A. (2000). Manual de Higiene e Segurança do trabalho, Lisboa: Porto Editora. Montmollin, M. (1995). A Ergonomia. Edições Piaget. Ramos, S., Gonçalves, I., Simões, H., & Rebelo, F. (2010). O contributo do design ergonómico na interacção com dispositivos de controlo: um caso de reconcepção de um posto de trabalho. Laboreal, 6, (1), 17-28 http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=37t45nSU54711238:7625173931 Reason, J. (1990). Human Error. Cambridge, UK: Cambridge University Press. Silva, S. (2008). Culturas de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho numa Abordagem Psicossocial: Valores Organizacionais Declarados e em Uso. Lisboa: FCG.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16