Programa
Licenciatura em Gestão
Licenciatura em Gestão de Marketing
Programa
I ? Mercados, Instrumentos e Instituições Financeiras 1. Mercado cambial: a taxa de câmbio 2. Mercado monetário: a taxa de juro 3. Mercado de capitais: primário e secundário e acções e obrigações 4. As Instituições financeiras: breve caracterização 5. A informação financeira: fontes e análise II ? Valor Financeiro do Tempo 1. A noção de juro: consumo vs. poupança 2. Taxa de juro nominal e real 3. A intermediação financeira e o risco 4. Juros simples e compostos 5. Conceitos de actualização e capitalização 6. Fluxos periódicos e regulares: rendas 7. Aplicações a operações de aplicação e financiamento III ? A Análise Financeira da Empresa 1. Fluxos financeiros e económicos 2. Resultados e indicadores de rendibilidade 3. Leverage financeiro 4. Origens e aplicações de fundos 5. Working capital 6. Equilíbrio financeiro e indicadores financeiros 7. Análise de fluxos financeiros IV ? Investimentos Reais 1. Natureza dos investimentos 2. Conceito de cash flow 3. Metodologia de avaliação 4. A taxa de actualização 5. Critérios de avaliação: NPV, IRR e PAY BACK