Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04010
Acrónimo :
IAB2
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
50.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os candidatos devem ter conhecimentos prévios de inglês e competências comunicativas associadas ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. A frequência desta unidade curricular está condicionada a um teste diagnóstico de aferição de nível e entrevista presencial. Caso seja necessário, poderá ser pedido apresentação de certificado que comprove nível B1.

Objetivos Gerais / Objectives


- Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa, com os objetivos baseados nos descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B2. - Melhorar os conceitos e competências pré-adquiridos de língua inglesa relevantes para o contexto universitário e profissional, permitindo superar barreiras na comunicação. - Desenvolver as competências de compreensão e produção oral e escrita, analisando fatores como estilo, estrutura, registo e coesão. - Desenvolver comunicação e expressão de forma clara e organizada, de forma confiante e com elevado nível de fluência. - Identificar diferenças entre as formas escrita/ académica (formal) e oral/ não académica (informal) do inglês. - Compreender e aplicar corretamente vocabulário novo adequado e as principais regras gramaticais em contexto geral ou específico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Desenvolver a compreensão oral, a capacidade de previsão, identificação de ideias principais e detalhes específicos para responder adequadamente; OA2: Produção oral eficaz, através de estruturas frásicas básicas e complexas para conectar ideias. OA3: Interagir em apresentações formais e informais, situações de roleplay, debate simples, assim como expressão de opinião e ideias fundamentadas. OA4: Leitura e compreensão de publicações autênticas da língua inglesa relacionadas com a vida profissional e universitária, utilizando estratégias de leitura para identificar ideias principais, implícitas, finalidade e detalhes. OA5: Adquirir e utilizar vocabulário e padrões linguísticos académicos para descrever eventos sequenciais, de causa, de comparação e narrativas de problemas/soluções; OA6: Escrever e produzir textos pormenorizados, claros, coesos, acerca de vários assuntos relativos aos seus interesses e área de especialização;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Tópicos: CT1-Escolhas e Implicações; CT2-Comunicação e Linguagem; CT3-Diferença e Diversidade; CT4-O mundo em que vivemos; CT5-Comportamento, sociedade e mudança; CT6-Registo (in)formal e formas de expressão; CONTEÚDO GRAMATICAL: Presente Simples, Contínuo, Perfeito Simples e Contínuo, Passado Simples, Contínuo, Passado Simples vs. Perfeito Futuro Simples, Contínuo, Futuro Perfeito Simples, be going to, Tempos verbais do indicativo para o futuro Hábitos: passado e presente Modais Advérbios e adjetivos; extremos, modificadores e intensidade Comparação, contraste e concordância Formas narrativas Expressões de quantidade Formas da Voz Passiva Conectores e conjunções Pronomes reflexivos Discurso Indirecto Formação de palavras e frases

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1-CT1 ao CT6 OA2-CT1, CT2, CT4, CT5 OA3-CT1 ao CT6 OA4-CT3 ao CT6 OA5-CT1 ao CT6 OA6-CT3, CT4, CT5, CT6 CGP - Todos os OA

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua: a) Presença e Participação nas aulas - 20% da nota final; b) Teste de avaliação individual - 40 % da nota final c) Apresentação Oral - 40 % 2) Avaliação final periódica Realização de uma prova de avaliação final - 60% da nota final Apresentação oral- 40% da nota final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo, exposições, e exercícios centrados nas necessidades dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) expositiva, para apresentação de matéria de referência sobre as temáticas: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) ativa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: Todos os OA

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thaine, Craig, 2012. Cambridge Academic English B2 Upper Intermediate, CUP Cambridge University Press O material pedagógico será dado ao longo do curso, com o seguinte manual a servir da base: The teaching material will be provided throughout the course, with the following manual as source reference:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Swan, Michael, 2005. Pratical English Usage 3rd Edition, Oxford University Press Murphy, Raymond,2019. English Grammar in Use, 5th Edition, CUP Cambridge University Press Edwards, Lynda & Jon Naunton, 2018. Gold C1 Advanced, Pearson Edwards, Lynda & Jon Naunton, 2018. Gold B2 First, Pearson Eales, Frances & Steve Oakes, 2016. Speakout Upper-Intermediate 2nd Edition, Person Barrall, Irene & John Rogers, 2012. Lifestyle Upper Intermediate Coursebook, Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16