Métodos de Ensino e Avaliações

Os objectivos são aqui necessariamente mais modestos, no sentido em que certas ?capacidades? requeridas para a licenciatura em geral, como, por exemplo, a de aplicar perspectivas e conceitos da CP à análise da política concreta, não estão ainda ao alcance dos alunos neste nível de aprendizagem, em especial nesta disciplina. O que se lhes deve pedir é que assimilem, ao longo das horas de aprendizagem individual e de contacto com o docente, conhecimentos elementares sobre a singularidade metodológica e histórica da ?área? e sobre as abordagens relativas aos diversos objectos da CP, desde os teóricos e ?espirituais? até aos materiais. As aulas teórico-práticas e a orientação tutorial permitem tanto fornecer os conhecimentos indispensáveis como auscultar o grau de assimilação. Adquirida esta base, torna-se mais fácil partir criteriosamente para a formação de novas ?capacidades?, de índole teórica e de aplicação da teoria à realidade concreta. | a) exposição oral de grupo (mas com classificação individual de cada expositor) na aula, sobre diferentes tópicos ou perspectivas de um mesmo tema da matéria (teórico ou empírico) visando apurar o grau de compreensão de um domínio específico, estimular o trabalho colectivo e, simultaneamente, a comunicação oral; b) um teste final (precedido de uma aula de revisão) para apuramento do nível de compreensão e conhecimento da globalidade da matéria. Extra-classificação, realização nas aulas de exercícios de aplicação dos conhecimentos à realidade portuguesa, subdividindo-se a turma em pequenos grupos de reflexão e discussão. O exame final é uma alternativa para os que pretendam melhoria de nota ou tenham insucesso na avaliação periódica.