Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a caracterização das competências emocionais e estabelecer as condições para uma eficaz gestão emocional no contexto do exercício da Liderança Transformacional
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os alunos estarão aptos a: OA1. Compreender os principais conceitos da Inteligência Emocional; OA2. Identificar as virtualidades e importância das emoções no exercício da Liderança; OA3. Identificar as competências emocionais pessoais e sociais indispensáveis para o sucesso profissional e pessoal; OA4. Identificar as competências emocionais de maior valor acrescentado no exercício da Liderança Transformacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS EMOÇÕES 1.1 Conceito de emoções e diferença entre emoções e sentimentos; 1.2 Modelos de Salovey & Mayer e Daniel Goleman; 1.3 As competências emocionais ?core?; 1.4 A importância das emoções no contexto da vida profissional e em particular no exercício das Lideranças; 2. AS SEIS COMPETÊNCIAS ?CORE? DO LÍDER TRANSFORMACIONAL 2.1 Criar Cultura 2.2 Promover o ?Espírito de Corpo 2.3 Comunicar, Comunicar, Comunicar 2.4 Transformar os resultados do negócio 2.5 Deixar um esteio de seguidores 2.6 Ir ?mais além? nas motivações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: P1 OA2: P1 OA3: P2 OA4: Pa
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Exame: a ponderação final é de 60%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Tratando-se de competências de natureza relacional e social, a pedagogia apropriativa é considerada a mais relevante para uma correta articulação entre a teoria e a prática. 1. Abordagem expositiva: OA1, OA2, AO3 e OA4. 2. Abordagem ativa: OA1, OA2, OA3 e OA4. 3. Autoestudo: OA1, OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kotsou, I. (2012), Inteligência Emotional e Gestão. Lisboa: Edições Piaget Hughes, M., Patterson, L.B. & Terrel (2005). Emotional Intelligence in Action. San Francisco: Pfeiffer Chernis, C. & Goleman, D. editors (2001). The Emotionally Intelligent Workplace. New York: Jossey-Bass Goleman, D. (2015). Como ser um Líder. Lisboa: Tema e Debates ? Círculo de Leitores Caruso, D.R. & Salovey, P. (2004). The Emotionally Intelligent Manager. San Francisco: Jossey-Bass
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Yukl, G.A. (1984). Leadership In Organizations. New Jersey: Prentice Hall
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16