Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04578
Acrónimo :
HTAntD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução à relação entre antropologia e desenvolvimento, explorando a contribuição da disciplina ao campo do desenvolvimento e conhecendo as perspetivas críticas e estratégias metodológicas fundamentais que construiu e desenvolveu em torno do mesmo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Fornecer uma visão geral da contribuição da antropologia para o campo do desenvolvimento. OA2: Desenvolver uma perspetiva crítica sobre o desenvolvimento a partir das críticas da antropologia. OA3: Conhecer os principais debates em torno do desenvolvimento em contexto lusófono e a sua relação com as especificidades dos contextos de intervenção OA4: Aprender metodologias de pesquisa e intervenção no terreno, em particular a etnografia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: Antropologia e Desenvolvimento: bases históricas História do campo da Antropologia do Desenvolvimento Desenvolvimento, do colonial ao pós-colonial 2: Antropologia do Desenvolvimento: Perspetivas Críticas James Ferguson Arturo Escobar David Mosse Katy Gardner 3: Debates no campo lusófono Brasil PALOP Timor-Leste 4: Estudos de caso e estragégias metodológicas em Antropologia e Desenvolvimento Saúde Ambiente Infraestruturas Educação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos pretendem facultar aos alunos uma visão de conjunto do campo da antropologia do desenvolvimento, especificamente sobre a sua natureza complexa e desafios metodológicos, a nível nacional e internacional. Terão igualmente um conhecimento empírico a partir de estudos de caso históricos e contemporâneos no espaço lusófono. OA1 ? CP1 OA2 ? CP2 e 3 OA3 ? CP3 OA4 ? CP4

Avaliação / Assessment


1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas) 2) Realização de um ensaio (3000 palavras) de síntese e comentário dos conhecimentos adquiridos nas aulas, respondendo ao desafio: ?O Desenvolvimento - Contextos, Problemáticas, Desafios?.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas combinarão momentos expositivos com momentos teórico-práticos (com a apresentação e discussão de estudos de caso) e uso de materiais audiovisuais, onde será realizado um exercício prático de proposição e discussão de projetos de desenvolvimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino aplicada combina a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais como quadro de suporte do desenvolvimento de instrumentos práticos de identificação e formulação de estudos de caso, objetos e problemas no campo do desenvolvimento.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Salviani, Roberto. 2010. ?Desenvolvimento, antropologia e ?participação?. Uma proposta de reflexão crítica.? Anuário Antropológico, no. v.35 n.1: 227?61. Mosse, David. 2013. ?The Anthropology of International Development.? Annual Review of Anthropology 42: 227?46. Mair, Lucy. 1975. ?Anthropology and Colonial Policy.? African Affairs 74 (295): 191?95. Gardner, Katy, and David Lewis. 1996. Anthropology, Development and the Post-Modern Challenge. Oxford: Pluto Press. Ferguson, James. 1990. The Anti-Politics Machine: ?Development,? Depoliticization, and Bureaucratic Power in Lesotho. Cambridge: Cambridge University Press. Escobar, Arturo. 2011. Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World. Princeton NJ: Princeton University Press. Baines, Stephen. 2004. ?Antropologia do Desenvolvimento e a questão das sociedades indígenas.? Revista AntHropológicas 15 (2).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Grillo, R. D., and R. L. Stirrat, eds. 2020. Discourses of Development: Anthropological Perspectives. London: Routledge. Hetherington, Kregg. 2016. ?Surveying the Future Perfect: Anthropology, Development and the Promise of Infrastructure.? In Infrastructures and Social Complexity. A Companion, edited by Penelope Harvey, Casper Jensen, and Atsuro Morita, 58?68. London: Routledge. Escobar, Arturo. 1991. ?Anthropology and the Development Encounter: The Making and Marketing of Development Anthropology.? American Ethnologist 18 (4): 658?82.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16