Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03522
Acrónimo :
IGD-I
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
11.0h/sem
Trabalho Autónomo :
39.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Os Alunos e Alunas que completem esta UC serão capazes de: OA1.Distinguir os conceitos de sexo e género OA2.Participar em projectos de investigação que recorram à perspectiva do género para analisar a desigualdade social e os obstáculos à implementação do princípio da igualdade. OA3.Participar em projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Desenvolver as competências dos/as alunos/as para o reconhecimento dos efeitos sociais do género ou em intersecção com o género ao nível da diferenciação, discriminação e representação. - Fomentar a cidadania de género dos alunos e as alunas nos debates públicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Género e diversidade - conceitos básicos Significado social e experiencial do género Interseccionalidade e diversidade humana: género, raça, classe, orientação sexual, identidade de género, diversidade funcional, geração. II - Políticas para a igualdade de género e diversidade Portugal União Europeia Nações Unidas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CPS1, CP2

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua -Participação em aula com exercícios e debates sobre visualização de vídeos-10% -Trabalho individual (com tutoria da docente) sobre artigos e capítulos de livros que o estudante tem como leitura adicional, sistematização de uma exemplo e comentário critico-90% Exame Todas as épocas de exame são avaliadas com um trabalho individual - 100% O docente pode requerer avaliação por exame oral como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC consistirá em aulas de carácter teórico-prático, onde se pretende apresentar os conceitos, quadros teóricos de referência e políticas para a igualdade constantes no conteúdo programático com a participação de discentes e reflexão dialogada sobre as temáticas. A estratégia pedagógica procurará estimular o pensamento crítico sobre os temas abordados e a capacidade de aplicação no desenvolvimento de projetos de investigação e de intervenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Amâncio, L. (2017) Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In João Manuel Oliveira e Lígia Amâncio (orgs.) Géneros e Sexualidades: Intersecções e Tangentes, pp.17-36 Ebook disponível em http://gensexinter.tumblr.com Oliveira, João Manuel de. (2013). Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação". Psicologia & Sociedade, 25(1), 68-78. Schiebinger, Londa (2016). Expandindo o kit de ferramentas agnotológicas: métodos de análise de sexo e gênero. Feminismos, 85-103. Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (eds). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Amância, L., As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal., 1999, Amâncio, L. (1999) As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal. Finisterra, 61-66, Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan Colling, Leandro (2016). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA Fausto-Sterling, Anne (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16