Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular em Intervenção Psicológica na Saúde e no Bem-Estar tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes um conhecimento teórico e prático baseado da evidência sobre as intervenções cognitivo-comportamentais e integrativas no âmbito da saúde e do bem-estar, aplicados a diversos contextos clínicos. Visa assim capacitar os/as estudantes para intervirem de forma competente e atualizada em contextos clínicos, ao longo do ciclo de vida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Adquirir conhecimento dos princípios básicos da mudança comportamental e cognitiva aplicado à saúde e bem-estar. OA2: Adquirir competências de intervenção psicológica e de tomada de decisão clínica baseadas na evidência, orientada para a intervenção psicológica no contexto da psicologia da saúde e do bem-estar. OA3: Conhecer os fatores comuns associados à eficácia das intervenções psicológicas. OA4: Adquirir competências profissionais, éticas e deontológicas subjacentes à intervenção psicológica nos contextos de cuidados de saúde. OA5: Adquirir competências técnicas e de aplicação de intervenção cognitivo-comportamental e integrativa em diferentes questões de saúde e de sofrimento psicológico e em diferentes populações. OA6: Discutir processos de mudança e de promoção da saúde e bem-estar centrados nas características dos/as pacientes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução à Intervenção Cognitivo Comportamental 1.1Princípios básicos da intervenção cognitivo-comportamental 1.2Da avaliação clínica à formulação de caso 1.3Fatores comuns, modelos explicativos e evidência empírica 1.4Competências profissionais e éticas 1.5Avaliação da eficácia e monitorização do progresso clínico 2.Intervenção psicológica aplicada à saúde e bem-estar 2.1Relação terapêutica 2.2Psicoeducação 2.3Gestão de contingências 2.4Exposição e imagética 2.5Relaxamento, mindfulness e meditação 2.6Modelagem e treino de competências 2.7Reestruturação cognitiva 2.8Regulação emocional 2.9Auto-regulação, auto-monitorização e controlo de estímulos 2.10Resolução de problemas 3.Aplicações clínicas 3.1 Intervenções aplicadas a problemas externalizantes e internalizantes na infância e adolescência 3.2Intervenções aplicadas às perturbações emocionais em adultos 3.3Aplicações a problemas psicológicos crónicos e complexos 3.4Modelo integrativo de seleção sistemática das intervenções
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) sa?o concretizados em conteu?dos do programa. Desta forma, verifica-se que: - OA1, OA3 e OA4 concretizam-se no módulo 1. - OA5 concretiza-se no módulo 2 e 3. - OA2 e OA6 concretizam-se no módulo 3.
Avaliação / Assessment
1. A avaliação periódica inclui: - um trabalho de grupo sobre intervenções psicológicas aplicadas a um problema de saúde/população/grupo alvo (30%) e a respetiva apresentação (20%) - teste/frequência (50%) Ficam aprovados os/as estudantes que, tendo todas as avaliações superiores a 7.5, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. 2. Exame Final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC é constituída por: - TP: de carácter expositivo de modelos e princípios teóricos, com apresentação de casos clínicos, e componente prática com recurso a vídeos, exercícios práticos, discussão de casos, e contacto com profissionais do campo de aplicação; - PL: de caracter participativo e ativo, para desenvolvimento das competências, através de role-play, exercícios de aplicação e modelagem, apresentações e discussão de casos, e orientação de tarefas a desenvolver em trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos/as estudantes, alinhados com os OA. As aulas teórico-práticas utilizam tanto metodologias expositivas como participativas, dirigindo-se ao desenvolvimento de conhecimentos das teorias e sistemas de referência da intervenção psicológica (OA1 e OA3). Ainda, a componente prática será operacionalizada pelo ensino de competências, a realização de exercícios de aplicação das estratégias e técnicas de intervenção, pela análise de vídeos, e/ou pelo contacto com profissionais do campo de aplicação, dirigidas principalmente para o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA2 e OA4-OA6. As aulas de prática laboratorial são especialmente baseadas em metodologias ativas, de descoberta, discussão de casos clínicos, prática de role-play e realização dos trabalhos de grupo. Também visam o desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e competências atitudinais e motivacionais (saber ser), para OA2, OA4-OA6. Deve referir-se ainda o auto-estudo e preparação do trabalho de grupo e exercício individual, relativo ao trabalho autónomo do/a aluno/a, complementar ao tempo de horas de contacto.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Beck, J. (2020). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (3nd Edition). Gilford Press. Cormier, S.; Nurius, P.S.; & Osborn, C. J. (2017). Interviewing and change strategies for helpers (8a Ed.) Cengage Learning. Corrie, S., Townend, M., and Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd Hayes, S. & Hofmann, S. (2018). Process-based CBT: The science and core clinical competencies of CBT. Oakland: Context Press Wright, J.H., Brown, G. K., Thase, M. E., & Basco, M. R. (2017). Learning Cognitive-behavior Therapy: An Illustrated Guide (2 Rev Edition). American Psychiatric Pub.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Beutler, L.E. & Harwood, T.M. (2000). Prescriptive psychotherapy: A practical guide to systematic treatment selection. New York: Oxford University Press. Biscaia, C & Neto, D.D. (coords) (2019). A prática profissional da psicoterapia. Lisboa: OPP. DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer. Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: The nuts and bolts (2nd ed.). New York: Guilford Press. Leahy, R. L., Tirch, D., & Napolitano, L. A. (2013). Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora. McKay, M., Wood, J. C., & Brantley, J. (2019). The dialectical behavior therapy skills workbook: Practical DBT exercises for learning mindfulness, interpersonal effectiveness, emotion regulation, and distress tolerance. New Harbinger Publications. Norcross, J. (Ed.) (2002). Psychotherapy relationships that work: Therapist contributions and responsiveness to patients. New York: Oxford Press. Prochaska, J. O., & Norcross, J. C. (2018). Systems of psychotherapy: A transtheoretical analysis. Oxford University Press. Roth, A., & Fonagy, P. (Eds.) (2005). What works for whom? A critical review of psychotherapy research (2ª Edição). New York, NY: Guilford. Bibliografia adicional será indicada ao longo do semestre, designadamente para as aplicações específicas no modulo 3.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16