Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03286
Acrónimo :
ILA
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Línguas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos com um conhecimento básico da estrutura, fonética e vocabulário base da língua alemã para prepará-los para um futuro estudo mais aprofundado em contexto de trabalho, imigração ou intercâmbio universitário aproveitando um ambiente homogéneo de formação baseando-se na sua língua materna (o Português).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Dominar a pronúncia e as regras básicas da ortografia neerlandesas; OA2. Reconhecer e utilizar de forma básica as regras essenciais da gramática alemã; OA3. Compreender (audição e leitura) textos simples; OA4. Adquirir um conjunto de vocabulário que permita a orientação geográfica e sobrevivência linguística mínima nas sociedades alemãs, austríacas e suíças.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Exposição e treino da pronúncia e das regras de ortografia, realização de um ditado por aula CP2. Introdução de vocabulário relacionado com as horas, números, meses e dias, advérbios de indicação de tempo CP3. Introdução e explicação dos seguintes tópicos gramaticais: - Pronomes pessoais - Verbos no indicativo do presente - Estrutura das frases alemãs - Verbos modais - Pronomes interrogativos - Artigos definidos e indefinidos - Pronomes demonstrativos - Pronomes possessivos - Adjetivos - O pronome "es" - A negação - Verbos separáveis e inseparáveis CP4. Utilização de textos informativos fáceis sobre a geografia e sociedade alemã, austríaca e suíça.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP3 OA3 - CP1, CP2, CP3,CP4 OA4 - CP4

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua: a) Presença e Participação nas aulas - 20% da nota final; b) Teste de avaliação individual - 80 % da nota final - Compreensão escrita (20%) - Vocabulário (20%) - Gramática (20%) - Compreensão oral (20%) 2) Avaliação final Realização de uma prova de avaliação final - 100% da nota final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas TP (10 horas): desenvolvimento da gramática, pronúncia, vocabulário e ortografia através de metodologias participativas; 2. Trabalho autónomo (40 horas): recomendações para estudo no final de cada aula, trabalhos para casa, revisão da gramática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A principal ligação entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes : Aulas teórico-práticas (10h): desenvolvimento e aplicação de gramática, pronúncia, vocabulário e competências através de explicações e exercícios participativos (OA1, OA2, OA3, OA4); Trabalho autónomo (40h); consolidação de gramática e vocabulário através de exercícios e revisão gramatical recomendada (OA2, OA3, OA4).

Observações / Observations


É obrigatória a presença em 80% das aulas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Livro de exercícios : SOS Deutsch (1) - Porto editora : uma gramática da língua alemã

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N.a.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16