Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04462
Acrónimo :
IPSBE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular em Intervenção Psicológica na Saúde e no Bem-Estar tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes um conhecimento teórico e prático baseado da evidência sobre as intervenções cognitivo-comportamentais e integrativas no âmbito da saúde e do bem-estar, aplicados a diversos contextos clínicos. Visa assim capacitar os/as estudantes para intervirem de forma competente e atualizada em contextos clínicos, ao longo do ciclo de vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1: Explicar os princípios básicos da mudança comportamental e cognitiva aplicado à saúde e bem-estar. OA2: Demonstrar competências de intervenção psicológica e de tomada de decisão clínica baseadas na evidência, orientada para a intervenção psicológica no contexto da psicologia da saúde e do bem-estar. OA3: Saber identificar os fatores comuns associados à eficácia das intervenções psicológicas. OA4: Identificar, definir e analisar criticamente as competências profissionais, éticas e deontológicas subjacentes à intervenção psicológica nos contextos de cuidados de saúde. OA5: Demonstrar competências técnicas e de aplicação de intervenção cognitivo-comportamental e integrativa em diferentes questões de saúde e de sofrimento psicológico e em diferentes populações. OA6: Identificar e discriminar processos de mudança e de promoção da saúde e bem-estar centrados nas características dos/as pacientes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução à Intervenção Cognitivo Comportamental 1.1Princípios básicos da intervenção cognitivo-comportamental 1.2Da avaliação clínica à formulação de caso 1.3Fatores comuns, modelos explicativos e evidência empírica 1.4Competências profissionais e éticas 1.5Avaliação da eficácia e monitorização do progresso clínico 2.Intervenção psicológica aplicada à saúde e bem-estar 2.1Relação terapêutica 2.2Psicoeducação 2.3Gestão de contingências 2.4Exposição e imagética 2.5Relaxamento, mindfulness e meditação 2.6Modelagem e treino de competências 2.7Reestruturação cognitiva 2.8Regulação emocional 2.9Auto-regulação, auto-monitorização e controlo de estímulos 2.10Resolução de problemas 3.Aplicações clínicas 3.1 Intervenções aplicadas a problemas externalizantes e internalizantes na infância e adolescência 3.2Intervenções aplicadas às perturbações emocionais em adultos 3.3Aplicações a problemas psicológicos crónicos e complexos 3.4Modelo integrativo de seleção sistemática das intervenções

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os OA concretizam-se em conteúdos programáticos. OAs 1 e 2: Em CP 1 e 3 os alunos refletem criticamente sobre os modelos cognitivo comportamentais, considerando as origens e fatores de manutenção de diferentes problemas psicológicos, e os processos de mudança e de intervenção aplicáveis. O estudo de casos permite aprender a formular casos, objetivos e planos terapêuticos. OAs 3 e 4: No CP 1 serão aprofundados conhecimentos sobre os fatores comuns associados à eficácia das intervenções psicológicas, e sobre as competências profissionais e éticas subjacentes à prática clínica. OA 5: Os CPs 2 e 3 possibilitam a aprendizagem e aplicação de técnicas de intervenção específicas, através de estudos de caso, formulação de objetivos e plano terapêuticos, e exercícios de modelagem. OA 6: Os CPs 1 e 3 permitem aos estudantes refletir sobre as características pessoais do indivíduo que predizem a trajetória do processo terapêutico, e os processos de mudança aplicáveis a casos concretos.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) um trabalho de grupo consistindo num estudo de caso à luz dos modelos cognitivo comportamentais, incluindo formulação de caso, definição de objetivos terapêuticos, de um plano de intervenção, e de um role play de uma sessão exemplificando a aplicação das técnicas de intervenção aprendidas. Este trabalho implica a entrega de um documento escrito (30%), e de uma gravação vídeo do role play mencionado anteriormente (10%) (2) dois testes individuais escritos (2 x 30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC combina metodologias expositiva (e.g., técnicas de exposição participada tais como a realização de exercícios individuais e em grupo no início das aulas), e ativa (e.g. discussões guiadas, estudo de casos práticos, e exercícios de role-play). As TP combinam a exposição dos modelos teóricos com a utilização de técnicas de exposição participada. Partem da apresentação de um problema ou caso prático, analisado e discutido pelos alunos guiados pelo docente, para a reflexão acerca de como os modelos teóricos e seus princípios se aplicam ao problema/caso em presença. As PL socorrem-se de práticas pedagógicas ativas e participativas, com vista ao treino de competências para o exercício da prática clínica em contextos de saúde e bem-estar. É privilegiada a modelagem para a aquisição e treino destas competências, incluindo a observação de modelos e exercícios de simulação. Está previsto trabalho autónomo, destinado ao estudo da bibliografia recomendada e à realização de um trabalho de grupo de consolidação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são congruentes com os objetivos de aprendizagem definidos. Visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos/as estudantes, alinhados com os OA. A UC é constituída por: (1) aulas teórico-práticas que combinam uma componente expositiva, a partir da bibliografia de base da UC, com a realização de tarefas individuais e de grupo, que permitam uma melhor compreensão e análise crítica de conteúdos programáticos e a aplicação do conhecimento adquirido. O recurso às práticas pedagógicas ativas assentes em tarefas de resolução de problema, discussões presenciais guiadas, e exercícios de estudo/discussão de caso, e contacto com profissionais do campo de aplicação, permitirão a consolidação e aplicação de conhecimentos e o treino de competências específicas associadas aos OA 1 a 4, e OA 6. (2) aulas de práticas e laboratoriais, de carácter participativo e ativo, em que se pretende o treino e aplicação do conhecimento adquirido e de competências profissionais específicas. Na componente prática privilegia-se o uso da modelagem, incorporando, entre outros, a observação de modelos competentes – por exemplo pela análise de vídeos exemplificativos – e os exercícios de role-play, bem como pelo contacto com profissionais do campo de aplicação. Esta componente dirige-se principalmente ao desenvolvimento de aptidões (saber fazer) e atitudes (saber ser), enquadradas nos OA2 e OA4-OA6. As horas de trabalho autónomo dos estudantes são congruentes com todos os objetivos de aprendizagem, especialmente pela realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação periódica, com foco no estudo e formulação de caso, e definição de objetivos terapêuticos e de um plano de intervenção.

Observações / Observations


Não aplicável

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beck, J. (2020). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (3rd ed). Gilford Press. Branch, R., & Willson, R. (2020). Cognitive behavioural therapy for dummies (3rd ed). John Wiley & Sons. Cormier, S., Nurius, P.S., & Osborn, C. J. (2017). Interviewing and change strategies for helpers (8th ed) Cengage Learning. Corrie, S., Townend, M., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd. Hayes, S. & Hofmann, S. (2018). Process-based CBT: The science and core clinical competencies of CBT. Oakland: Context Press. O’Donohue, W., & Masuda, A. (Eds.). (2022). Behavior therapy: First, second, and third Waves. Springer International Publishing. Sokol, L., & Marci. G. Fox. (2019). The comprehensive clinician's guide to cognitive behavioral therapy. Pesi. Wright, J.H., Brown, G. K., Thase, M. E., & Basco, M. R. (2017). Learning Cognitive-behavior therapy: An Illustrated Guide (2nd ed). American Psychiatric Pub.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Beutler, L.E. & Harwood, T.M. (2000). Prescriptive psychotherapy: A practical guide to systematic treatment selection. New York: Oxford University Press. Biscaia, C & Neto, D.D. (coords) (2019). A prática profissional da psicoterapia. Lisboa: OPP. DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer. Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: The nuts and bolts (2nd ed.). New York: Guilford Press. Leahy, R. L., Tirch, D., & Napolitano, L. A. (2013). Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora. McKay, M., Wood, J. C., & Brantley, J. (2019). The dialectical behavior therapy skills workbook: Practical DBT exercises for learning mindfulness, interpersonal effectiveness, emotion regulation, and distress tolerance. New Harbinger Publications. Norcross, J. (Ed.) (2002). Psychotherapy relationships that work: Therapist contributions and responsiveness to patients. New York: Oxford Press. Prochaska, J. O., & Norcross, J. C. (2018). Systems of psychotherapy: A transtheoretical analysis. Oxford University Press. Roth, A., & Fonagy, P. (Eds.) (2005). What works for whom? A critical review of psychotherapy research (2ª Edição). New York, NY: Guilford. Bibliografia adicional será indicada ao longo do semestre, designadamente para as aplicações específicas no modulo 3.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18