Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03896
Acrónimo :
IEL
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a caracterização das competências emocionais e estabelecer as condições para uma eficaz gestão emocional no contexto do exercício da Liderança Transformacional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos estarão aptos a: OA1. Compreender os principais conceitos da Inteligência Emocional; OA2. Identificar as virtualidades e importância das emoções no exercício da Liderança; OA3. Identificar as competências emocionais pessoais e sociais indispensáveis para o sucesso profissional e pessoal; OA4. Identificar as competências emocionais de maior valor acrescentado no exercício da Liderança Transformacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS EMOÇÕES 1.1 Conceito de emoções e diferença entre emoções e sentimentos; 1.2 Modelos de Salovey & Mayer e Daniel Goleman; 1.3 As competências emocionais ?core?; 1.4 A importância das emoções no contexto da vida profissional e em particular no exercício das Lideranças; 2. AS SEIS COMPETÊNCIAS ?CORE? DO LÍDER TRANSFORMACIONAL 2.1 Criar Cultura 2.2 Promover o ?Espírito de Corpo 2.3 Comunicar, Comunicar, Comunicar 2.4 Transformar os resultados do negócio 2.5 Deixar um esteio de seguidores 2.6 Ir ?mais além? nas motivações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: P1 OA2: P1 OA3: P2 OA4: Pa

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Exame: a ponderação final é de 60%. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tratando-se de competências de natureza relacional e social, a pedagogia apropriativa é considerada a mais relevante para uma correta articulação entre a teoria e a prática. 1. Abordagem expositiva: OA1, OA2, AO3 e OA4. 2. Abordagem ativa: OA1, OA2, OA3 e OA4. 3. Autoestudo: OA1, OA2, OA3 e OA4.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kotsou, I. (2012), Inteligência Emotional e Gestão. Lisboa: Edições Piaget Hughes, M., Patterson, L.B. & Terrel (2005). Emotional Intelligence in Action. San Francisco: Pfeiffer Chernis, C. & Goleman, D. editors (2001). The Emotionally Intelligent Workplace. New York: Jossey-Bass Goleman, D. (2015). Como ser um Líder. Lisboa: Tema e Debates ? Círculo de Leitores Caruso, D.R. & Salovey, P. (2004). The Emotionally Intelligent Manager. San Francisco: Jossey-Bass

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yukl, G.A. (1984). Leadership In Organizations. New Jersey: Prentice Hall

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16