Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03732
Acrónimo :
IMF
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender os conceitos de taxa de juro nominal e efectiva, saber actualizar e capitalizar valores monetários, e saber calcular os fluxos financeiros de operações de aplicação e financiamento. 2. Compreender o funcionamento dos diversos segmentos dos mercados financeiros. 3. Saber avaliar obrigações, formular decisões de negociação no mercado de obrigações e calcular taxas de rentabilidade para investimentos em obrigações. 4. Saber analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos. 5. Saber avaliar acções através da actualização dos seus dividendos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos desta cadeira consistem em dotar o aluno de conhecimentos essenciais acerca de cálculo financeiro, do funcionamento dos mercados financeiros, da avaliação de obrigações e acções e da análise de eficiência e performance de carteiras de activos financeiros.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Cálculo Financeiro (a)Tx de juro, capitalização e actualização (b)Bases de calendário (c)Regimes de capitalização (d)Txs de juro nominais e efectivas (e)Rendas financeiras 2. Mercados Financeiros (a)Mercado monetário (b)Mercado cambial (c) Mercado accionista (d) Mercado obrigacionista (e) Mercado de derivados 3. Obrigações (a) Características das obrigações (b) Estrutura temporal de taxas de juro:taxas spot e forward (c) Aval. de obrigações de taxa fixa (d) Decisão de negociação no mercado de obrigações (e) Taxas de rendimento:yield-to-maturity e taxa de rendimento realizado (f) Ratings e risco de crédito (g) Aval. de obrigações de tx variável 4. Teorias da Carteira e Modelos de Equilíbrio (a) Rendibilidade e risco (b) Modelo de Markowitz (c) Modelo de Tobin (d) Capital Asset Pricing Model (CAPM) (e) Análise e aval. de performance: Alpha e Índices de Treynor e Sharpe 5. Avaliação de Acções (a) Modelo de Gordon (b) Valor actual das oportun. de cresc. e pol.de distrib. de dividendos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5

Avaliação / Assessment


1ª época: avaliação periódica consistindo num exame intermédio escrito (50%) e exame final escrito (50%), com aprovação condicionada a uma nota mínima de 7,5 em cada um dos exames; ou apenas exame final escrito (100%). 2ª época: exame final escrito (100%). No demais, aplicam-se os princípios gerais de avaliação em vigor para a Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, pesquisa, crítica, comunicação, conforme os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, análise e resolução de exercícios e casos práticos e textos de apoio e leitura 3.Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, conforme o planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1 - todas as MEA OA2 - todas as MEA OA3 - todas as MEA OA4 - todas as MEA OA5 - todas as MEA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- A. G. Mota, C. Barroso, D. Pimentel, J. M. Lourenço, J. P. Nunes, L. Oliveira, M. Ferreira, e R. Alpalhão, 2009, Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Edições Sílabo. - Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, 2017, Investments, McGraw-Hill/Irwin, 11ª edição. - Textos de apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, 1998, Investments, Prentice Hall, 6ª edição. - E. Elton, M. Gruber, S. Brown e W. Goetzmann, 2002, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, Wiley, 8ª edição. - Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L., 2014, "Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos", Edições Sílabo, 2ª Edição

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16