Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03655
Acrónimo :
IAP
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
20.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estudantes internacionais oriundos de países de língua oficial portuguesa, com necessidade de aprofundar competências intermédias em português académico. Os/as estudantes devem ter realizado PA Elementar ou realizar teste para aferição de nível.

Objetivos Gerais / Objectives


Nesta unidade curricular, pretende-se melhorar a proficiência linguística e textual, o desempenho e o sucesso académico dos/as estudantes, através de uma intervenção linguística direcionada a estudantes internacionais oriundos/as da CPLP. A unidade é transversal a todos os cursos e áreas de formação do ensino superior, centrando-se no trabalho prático de desenvolvimento de competências de escrita, de conhecimento gramatical e de compreensão oral e escrita do português europeu utilizado em contexto académico, na reflexão sobre análise e variação linguística e em orientações relativas à integração social e cultural.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Aprofundar o conhecimento de convenções e regras relativas à apresentação gráfica e à pontuação; OA2. Aplicar conhecimentos sintáticos à produção textual; OA3. Conhecer diferentes planos estruturantes da textualidade; OA4. Compreender e produzir textos relevantes no contexto académico de Portugal; OA5. Interagir em contexto académico, otimizando a sua integração cultural e social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Convenções e regras para a apresentação gráfica (ortografia, acentuação, translineação e pontuação); CP2. Sintaxe: fenómenos de concordância, orações relativas, clíticos; CP3. Sintaxe: concordância nominal e verbal, regências, orações coordenadas e subordinadas; CP4. Texto: progressão textual; tipos de coesão; CP5. Géneros textuais da área académico-científica: parágrafo expositivo, parágrafo argumentativo; apreciação crítica e "abstract"; CP6. Compreensão de textos académicos em português europeu.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Há uma relação intrínseca entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem. Cada um dos conteúdos contribui para a prossecução dos cinco objetivos CP1 - OA 1, 2, 3, 4, 5 CP2 - OA 1, 2, 3, 4, 5 CP3 - OA 1, 2, 3, 4, 5 CP4 - OA 1, 2, 3, 4, 5 CP5 - OA 1, 2, 3, 4, 5 CP6 - OA 1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


A avaliação final na UC inclui: — Participação nas aulas: execução de exercícios estruturais ou tarefas que envolvam a produção de enunciados orais e/ou escritos (30%); — Teste final que incide nas áreas de compreensão da leitura, de gramática e de produção escrita (70%). A aprovação na UC implica a assiduidade às aulas igual ou superior a 70%. Não está prevista a opção de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta UC faz-se através de aulas teórico-práticas e do trabalho autónomo dos/as estudantes. Consiste num conjunto de atividades que incluem: ME1. Componentes expositivas pelo docente; ME2. Exercícios práticos de consolidação dos conteúdos; ME3. Exercícios de análise e debate; ME4. Trabalho autónomo individual de recolha de «amostras linguísticas».

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias em que o/a estudante adquire e desenvolve competências através do trabalho prático afiguram-se particularmente adequadas quando os objetivos de aprendizagem são o aprofundamento da proficiência e o desenvolvimento de competências linguístico- comunicativas. Por isso, cada uma das quatro metodologias contribui para a prossecução dos cinco objetivos de aprendizagem. ME1 - OA 1, 2, 3, 4, 5 ME2 - OA 1, 2, 3, 4, 5 ME3 - OA 1, 2, 3, 4, 5 ME4 - OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


Línguas amigáveis: línguas crioulas de base lexical portuguesa, línguas africanas, variantes não europeias do português e inglês.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Azeredo, Mª Olga, Pinto, Mª Isabel Freitas M. & Lopes, Mª do Carmo Azeredo (2010). Da Comunicação à Expressão. Gramática Prática de Português. Lisboa: Lisboa Editora. Gonçalves, Perpétua (2013). O Português em África. Raposo, E.B.P. & outros (orgs). Gramática do Português. Lisboa: F.C.Gulbenkian. pp. 157-178. Eliseu, André Simões, Cardeira, Esperança & Malagueiro, Susana (2008). Enciclopédia do Estudante 13. Língua Portuguesa I. Carnaxide: Santillana Constância. Eliseu, André Simões, Cardeira, Esperança & Malagueiro, Susana (2008). Enciclopédia do Estudante 14. Língua Portuguesa II. Carnaxide: Santillana Constância. Lourenço, Clenir, Ferreira, Emília & Cruz, Elizabeth Ceita Vera. (1997). 7 Vozes. Léxico Coloquial do Português Luso-Afro-Brasileiro. Lisboa: Lidel. Pinto, Paulo Feytor & Melo-Pfeifer (coords)(2018). Políticas Linguísticas em Português. Lisboa: Lidel.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ançã, Helena, (2013). Saberes Vulgares de Africanos sobre a Língua Portuguesa: Um Contributo para o Português Língua Não Materna. In Bizarro, Rosa & outras (coord). Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel. pp. 82-91. Cameia, Domingas R.T.D. (2013). Desenvolvimento da Competência Lexical na Aprendizagem da Língua Portuguesa. Um estudo com alunos angolanos. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança. Setúbal: ESS-IPS / FCSH-UNL [policopiado]. Charles, Maggie & Pecorari, Diane (2016). Introducing English for Academic Purposes. London: Routledge. Duarte, Joana & outras (2013). Bilinguismo e Educação: Um Novo Currículo para a Formação de Professores. In Bizarro, Rosa & outras (coord). Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel. pp. 112-128. Gonçalves, Perpétua (org) (2010). O Português Escrito por Estudantes Universitários: Descrição Linguística e Estratégias Didáticas. Maputo: Texto Editores Moçambique. Gonçalves, Perpétua (2007). Pesquisa linguística e ensino do Português L2: Potencialidades das taxonomias de erros. In Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 2. Porto: Universidade do Porto. pp. 61-76. Gordon Jr., Raymond G. (ed) (2005). Ethnologue. Languages of the World. Fifteenth Edition. Dallas, Texas: SIL International. [parcialmente disponível em www.ethnologue.com]. Hyland, Ken (2006). English for Academic Purposes. An advanced resource book. London: Routledge. Inverno, Liliana (2009). A transição de Angola para o português vernáculo: estudo morfossintático do sintagma nominal. In Carvalho, Ana (coord). Línguas em Contacto. Madrid / Frankfurt: Iberoamericana / Vervuert. pp. 87-106. Mateus, Maria Helena Mira (2007). O Essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho. Ngunga, Armindo (2004). Introdução à Linguística Bantu. Maputo: Imprensa Universitária. Petter, Margarida MT (2008). Uma hipótese explicativa do contato entre o português e as línguas africanas. In Papia Revista de Crioulos de Base Ibérica. Brasília: Universidade de Brasília. pp. 9-19. Pinto, Paulo Feytor (2010). O Essencial sobre Política de Língua. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda. Pinto, Paulo Feytor (2013), Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos: novos desafios, novas realidades, novas respostas. In Revista Mediações - vol. 2, No. 1, pp.45-63

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16