Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não são necessários pré-requisitos para este curso, permitindo que todos os alunos interessados se inscrevam e se envolvam com o material. (Quando aplicável)
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos deste curso são explorar as interacções entre pessoas, ambiente e cultura numa perspetiva global, centrando-se em Lisboa, Portugal, e comparando essas interacções com as dos Estados Unidos. Os objetivos são: - Examinar criticamente as alterações climáticas e as práticas de sustentabilidade através de vários quadros interdisciplinares - Aumentar os conhecimentos fundamentais das ciências sociais e/ou das artes - Desenvolver o pensamento criativo e crítico
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
•Desenvolver uma compreensão da história, tradições e cultura de Lisboa, Portugal. •Compreender conceitos básicos de estudos ambientais, antropologia cultural, alterações climáticas e sustentabilidade. •Adquirir conhecimentos sobre as soluções ambientais e renováveis de Portugal •Avaliar as alterações climáticas, o clima e a justiça ambiental, quando aplicável
Conteúdos Programáticos / Syllabus
SEMANA 1 - Introdução ao Contexto Histórico e Cultural de Lisboa - Ao longo da semana apresenta-se aos alunos o rico contexto histórico e cultural de Lisboa, preparando o terreno para a compreensão da sua atual paisagem ambiental e cultural SEMANA 2 - Cultura, Ambiente e Resiliência: Perspetiva Histórica de Lisboa: Esta semana centra-se na intersecção entre o património cultural de Lisboa e questões contemporâneas como as alterações climáticas e as energias renováveis, enfatizando a forma como estes factores moldam a vida quotidiana na cidade. SEMANA 3 - Desenvolvimento Histórico Urbano Nesta semana centra-se na análise do desenvolvimento histórico da paisagem urbana de Lisboa e no seu impacto no ambiente e na cultura da cidade. SEMANA 4 - Sustentabilidade nas Práticas de Energias Renováveis em Lisboa: Esta sessão apresenta aos alunos as práticas de sustentabilidade de Lisboa, destacando as iniciativas de energias renováveis e o desenvolvimento urbano sustentável.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O plano de estudos foi concebido para se alinhar com os objectivos do curso, integrando módulos sobre a história de Portugal, práticas de sustentabilidade, impactos das alterações climáticas e esforços de justiça local. Cada módulo baseia-se nos anteriores, assegurando uma compreensão abrangente dos objectivos do curso.
Avaliação / Assessment
O curso é ministrado em módulos e emprega uma metodologia integrativa, participativa e experimental. Inclui sessões em sala de aula, workshops, actividades de campo e palestras em locais específicos para promover uma compreensão profunda do material através da aprendizagem prática.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso é ministrado em módulos e emprega uma metodologia integrativa, participativa e experimental. Inclui sessões em sala de aula, workshops, actividades de campo e palestras em locais específicos para promover uma compreensão profunda do material através da aprendizagem prática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino experiencial e participativo apoiam diretamente os resultados da aprendizagem, proporcionando aplicações reais de conceitos teóricos. Esta abordagem ajuda os alunos a compreender e analisar as interacções ambientais e culturais, particularmente no contexto de Lisboa, Portugal, atingindo assim os objectivos educacionais do curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hatcher, Annamarie. ""Chapter 10."" In Climate Change Across the Curriculum, edited by E.J. Fretz, 176-177. [Publisher], [Year]. Marques, João and Alves, Sandra. ""Environmental Sustainability and Cultural Heritage in Lisbon."" Journal of Urban History, vol. 42, no. 3, 2018, pp. 254-269. Smith, John. ""Sustainability and Historical Preservation: A Study of Lisbon's Efforts to Combat Climate Change."" Sustainability Journal, vol. 10, no. 4, 2019, pp. 512-528. Fernandes, Maria. ""Climate Change and Urban Resilience: Lessons from Lisbon."" Environmental Science & Policy, vol. 45, 2020, pp. 100-115. Silva, Ana. ""Cultural Heritage in Lisbon: The Impact of Environmental Policies."" Journal of Cultural Heritage, vol. 36, no. 2, 2021, pp. 201-218. "
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-10