Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04715
Acrónimo :
IACEACLP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
42.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
42.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
42.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não são necessários pré-requisitos para este curso, permitindo que todos os alunos interessados se inscrevam e se envolvam com o material. (Quando aplicável)

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos deste curso são explorar as interacções entre pessoas, ambiente e cultura numa perspetiva global, centrando-se em Lisboa, Portugal, e comparando essas interacções com as dos Estados Unidos. Os objetivos são: - Examinar criticamente as alterações climáticas e as práticas de sustentabilidade através de vários quadros interdisciplinares - Aumentar os conhecimentos fundamentais das ciências sociais e/ou das artes - Desenvolver o pensamento criativo e crítico

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


•Desenvolver uma compreensão da história, tradições e cultura de Lisboa, Portugal. •Compreender conceitos básicos de estudos ambientais, antropologia cultural, alterações climáticas e sustentabilidade. •Adquirir conhecimentos sobre as soluções ambientais e renováveis de Portugal •Avaliar as alterações climáticas, o clima e a justiça ambiental, quando aplicável

Conteúdos Programáticos / Syllabus


SEMANA 1 - Introdução ao Contexto Histórico e Cultural de Lisboa - Ao longo da semana apresenta-se aos alunos o rico contexto histórico e cultural de Lisboa, preparando o terreno para a compreensão da sua atual paisagem ambiental e cultural SEMANA 2 - Cultura, Ambiente e Resiliência: Perspetiva Histórica de Lisboa: Esta semana centra-se na intersecção entre o património cultural de Lisboa e questões contemporâneas como as alterações climáticas e as energias renováveis, enfatizando a forma como estes factores moldam a vida quotidiana na cidade. SEMANA 3 - Desenvolvimento Histórico Urbano Nesta semana centra-se na análise do desenvolvimento histórico da paisagem urbana de Lisboa e no seu impacto no ambiente e na cultura da cidade. SEMANA 4 - Sustentabilidade nas Práticas de Energias Renováveis em Lisboa: Esta sessão apresenta aos alunos as práticas de sustentabilidade de Lisboa, destacando as iniciativas de energias renováveis e o desenvolvimento urbano sustentável.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O plano de estudos foi concebido para se alinhar com os objectivos do curso, integrando módulos sobre a história de Portugal, práticas de sustentabilidade, impactos das alterações climáticas e esforços de justiça local. Cada módulo baseia-se nos anteriores, assegurando uma compreensão abrangente dos objectivos do curso.

Avaliação / Assessment


O curso é ministrado em módulos e emprega uma metodologia integrativa, participativa e experimental. Inclui sessões em sala de aula, workshops, actividades de campo e palestras em locais específicos para promover uma compreensão profunda do material através da aprendizagem prática.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O curso é ministrado em módulos e emprega uma metodologia integrativa, participativa e experimental. Inclui sessões em sala de aula, workshops, actividades de campo e palestras em locais específicos para promover uma compreensão profunda do material através da aprendizagem prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino experiencial e participativo apoiam diretamente os resultados da aprendizagem, proporcionando aplicações reais de conceitos teóricos. Esta abordagem ajuda os alunos a compreender e analisar as interacções ambientais e culturais, particularmente no contexto de Lisboa, Portugal, atingindo assim os objectivos educacionais do curso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hatcher, Annamarie. ""Chapter 10."" In Climate Change Across the Curriculum, edited by E.J. Fretz, 176-177. [Publisher], [Year]. Marques, João and Alves, Sandra. ""Environmental Sustainability and Cultural Heritage in Lisbon."" Journal of Urban History, vol. 42, no. 3, 2018, pp. 254-269. Smith, John. ""Sustainability and Historical Preservation: A Study of Lisbon's Efforts to Combat Climate Change."" Sustainability Journal, vol. 10, no. 4, 2019, pp. 512-528. Fernandes, Maria. ""Climate Change and Urban Resilience: Lessons from Lisbon."" Environmental Science & Policy, vol. 45, 2020, pp. 100-115. Silva, Ana. ""Cultural Heritage in Lisbon: The Impact of Environmental Policies."" Journal of Cultural Heritage, vol. 36, no. 2, 2021, pp. 201-218. "

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-10