Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
- Desenvolver as competências dos/as alunos/as para o reconhecimento dos efeitos sociais do género ou em intersecção com o género ao nível da diferenciação, discriminação e representação. - Fomentar a cidadania de género dos alunos e as alunas nos debates públicos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Alunos e Alunas que completem esta UC serão capazes de: OA1.Distinguir os conceitos de sexo e género OA2.Participar em projectos de investigação que recorram à perspectiva do género para analisar a desigualdade social e os obstáculos à implementação do princípio da igualdade. OA3.Participar em projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Género e diversidade - conceitos básicos Significado social e experiencial do género Interseccionalidade e diversidade humana: género, raça, classe, orientação sexual, identidade de género, diversidade funcional, geração. II - Políticas para a igualdade de género e diversidade Portugal União Europeia Nações Unidas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CPS1, CP2
Avaliação / Assessment
Avaliação Contínua -Participação em aula com exercícios e debates sobre visualização de vídeos-10% -Trabalho individual (com tutoria da docente) sobre artigos e capítulos de livros que o estudante tem como leitura adicional, sistematização de uma exemplo e comentário critico-90% Exame Todas as épocas de exame são avaliadas com um trabalho individual - 100% O docente pode requerer avaliação por exame oral como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os conceitos, quadros teóricos de referência e políticas para a igualdade constantes no conteúdo programático com a participação de discentes e reflexão dialogada sobre as temáticas. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e a capacidade de aplicação no desenvolvimento de projetos de investigação e de intervenção.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Amâncio, L. (2017) Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In João Manuel Oliveira e Lígia Amâncio (orgs.) Géneros e Sexualidades: Intersecções e Tangentes, pp.17-36 Ebook disponível em http://gensexinter.tumblr.com Oliveira, João Manuel de. (2013). Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação". Psicologia & Sociedade, 25(1), 68-78. Schiebinger, Londa (2016). Expandindo o kit de ferramentas agnotológicas: métodos de análise de sexo e gênero. Feminismos, 85-103. Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (eds). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Amância, L., As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal., 1999, Amâncio, L. (1999) As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal. Finisterra, 61-66, Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan Colling, Leandro (2016). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA Fausto-Sterling, Anne (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16