Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular oferece uma visão global do quadro institucional e financeiro da cooperação para o desenvolvimento, e das metodologias de operacionalização dos programas e projetos financiados por agências multilaterais e bilaterais de apoio ao desenvolvimento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender os desafios associados à implementação da agenda do desenvolvimento sustentável, designadamente na perspectiva do financiamento e da melhoria da eficácia, nomeadamente no contexto de países em desenvolvimento. OA2. Conhecer as diferentes modalidades de cooperação para o desenvolvimento, nas principais agências multilaterais e bilaterais de apoio ao desenvolvimento. OA3. Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos sobre as características estruturais de um projeto, o seu ciclo de vida e sobre ferramentas de apoio à análise, planeamento e implementação de um projeto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Arquitetura do financiamento do desenvolvimento 2. A agenda da eficácia da ajuda 3. Abordagem-projeto na cooperação para o desenvolvimento 4. Metodologias de apoio ao planeamento e gestão de projetos 4.1. Introdução aos modelos lógicos: conceitos-chave 4.2. Ferramentas de análise: análise de partes interessadas, análise de necessidades, cadeia de resultados 4.3. Ferramentas de planeamento: atividades de planeamento; método do caminho crítico; orçamentação 4.4. Ferramentas de monitorização: pilares de um sistema de monitorização; responsabilização interna e externa 4.5. Ferramentas de avaliação: conceitos-chave; análise e elaboração de relatórios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 <=> CP1 e CP2 OA2 <=> CP3 OA3 <=> CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação da unidade curricular é contínua não sendo possível a realização de exame, sendo realizada através de um ensaio individual, sendo a nota final obtida de acordo com a seguinte ponderação: - Ensaio individual: 90% - Assiduidade e participação: 10%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino e de aprendizagem combina aulas teórico-práticas, o estudo da bibliografia recomendada e a discussão de tópicos relevantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos aplicados sobre as principais etapas de um projeto e sobre ferramentas metodológicas de apoio a cada uma destas etapas, recorrendo à partilha de exemplos práticos em aula.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vaessen, J., Lemire, S. and Befani, B. (2020). Evaluation of International Development Interventions: An Overview of Approaches and Methods. IEG. Washington, DC: World Bank. OECD (2022), Global Outlook on Financing for Sustainable Development 2023: No Sustainability Without Equity, OECD Publishing, Paris Lundsgaarde, E. and Engberg-Pedersen, L. (2019), The Aid Effectiveness Agenda: past experiences and future prospects, DIIS, Copenhagen Funnell, S.C. and Rogers, P. J. (2011) Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models. San Francisco: Jossey-Bass/Wiley European Commission (2004), Project Cycle Management Guidelines, Aid Delivery Methods ? volume 1, Brussels
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Independent Evaluation Group (2012), Designing a results framework for achieving results: a how-to guide. World Bank Vogel, I. (2012), Review of the use of ?Theory of Change? in international development: review Report, DFID UNDP (2022), A space for change: Partnership perspectives on an effective multilateral system OECD (2021), Implementing the OECD recommendation on policy coherence for sustainable development: guidance note, OECD, Paris Morra Imas, Linda G.; Rist, Ray C.. 2009. The Road to Results : Designing and Conducting Effective Development Evaluations. World Bank. © World Bank. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/2699 License: CC BY 3.0 IGO Lee, N. (2017), Billions to Trillions? Issues on the Role of Development Banks in Mobilizing Private Finance, Center for Global Development Killen, B. And A. Rogerson (2010), Global Governance for International Development: Who?s in Charge? Development Brief, Consultation Draft, Issue 2, OECD, Paris European Commission (2020), ROM Handbook. V.6.1, Brussels Desai, H. and K. Yabe (2022), ?The state of multidimensional fragility in 2022?, OECD Publishing, Paris Council of Europe (2020), Human Rights Approach: practical guide for cooperation projects, Strasbourg Alonso, J. and Glennie, J. (2015), What is development cooperation?, 2016 Development Cooperation Forum Policy Briefs, No.1, Economic and Social Council, United Nations African Development Bank, Asian Development Bank, European Bank for Reconstruction and Development, European Investment Bank, Inter-American Development Bank, International Monetary Fund, and World Bank Group (2015), From Billions to Trillions: Transforming Development Finance Post-2015 Financing for Development: Multilateral Development Finance, document prepared for the April 18, 2015 Development Committee meeting
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16