Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2008/2009
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa atualizar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as problemáticas, as formulações teórico-conceptuais e a historiografia referentes às instituições e ao desenvolvimento económico desde a Idade Média até aos nossos dias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular visa atualizar e aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as problemáticas, as formulações teórico-conceptuais e a historiografia referentes às instituições e ao desenvolvimento económico desde a Idade Média até aos nossos dias.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Este seminário funcionará na modalidade de conferências, que corresponde à frequência, em regime de escolha monitorizada, de um conjunto de 4 a 6 seminários ou encontros científicos selecionados entre os diversos eventos académicos oferecidos pelas instituições que integram o PIUDHist ou por outras instituições universitárias.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.
Avaliação / Assessment
Os alunos deverão escrever dois textos, com 1200 palavras cada, sobre temas ou trabalhos de dois dos seminários que frequentaram. Os textos deverão ser entregues ao longo do semestre, em duas datas a fixar, e de seguida apresentados oralmente, em sessões para tal organizadas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de conferências, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Não se aplica.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16