Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04289
Acrónimo :
ICENF-PM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa apresentar as especificidades do campo da educação não formal e contextualizá-lo no quadro das suas articulações com outros campos educativos e com diferentes projetos ético-políticos. Pretende também analisar os principais pressupostos éticos e abordagens metodológicas presentes na educação não formal e dar a conhecer estratégias e métodos para o seu desenho e desenvolvimento em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Compreender o conceito de educação não formal, identificar as suas especificidades e explorar as suas complementaridades com outros campos educativos; Compreender os principais pressupostos éticos e metodológicos das práticas de educação não formal e posicionar-se face a eles; Conhecer e utilizar diferentes métodos e técnicas pedagógicas para o desenho e desenvolvimento de práticas de educação não formal em contextos diversos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A educação não formal: 1.1 Génese e evolução do conceito e das práticas de educação não formal ( EnF) 1.2 Especificidades da EnF face à educação formal e à educação informal 1.3 A educação escolar e a EnF: distinções,continuidades e complementaridades 1.4 Educação não formal, direitos humanos e cidadania 2. Pressupostos da EnF: 2.1 A intencionalidade na educação não formal: uma educação transformadora 2.2 A aprendizagem pela experiência 2.3 O desenvolvimento integrado de competências 2.4 A participação e a inclusão 2.5 A aprendizagem cooperativa 3. O desenho e desenvolvimento de práticas de EnF: 3.1 A planificação de percursos educativos em educação não formal 3.2 Métodos e técnicas pedagógicas: a facilitação, a dinamização de grupos, a mentoria 3.3 A avaliação das práticas e o reconhecimento das aprendizagens em educação não formal 3.4 O papel e o perfil do/a educador/a na educação não formal 3.5 Experiências de educação não formal em diferentes contextos e com diferentes grupos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos a abordar no ponto 1 do programa permitirão identificar e clarificar as especificidades do campo da educação não formal, bem como explorar os seus limites e as suas possibilidades de articulação com os campos da educação formal e informal. A educação não formal será configurada no quadro mais amplo de desenvolvimento da cidadania moderna e da emergência dos direitos humanos, e será dada particular atenção à sua complementaridade com a educação escolar. Os conteúdos a abordar no ponto 2 do programa permitirão a exploração detalhada dos principais pressupostos éticos e metodológicos das práticas de educação não formal. Estes, por sua vez, facilitarão a compreensão dos processos de planeamento, dinamização e avaliação previstos no ponto 3 do programa. Para tal serão privilegiadas a apresentação e análise crítica de práticas educativas concretas, levadas a cabo em contextos e com grupos diversos.

Avaliação / Assessment


Trabalho individual:a) análise crítica fundamentada de um projeto ou prática de educação não formal existente,ou b)na planificação fundamentada e justificada de uma prática de educação não formal a desenvolver em contexto real.Apresentado oralmente em aula (30% da class final) e posteriormente entregue por escrito(70% da class final) Não contempla exame final.Se o/a estudante não realizar a avaliação periódica prevista,a classificação final corresponde à classificação obtida no trabalho escrito

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos serão desenvolvidos em sessões teórico-práticas em que se incentiva a participação dos estudantes: - na análise e discussão de textos e manuais de referência; - na análise crítica de práticas concretas; - em exercícios de dinâmica de grupo; - em debates, em grande e pequenos grupos, organizados em torno de temas ou questões propostas por estudantes e docente; - em regime de tutoria para suporte às apresentações em aula e escrita do trabalho final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A natureza teórico-prática do processo de ensino aprendizagem desta Unidade Curricular potenciará a apreensão e exploração do campo da educação não formal nas suas dimensões conceptual e operativa. A exposição, análise e discussão de textos de referência facilitará uma compreensão aprofundada e pluriperspectivada do conceito de educação não formal e da sua evolução, bem como do seu enquadramento num contínuo de contextos educativos diversos e da sua articulação com pressupostos e projetos ético-políticos e pedagógicos mais amplos. Estas leituras serão, por sua vez, aprofundadas e contextualizadas, pelo cruzamento com exercícios de análise crítica e de posicionamento pessoal face a experiências ou propostas educativas concretas, trazidas pelo docente ou por estudantes, e exploradas em momentos de debate ou através de dinâmicas de grupo. Esta exploração crítica de experiências educativas concretas facilitará também, em articulação com a leitura de manuais de referência, a identificação e a compreensão de diferentes métodos e técnicas pedagógicas para o desenho e desenvolvimento de práticas de educação não formal em diferentes contextos. A aquisição destes conhecimentos será, finalmente, reforçada, quer pela participação em exercícios de dinâmica de grupo orientados pelo docente ou por estudantes em contexto de aula, quer pela elaboração do trabalho final individual que irá requer um esforço de transposição do apreendido para um contexto educativo real. As tutorias constituem um espaço de preparação individualizada ou em grupo das apresentações em aula e dos trabalhos finais.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Trilla-Bernet, Jaume (2003). La educación fuera de la escuela - ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación. Morand-Aymon, Bernadette (2007). Olhares cruzados sobre a educação não formal análise de práticas e recomendações. Lisboa: Direcção Geral de Formação Vocacional. Gohn, Maria da Glória (2014). Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação 11ª série, nº1: 35-50. European Union (2015). Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Canário, Rui (2006). Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal. In L. Lima, A. Pacheco, M. Esteves & R. Canário, A educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Nogueira, Inácio (2007): Contextos educativos não formais: reconhecimento, valorização e capacidade motivacional - relatório nacional, Lisboa, Direcção-Geral de Formação Vocacional Mezirow, Jack and Associates (1990). Fostering critical reflection in adulthood: a guide to transformative and emancipatory learning. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Melo, Alberto (2004). A acção local dos cidadãos como meio de resistência à nova vaga de colonização global: o caso da associação In Loco no sul de Portugal. In: B. S. Santos (Org.) (2004). Produzir Para Wver. Os caminhos da produção não capitalista. Porto: Afrontamento, pp. 371-402. Lima, Licínio C., Org. (2006). Educação Não Escolar de Adultos. Iniciativas de Educação e Formação em Contextos Associativos, Braga: Unidade de Educação de Adultos/Universidade do Minho. Kolb, D.A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Illich, I. (1970). Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes. Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Freire, P. (1979). Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez Gadotti, Moacir. 2005. A Questão Da Educação Formal/Nao-Formal. In https://pt.scribd.com/document/53944682/GADOTTI, acedido a 4/02/2018. Dewey, John, 1971. Experiência e educação. São Paulo: Nacional. Council of Europe & European Union (2011). Pathways 2.0 towards recognition of non-formal learning/education and of youth work in Europe. Strasbourg and Brussels, January 2011. Comunidad de Madrid (2004): Calidad de la formación en educación no formal - criterios e indicadores de acciones formativas, Seminario de calidad de la Formación, Escuela Pública de Animación y Educación Juvenil de la Comunidad de Madrid, Consejeria de Educación, Madrid. Baptista, Isabel, 2005. Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Porto: Profedições. Afonso, A. J. & Ramos, E. (2007). Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Revista Portuguesa de Educação, 20 (1), 77-98. Afonso, A. J. (2001). Emancipação ou emancipações? A educação entre a crise das metanarrativas e a hipervalorização dos projectos individuais. In A. Teodoro. (org), Educar, promover, emancipar: os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16