Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03620
Acrónimo :
IFOA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender o recurso às obras de arte como investimentos financeiros.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais. OA2= Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos. OA3= Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.Investimentos financeiros:conceitos básicos.Risco e retorno. II.Investimentos financeiros tradicionais:depósitos,obrigações,ações. III.Outros investimentos financeiros:futuros,opções,forwards. IV. Principais estudos sobre a arte como investimento financeiro V. Investimentos financeiros em obras de arte. Investimentos isolados (investimento direto). Fundos de investimento em obras de arte (investimento indireto) VI.Principais modelos existentes para o estudo do retorno financeiro das obras de arte: suas vantagens e desvantagens.O modelo de vendas repetidas (índice Mei-Moses).O modelo da regressão hedónica (índice Artprice) VII.Arte como ativo e reserva de valor:revisão de casos históricos.A arte como garantia para empréstimos.Arte e gestão de património VIII.Análise de risco para investimentos em arte IX.A importância da informação: bases de dados, algoritmos, especulação, arbitragem, e bolhas no mercado de arte X.Os argumentos para a regulação do mercado de arte

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CPI, II, III, IV OA2 - CPV, VI, VII OA3 - CPVIII, IX, X

Avaliação / Assessment


Teste (60%), trabalho individual (30%) sobre um tópico do programa e participação oral e assiduidade (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e relatórios, e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão dos temas a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZORLONI, Alessia (ed.), 2016. Art Wealth Management. Managing private art collections, Cham (Suíça), Springer ZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer. VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005). ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge. HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. GERLIS, Melanie, 2014. Art as an Investment? A survey of comparative assets, Farnham, Lund Humphries.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VELTHUIS, Olav; COSLOR, Erica, 2012. The Financialization of Art. In Knorr Cetina, K., & Preda, A. (Eds) The Oxford Handbook of the Sociology of Finance (pp. 471-487), Oxford, Oxford University Press. THOMPSON, Don, 2018. The Orange Balloon Dog. London, Aurum Press. SIMÕES, Pedro, 2015. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutoramento em História, especialização em História da Arte, apresentada à Universidade de Lisboa. RUSH, Richard, 1961. Art as an Investment, Englewood Cliffs, Prentice-Hall. ROZEL, Mary, 2014. The Art Collector?s Handbook. A guide to art collection and care, Farnham, Lund Humphries. ROBERTSON, Iain; CHONG, Derek (eds.), 2008. The Art Business, Londres, Routledge. REITLINGER, Gerald, 1964. The Economics of Taste. The rise and fall of the picture market. 1760-1960, Nova Iorque, Holt, Reinhart & Winston (1ª ed. Londres, 1961). MOUSTAIRA, Elina, 2015. Art Collections, Private and Public: a comparative legal study, Cham (Suíça), Springer. MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta. McNULTY, Tom, 2014. Art Market Research: a guide to methods and sources, Jefferson (N. Carolina), McFarland & Company. ________, 2010 (ed.). Fine Art and High Finance. Expert advice on the economics of ownership, Nova Iorque, Bloomberg Press. McANDREW, Clare, 2007. The Art Economy. An investor?s guide to the art market, Dublin, The Liffey Press. MARTORELLA, Rosana, 1990. Corporate Art, New Brunswick, Rutgers University Press. MEI, Jianping; MOSES, Michael, 2002. Art as an Investment and the Underperformance of Masterpieces. American Economic Review, 92(5), pp. 1656-1668. MANDEL, Benjamin, 2009. Art as an Investment and Conspicuous Consumption Good. American Economic Review, 99(4), pp.1653-1663. KRÄUSSL, Roman; LEHNERT, Thorsten; MARTELIN, Nicolas, 2016. Is there a bubble in the art market? Journal of Empirical Finance, 35, pp. 99-109 HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries. GRAMPP, William, 1989. Pricing the Priceless. Art, artists and economics, Nova Iorque, Basic Books. GOETZMANN, William; Renneboog, Luc; Spaenjers, Christophe, 2011. Art and Money. American Economic Review: Papers and Proceedings, 101(3), pp. 222?226. GOETZMANN, William, 1993. Accounting for Taste: Art and the Financial Markets Over Three Centuries. American Economic Review, 83(5), pp. 1370?76. FREY, Bruno; POMMEREHNE, Werner, 1989, Art Investment: An Empirical Inquiry. Southern Economic Journal, 56, pp. 396-409. FREY, Bruno; EICHENBERGER, Reiner, 1995. On the Rate of Return in the Art Market: Survey and Evaluation. European Economic Review, 39, pp. 528-537. FREY, Bruno; CUENI, Reto, 2013. ?Why invest in art??, The Economists? Voice, 10 (1), pp. 1-6. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U. (eds.), 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64. DEMPSTER, Anna (ed.), 2014. Risk and Uncertainty in the Art World. London, Bloomsbury Publishing. CAMPBELL, R.A.J, 2008. Art as a Financial Investment. The Journal of Alternative Investments, 10, pp. 64-81. BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag. BAUMOL, William J., 1986. Unnatural Value: or Art Investment as Floating Crap Game. The American Economic Review, 76, pp. 10-14. ASHENFELTER, Orley; GRADDY, Kathryn, 2003. Auctions and the Price of Art. Journal of Economic Literature, 41(3), pp. 763-787. APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries. _______, 2017. Dark Side of the Boom: The excesses of the art market in the 21st century, London, Lund Humphries. ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16