Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2008/2009
Pré-requisitos / Pre-Requisites
--
Objetivos Gerais / Objectives
O seminário está focado na análise do papel das instituições no desenvolvimento da economia no longo prazo. O programa de trabalho está organizado em três partes. A primeira corresponde a sessões mais direccionadas para a discussão teórica, que introduzem os principais debates em curso na historiografia internacional. A segunda assenta no contributo de especialistas convidados para tratar temas específicos. A última parte é constituída pela apresentação dos trabalhos dos alunos, cruzando questões tratadas no seminário com temáticas tratadas nos respectivos projectos de dissertação de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O seminário está focado na análise do papel das instituições no desenvolvimento da economia no longo prazo. O programa de trabalho está organizado em três partes. A primeira corresponde a sessões mais direccionadas para a discussão teórica, que introduzem os principais debates em curso na historiografia internacional. A segunda assenta no contributo de especialistas convidados para tratar temas específicos. A última parte é constituída pela apresentação dos trabalhos dos alunos, cruzando questões tratadas no seminário com temáticas tratadas nos respectivos projectos de dissertação de doutoramento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Por que é que as instituições interessam? 2. Desenvolvimento económico em discussão 3. Instituições formais e informais 4. Desenvolvimento económico e o Estado~ 5. Desenvolvimento económico, instituições e globalização 6. Sociedade civil: cooperação e economia 7. Corporativismo e neo-corporativismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e assenta em dois elementos principais: - Participação nas aulas, com questões relacionadas com a bibliografia recomendada para cada sessão (40%); - Um ensaio crítico (cerca de 3000 palavras) baseado em dois títulos (artigos ou capítulos de livro) recentemente publicados, que permitam cruzar as questões tratadas neste seminário com as temáticas abordadas no projecto de doutoramento (60%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
FREIRE, Dulce; LAINS, Pedro (eds), An Agrarian History of Portugal, 1000-2000. Economic development on the European frontier, Leiden/Boston: Brill COSTA, Leonor F.; LAINS, Pedro; MIRANDA, Susana M. (2011). História Económica de Portugal, 1143-2010. Lisboa: Esfera dos Livros BORDO, Michael D., Taylor, Alan M. and Williamson, Jeffrey G. (eds) 2003. Globalization in Historical Perspective. Chicago: The University of Chicago Press ATKINSON, Anthony B. (2016). Desigualdade: que fazer? Lisboa: Bertrand ALSTON, L.; EGGERSTSSON, T.; NORTH, D. (ed) (1998). Empirical Studies in Institutional change, Cambridge: Cambridge University Press ALLEN, Robert C. (2011). Global Economic History. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
As restantes referências incluem nomes como: Hall, Hillbom, Landes, Madureira, Mokyr, Olson, Piketty, Pomeranz, Reis, Royo, Schmitter, William e Williamson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16