Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03522
Acrónimo :
IGD-I
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


- Desenvolver as competências dos/as alunos/as para o reconhecimento dos efeitos sociais do género ou em intersecção com o género e diversidade ao nível da diferenciação, discriminação e representação. - Fomentar a cidadania de género dos alunos e as alunas nos debates públicos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Estudantes que completem esta UC serão capazes de: OA1.Distinguir os conceitos de sexo e género OA2.Participar em projectos de investigação que recorram à perspectiva do género e da diversidade para analisar as desigualdades sociais e os obstáculos à implementação dos princípios da igualdade e da diversidade. OA3.Participar em projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género. OA4. Entender a diversidade do espectro de género.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1- Género e diversidade - conceitos básicos CP2-Significado social e experiencial do género. Género e cidadania. CP3-Interseccionalidade e diversidade humana: género, raça, classe, orientação sexual, identidade de género, diversidade funcional, geração. CP4-Políticas para a igualdade de género e diversidade: Portugal União Europeia Nações Unidas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Depois da Introdução ao curso (ponto 1) e das distinções conceptuais básicas, a segunda parte do curso (ponto 2) centra-se nos significados experienciais e sociais do género e abre o debate à relação entre género e democia. O ponto 3 localiza a interseccionalidade em relação a uma série de eixos de diferenciação sociais. Neste CP3 são aprofundados os aspetos relativos à diversidade sexual e de género. Por fim, o aprofundamento das políticas públicas no contexto nacional, europeu e global (CP4). Este percurso programático permite não só atingir os objetivos 1, 3 e 4 mais ligados a aprendizagens conceptuais, mas também criar as competências para a participação em projetos de investigação nesta área do conhecimento - objetivo 2. OA1 - CP1 OA2 - CP1, CP4 OA3 - CP1, CP2, CP3 OA4- CP2, CP3

Avaliação / Assessment


O regime de avaliação dos conhecimentos será avaliação ao longo do semestre, implicando para isso a presença em 75% das aulas. A avaliação basear-se-á na nota de: 1 trabalho individual (capacidades de exposição e argumentação 80%) e participação ao longo do semestre nos exercícios em aula (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral 20%). O trabalho consiste numa recensão de um artigo ou capítulo escolhido de uma lista de textos seleccionados pela equipa docente. A média ponderada destas avaliações deve ser superior a 9,5 para garantir a aprovação. É exigida nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no moodle 3 dias antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma. A equipa docente pode requerer avaliação por exame oral como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo e aprendizagem dos temas do programa da UC é apoiado na frequência e participação nas aulas, na leitura autónoma da bibliografia da UC combinada com uma discussão ampla dos textos com toda a turma e com a equipa docente. As aulas contemplam uma parte expositiva com o debate e a discussão crítica dos principais temas contemplados no programa da UC. As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas, de descoberta e discussão. Nas aulas teórico-práticas, utilizam-se estratégias exploratórias, indutivas e dedutivas, reflexivas e experienciais com recurso a debates, imagem e vídeo, exercícios práticos e estudos de caso. Estas estratégias favorecem formas de aprendizagem ativas. Cada aluno /a terá no total 13 horas de contacto, sendo 12 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui 50 horas: - 15 horas de trabalho autónomo, que inclui: - 15h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura. -10h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas - 10h na preparação do trabalho para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino serão idênticas para cada objetivo de aprendizagem. Esta UC tem como pressuposto o recurso a amplos materiais pedagógicos, como filmes, livros, vídeos. Então os debates serão fundamentais como modelo de discussão e de trabalho e por isso o acompanhamento das aulas é indispensável. A UC recorre a metodologias ativas, participativas e expositivas para desenvolver e fomentar a construção de conhecimentos para atingir os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico práticas permitem aprofundar os conhecimentos de forma debatida com a equipa docente e toda a turma, mas também ensaiar e aprender as competências necessárias para uma leitura e análise crítica, fundamentais para entender e poder participar em projetos de investigação nesta área do saber..

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Amâncio, L. (2017) Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In João Manuel Oliveira e Lígia Amâncio (orgs.) Géneros e Sexualidades: Intersecções e Tangentes, pp.17-36 Ebook disponível em http://gensexinter.tumblr.com Oliveira, João Manuel de. (2013). Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação". Psicologia & Sociedade, 25(1), 68-78. Schiebinger, Londa (2016). Expandindo o kit de ferramentas agnotológicas: métodos de análise de sexo e gênero. Feminismos, 85-103. Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (eds). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Andrade, L. N. de & Saleiro, S. P. (2020). Trans(i)legalidade: Direitos LGBT+ no Brasil e em Portugal. Cadernos de Gênero e Diversidade. 6 (4), 100-122 Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan Colling, Leandro (2016). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA Fausto-Sterling, Anne (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16