Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Inovação de Produto Digital visa desenvolver o interesse dos alunos pelo empreendedorismo e a inovação de produto digital, e a capacidade de reconhecer e criar oportunidades de negócios inovadores e sustentáveis, nas dimensões sociais, ambientais e de negócio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Compreender o processo empreendedor. Conhecer as tendências tecnológicas relevantes e dinâmicas socioeconómicas relevantes OA2 Elaborar propostas de valor, planos de negócio e modelos de negócio (contexto Lean Startup), que sejam triplamente sustentáveis, nas suas vertentes social, ambiental e financeira OA3 Conhecer diferentes metodologias de inovação aplicada, e técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência (matriz Ansoff) OA4 Conceber um modelo negócio com base na metodologia da tela BMC OA5 Promover o produto e analisar a escalabilidade do negócio OA6 Preparar planos de internacionalização e de comercialização OA7 Procurar e analisar as fontes de financiamento OA8 Conhecer e saber aplicar os regulamentos de propriedade intelectual, patentes e documentação de suporte OA9 Saber realizar a comunicação com pares e partes interessadas no desenvolvimento do produto, através de sumário executivo e apresentação de elevator pitch
Conteúdos Programáticos / Syllabus
C1 Introdução ao Empreendedorismo. Contexto Macro do Empreendedorismo C2 Metodologias: do plano de negócios ao Lean Startup. Eventos recomendados. O que é uma ideia de negócio? Como é que encontramos ideias de negócio? C3 Exemplos de negócios e iniciativas de empreendedorismo triplamente sustentáveis C4 O dilema da inovação com casos de estudo: framework de inovação, funil de inovação, Inovação aberta. Inovação em produtos triplamente sustentáveis C5 Técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência (matriz Ansoff) C6 Apresentação da metodologia da tela de modelo de negócio (BMC) C7 Promoção do produto e análise de escalabilidade C8 Planos de internacionalização e de comercialização C9 Fontes de financiamento C10 Propriedade intelectual e patentes C11 Apresentação duma ideia de negócio. Comunicação em público (a arte do pitching). Partes interessadas relevantes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e o programa (C) do curso é evidente: C1 foca-se na introdução ao empreendedorismo e seu contexto macro, alinha-se com OA1 C2 aborda metodologias e a conceptualização de ideias de negócio, em linha com OA2, que visa capacitar os alunos a elaborar propostas e modelos de negócios triplamente sustentáveis C3 e C4 apresentam exemplos práticos de empreendedorismo sustentável e o dilema da inovação e alinha-se também com AO2 C5 relaciona-se com técnicas de benchmarking, usando a matriz Ansoff (OA3) C6 enfatiza a conceção de modelos de negócio baseados na tela BMC (OA4) C7 e C8, que abordam promoção, escalabilidade, comercialização e planos de internacionalização, alinham-se com OA5 e OA6 C9 e C10, focados na busca por fontes de financiamento e a compreensão de regulamentos de propriedade intelectual, suportam OA7 e OA8 Finalmente, C11, destaca a apresentação de ideias e a comunicação eficaz em público e a partes interessadas (OA9)
Avaliação / Assessment
Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos, combinada com aprendizagem baseada em projetos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a UC adotará a tutoria entre pares e Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, baseada na empatia, ideação, prototipagem rápida, experimentação e iteração. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em estudo de casos, combinada com aprendizagem baseada em projetos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a UC adotará a tutoria entre pares e Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas centrada no ser humano, baseada na empatia, ideação, prototipagem rápida, experimentação e iteração. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, desenvolver um projeto em grupo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e projetos. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a metodologia de Design Thinking, que será concretizada ao longo do semestre, e especialmente aplicada ao projeto de grupo, que envolve a submissão de diversos entregáveis.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
https://canvanizer.com/book/business-model-generation Alex Osterwalder, A., Pigneau, Y., Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, 2010, primeiras 72 páginas, Wiley John Wiley & Sons.Ries, E., The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017, capítulos 3 e 4, Penguin Group Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want Burns, P., Entrepreneurship and Small Business., 2016, Palgrave Macmillan McGraw-Hill Education, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2014, Dorf. R., Byers, T. Nelson, A. Mariotti, S., Glackin, C., Entrepreneurship: Starting and Operating A Small Business, 2015, Global Edition. Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Paul Graham (2012) blog Alex Osterwalder, Alex Osterwalder on “From Business Plan to Business Model”, -, Video, http://www.youtube.com/watch?v=jMxHApgcmoU&feature=related Steve Blank, Steve Blank on “Customer Development”, -, Video, http://www.youtube.com/watch?v=6t0t-CXPpyM&feature=related Blank, S., Four Steps to Epiphany, 2013, primeiros 3 capítulos, K & S Ranch Ames, M., & Runco, M. A., "Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking”, Creativity and Innovation Management, 2005, 14(3), 311-315
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16