Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02318
Acrónimo :
ICP I
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
140.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2008/2009

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é propor uma história política do império português em perspectiva comparada e na longue-durée. A partir dos debates teórico-metodológicos e historiográficos internacionais, pretende-se localizar as experiências imperiais portuguesas em contextos geopolíticos, económicos e culturais mais vastos, explorando as interacções entre estas e os seus contextos, bem como as conexões e comparações que se podem estabelecer.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objectivo desta UC é propor uma história política do império português em perspectiva comparada e na longue-durée. A partir dos debates teórico-metodológicos e historiográficos internacionais, pretende-se localizar as experiências imperiais portuguesas em contextos geopolíticos, económicos e culturais mais vastos, explorando as interacções entre estas e os seus contextos, bem como as conexões e comparações que se podem estabelecer.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


História política do império português em perspectiva comparada 1ª sessão: Impérios, imperialismo, colonialismo, pós-colonialismo, world history, global history, connected history 2ª sessão: Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: a experiência insular 3ª sessão: Imaginários de conquista e a construção do Estado da Índia 4ª sessão: Modelos de colonização das Américas 5ª sessão: A competição imperial nos séculos XVII e XVIII 6ª sessão: A economia política dos impérios: redes e produtos 7ª sessão: Reformismos e independências americanas 8ª sessão: O Império africano, entre escravatura e abolicionismo 9ª sessão: O império entre a Conferência de Berlim e a 1ª Guerra Mundial 10ª sessão: Colonização tardia, trabalho forçado, resistências 11ª sessão: Estado Novo e Guerra Colonial na era das descolonizações 12ª sessão: Descolonização e retorno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua, requer um mínimo de 75% de presenças (9 sessões), e assenta em dois componentes principais, com ponderações diferenciadas na nota final: - Participação nas aulas (30% da nota final), pressupondo a discussão, em cada aula, dos textos de leitura obrigatória. - Um ensaio (até 5000 palavras) que cruze temas, bibliografia e problemáticas do programa com temáticas associadas ao projecto de doutoramento (70% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


DARWIN, John, Ascensão e queda dos impérios globais 1400-2000, Lisboa, Edições 70, 2015 BUTLIN, Robin A., Geographies of empire: European empires and colonies, c. 1880-1960, Cambridge, Cambridge University Press, 2009 BAYLY, Christopher, The Birth of the Modern World 1780?1914. Global Connections and Comparisons, Oxford: Blackwell, 2004 ARMITAGE, David (ed), Theories of Empire, 1450-1800, ?An Expanding World, Volume 20?, Aldershot-Burlington, Vt., Ashgate, Variorum, 1998 ALEXANDRE, Valentim e Jill DIAS, O Império Africano, 1825-1890, Lisboa: Editorial Estampa, 1998 ADELMAN, Jeremy, Sovereignty and Revolution in the Iberian World, Princeton and Oxford, Princeton University Press, 2006

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


As restantes referências incluem nomes como: Breña, Burbank, Clarence-Smith, Cooper, Curtin, Elliott, Frémeaux, Guerra, Gruzinski, Hart, Jerónimo, Martinez-Gros, Muldoon, Pomper, Portillo Valdés, Subrahmanyam, Reynolds, Young e Wesseling.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16