Sumários
Mercados da arte internacionais.
26 Março 2021, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação em aula de três trabalhos de grupo sobre diferentes capítulos do relatório The art market 2020 editado pela feira Art Basel e do relatório Artprice 2020. Fizeram apresentações os seguintes grupos: Marquesa Giraud e Carina Leal; Luana Amargar e Valéria Brites; Sahar Ayoubzadeh.
Mercados da arte internacionais.
19 Março 2021, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação em aula de três trabalhos de grupo sobre diferentes capítulos do relatório The art market 2020 editado pela feira Art Basel. Fizeram apresentações os seguintes grupos: Constança Santos e Beatriz Nascimento; Isabel Dias e Patrícia Costa; Francisca Paulino e Marta Pereira.
Mercados da arte internacionais.
12 Março 2021, 18:00 • Rita Sousa
A (re)emergência da Ásia e o conceito de "países emergentes". Caraterização dos mercados da arte na China. A centralidade de Pequim, Xangai e Hong Kong. Principais correntes artísticas da arte contemporânea chinesa e artistas mais valiosos no mercado.
Mercados da arte internacionais.
26 Fevereiro 2021, 18:00 • Rita Sousa
A estagnação do Ocidente. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade. Demografia, globalização, economia, geopolítica e cultura. Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais dos mercados da arte: Nova Iorque, Londres, Paris.
Apresentação do programa. Introdução aos mercados da arte internacionais.
12 Fevereiro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação do programa e introdução aos mercados da arte internacionais.
Elementos de avaliação:
1) Apresentação em aula (35%) de um capítulo de um dos seguintes relatórios: "The art market 2020" ou "Artprice report: 2000-2020. 20 years of contemporary art auction history". Trabalho desenvolvido em grupos de 2 alunos. As apresentações têm a duração máxima de 30 minutos.
2) Ensaio individual (65%) dedicado a uma de três possibilidades:
a) caraterização de um mercado da arte "nacional" consolidado (preferencialmente, à escala de uma cidade);
b) caraterização de um mercado da arte "emergente" (obrigatoriamente, à escala de uma cidade);
c) caraterização de um grande evento dos mercados da arte (ex. feira ou bienal).
A entrega dos ensaios tem de ser feita até ao dia 31 de maio. Cada ensaio não pode ter mais de 10 páginas (c. 4.000 palavras).