Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04710
Acrónimo :
IAGEI
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
1.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
10.0h/sem
Trabalho Autónomo :
15.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Inteligência Artificial

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento básico em informática, matemática e estatística. Noções básicas de Excel.

Objetivos Gerais / Objectives


O curso sobre o uso da inteligência artificial generativa para docentes e investigadores tem como objetivo oferecer uma compreensão abrangente dos princípios da inteligência artificial generativa e a sua relevância para atividades de ensino e investigação científica. Os participantes (docentes e investigadores do Iscte) irão explorar as diversas aplicações práticas da inteligência artificial generativa em diferentes áreas, adquirir habilidades para integrar ferramentas de inteligência artificial generativa nas suas atividades académicas e analisar os desafios éticos e sociais associados a esse contexto. Além disso, o curso visa capacitar os participantes a desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da inteligência artificial generativa, promovendo assim um ambiente de aprendizagem que enfatize a reflexão crítica e a aplicação responsável da tecnologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender os princípios fundamentais da inteligência artificial, e em particular a inteligência artificial generativa, e a sua relevância para o ensino e investigação científica; 2. Explorar as diversas aplicações da inteligência artificial generativa em atividades de ensino e investigação em diferentes áreas; 3. Adquirir habilidades práticas para integrar ferramentas de inteligência artificial generativa em atividades de ensino e investigação; 4. Analisar as possibilidades e desafios éticos e sociais associados ao uso da inteligência artificial generativa no contexto académico; 5. Desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da inteligência artificial generativa em contextos académicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à Inteligência Artificial, focando na sua definição, conceitos, história e exemplos; 2. Introdução à Inteligência Artificial Generativa, focando na sua definição, conceitos relacionados, origem e treino de grandes modelos de linguagem, probabilidade vs. factualidade e limitações; 3. Uso da IA Generativa no Ensino e a sua aplicação na preparação das aulas, na sala de aula e nos métodos de avaliação; 4. Uso da IA Generativa na Investigação e a sua aplicação ao longo de todo o método científico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Existe uma forte correspondência entre os conteúdos abordados e a sua aplicabilidade prática, através da transmissão de uma base fundamental para que os participantes compreendam como os conceitos mais recentes e principais ferramentas da Inteligência Artificial Generativa podem ser usados no contexto do ensino e investigação. Há uma ênfase na partilha, exposição e reflexão sobre temas atuais e desafiantes no campo da Inteligência Artificial Generativa ao mesmo tempo que é incentivada a experimentação em casos de uso específicos para explorar as vantagens e limitações das ferramentas disponíveis.

Avaliação / Assessment


Os participantes irão produzir um relatório onde aplicarão as competências adquiridas no curso numa de duas formas à sua escolha: - Demonstração de como as ferramentas podem ser usadas numa UC que lecionam ou uma UC à sua escolha; - Demonstração de como as ferramentas podem ser usadas no desenvolvimento de um tópico de investigação já existente ou para a criação de um novo tópico de investigação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino para este curso é caracterizada pela integração contínua de componentes teóricos, exposição de casos, e experimentação prática. Cada tópico é estruturado para incluir uma parte teórica e/ou apresentação de casos, na qual os conceitos fundamentais são apresentados e discutidos, seguida por experimentação, onde os participantes aplicam os conceitos com ferramentas avançadas e dados reais ou fictícios de forma prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A abordagem usada, caracterizada pela integração contínua de componentes teóricos, exposição de casos, e experimentação prática, pretende criar uma interconexão eficaz entre a teoria e a prática, capacitando os participantes a assimilarem o conhecimento de forma contextualizada e a adquirirem capacidades de aplicação prática em tempo real, promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e abrangente.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dhamani, N., & Engler, M. (2024). Introduction to Generative AI. Simon and Schuster.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-28