Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04464
Acrónimo :
L-M
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais da UC Literacia dos Média são de âmbito teórico e prático. Os estudantes receberão uma base introdutória quanto às abordagens tradicionais da literacia mediática e como essas abordagens mudaram com as pesquisas atuais sobre a domesticação dos novos média. Trabalharão ainda de forma colaborativa e coletiva para construir o seu conhecimento sobre como novas modalidades comunicacionais (em rede, participativas e transmediáticas) são criadas, mobilizadas, interpretadas e reutilizadas no quotidiano e na relação com os outros. Como resultado desta UC, os discentes terão uma compreensão firme não só dos tratamentos e relações da literacia e das novos média em contextos de comunicação e de aprendizagem informal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes vão desenvolver os seus conhecimentos e pensamento crítico sobre a realidade mediática tendo como referente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Identificar as dimensões do conceito de literacia mediática. OA2. Compreender os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias mediáticas no desenvolvimento de competências e habilidades. OA3. Socialização no debate sobre a importância e relevância das novas formas de literacia mediática. OA4. Compreender a relação entre culturas mediáticas e instituições sociais como a escola ou os contextos de trabalho. OA5. Identificar os impactos e processos de transformação associados ao uma cultura mediática ocularcêntrica e marcada por tecnologias audiovisuais. OA6. Perceber os desafios das redes digitais na sua complexidade técnica e social. OA7. Identificar os impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e na participação social plena.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A unidade curricular está estruturada em dez sessões: Parte 1 ? Literacia mediática e mudança social CP1. A pluralidade e complexidade do conceito de literacia mediática. CP2. Relação entre literacia dos novos média e a construção social da infância e das gerações Parte 2 ? Literacia e tipos comunicacionais CP3. Literacia visual. CP4. Os aspetos semióticos da literacia e a relação entre linguagem e redes digitais. CP5. Jogos digitais, gamification e literacia mediática. Parte 3 ? Literacia, educação e cidadania CP6. A educação com os média e os processos educativos na Sociedade em Rede. CP7. Os desafios da educação para os média. CP8. A relação entre literacia mediática e de cidadania. As plataformas digitais e a circulação de desinformação para essa relação. Parte 4 ? Tendências futuras e investigação-ação CP9. Tendências atuais e prováveis desafios futuros da literacia dos novos média. CP10. Passar da investigação para a prática no campo da literacia dos novos média.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Focando-se em modelos teóricos e conceptuais e abordagens multidisciplinares em torno do conceito de literacia mediática e dos efeitos dos meios comunicacionais nas desigualdades e diferenciações de modalidades de acesso, competências, conhecimento e de domesticação das tecnologias da informação e comunicação, os conteúdos programáticos (CP) da unidade curricular expressam de modo mais marcado os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: OA1: CP1, CP2, CP8, CP9, CP10 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP3, CP4, CP5 OA4: CP6, CP7, CP9 OA5: CP3, CP4, CP5 OA6: CP1, CP2, CP8, CP9 OA7: CP8, CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o professor, que fará uma contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia mediática e a sua aplicação em diversos contextos. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula. | Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o docente. A perspetiva será igualmente interdisciplinar e multicultural. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o professor, que fará uma contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia mediática e a sua aplicação em diversos contextos. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino assim como os resultados de aprendizagem focam-se nas habilidades necessárias para analisar criticamente a relação entre as tecnologias comunicacionais e a formação e exigência de novas literacias mediáticas. Além disso, as metodologias de ensino, formas de avaliação (que incluem a elaboração de um projecto) e resultados de aprendizagem são desenhados de modo a facilitar e enfatizar a aprendizagem activa e autónoma e a reflexão crítica dos estudantes.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Spiezia, V., Koksal-Oudot, E. & Montagnier, P. (2016). New skills for the digital economy: measuring the demand and supply of ICT skills at work. Paris: OECD. Mason, L. E., Krutka, D., & Stoddard, J. (2018). Media literacy, democracy, and the challenge of fake news. Journal of Media Literacy Education, 10(2), 1-10. Kellner, D., & Share, J. (2019). The critical media literacy guide: Engaging media and transforming education. Leiden/Boston: Brill. Kavanagh, K. & O?Rourke, K. C. (2016). Digital Literacy: Why It Matters. Dublin Institute of Technology. Ito, M. et al. (2009), Hanging Out, Messing Around, And Geeking Out: Kids Living and Learning With New Media, Cambridge: MIT Press/MacArthur Foundation. Espanha, R. & Lapa, T. (Org.) (2019). Literacia dos Novos Média, Mundos Sociais, Lisboa. Carretero, S., Vuorikari, R., & Punie, Y. (2017). The digital competence framework for citizens. Publications Office of the European Union

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tomé, V. Fazer o mundo inteiro*-atividades de STEAM e Literacia dos media do Pré-escolar ao 2º Ciclo. Art Education, 69(6), 44-49. Lapa, Tiago, Vieira, Jorge, Guerreiro, Cristina, Crespo, Miguel, Branco, Sofia (2021). ?Implementation of the European Mediacoach Initiative In Portugal? in Celot, Paulo (Org.) MEDIA COACH - How to become a media literacy coach, Bruxelas, EAVI Art, S. (2018). Media literacy and critical thinking. International Journal of Media and Information Literacy, 3(2). Amaral, I. (2019). Transmedia storytelling e literacia: histórias multimédia participativas. In M. J. Brites, I. Amaral & M. T. Silva (Eds.), Literacias cívicas e críticas: refletir e praticar (pp. 43-57). Braga: CECS. Aula 10 - Literacia dos novos média: da pesquisa à ação Livingstone, S. e Brake, D. (2012). ?Sobre o rápido crescimento das redes sociais: Resultados e implicações para políticas?, em Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A. e Cardoso, D. (Org.) Crianças e Internet em Portugal, Coimbra: Minerva. Glenn, M. (2008). The future of higher education: How technology will shape learning (pp. 1-27). The New Media Consortium. Cappello, G. (2017). Literacy, media literacy and social change. Where do we go from now?. Italian Journal of Sociology of Education, 9(1). Bulger, M., & Davison, P. (2018). The promises, challenges, and futures of media literacy. Journal of Media Literacy Education, 10(1), 1-21. Aula 9 - Tendências atuais e desafios futuros da literacia dos novos média Pinto-Martinho, A., Paisana, M. & Cardoso, G. (2019). ?Literacia e notícias na era das fake news. O caso português?. In Espanha, R. e Lapa, T. (Ed.), Literacia dos Novos Media. (pp. 63-86). Lisboa: Editora Mundos Sociais. Lopes, P. (2015) "Literacia mediática e cidadania: Uma relação garantida?". Análise Social 216 L(3º), 546-580. Lima Quintanilha, T., Torres da Silva, M., Lapa, T. (2019) Fake news and its impact on trust in the news. Using the portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33 Loader, B. D. (Ed.). (2007). Young citizens in the digital age: Political engagement, young people and new media. Routledge. Aula 8 - Literacia, exercício da cidadania e desinformação Nash, V. (2014). ?The Politics of Children?s Internet Use, em Graham, M. e William H. Dutton, W. H. (Eds.). Society and the Internet: How information and social networks are changing our lives. Oxford: Oxford University Press. Livingstone, S., Haddon, L., Görzig, A., et al. (2011). Risks and Safety on The Internet: The Perspective of European Children. London: EU Kids Online Network, The London School of Economics and Political Science. Livingstone, S., e Bober, M. (2006). ?Regulating the internet at home: contrasting the perspectives of children and parents?, em Buckingham, D. e Willett, R. (Eds.). Digital generations: children, young people and new media. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum, 93?113. Jacob, L., & Coelho, A. R. (2020). Atividades online nas universidades seniores em tempos de pandemia. Interacções, 16(54), 126-143. Aula 7 - Educação para os media Selwyn, N., Nemorin, S., Bulfin, S., & Johnson, N. F. (2017). Everyday schooling in the digital age: High school, high tech?. Routledge. Papert, S. (1993) The Children's Machine: Rethinking School in the Age of the Computer, HarperCollins Lankshear, C. e Knobel, M. (2006), New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning, Maidenshead: Open University Press. Krumsvik, R. J., Berrum, E., & Jones, L. Ø. (2018). Everyday digital schooling?implementing tablets in Norwegian primary school. Nordic Journal of digital literacy, 13(03), 152-176. Aula 6 - A sociedade em Rede e a educação com os media Walz, S. P., & Deterding, S. (Eds.). (2014). The gameful world: Approaches, issues, applications. Mit Press. Penenberg, A. L. (2015). Play at work: How games inspire breakthrough thinking. Portfolio. Kirkpatrick, G. (2013). Computer Games and the Social Imaginary. Cambridge: Polity Press. Gee, J. P. (2008). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy?. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Aula 5 - Jogos digitais e literacia Stavans, A., Eden, M. T., & Azar, L. (2021). 11 Multilingual Literacy: The Use of Emojis in Written Communication. In Multilingual Literacy (pp. 233-259). Multilingual Matters. Lapa, Tiago (2015) ?A língua e a Internet no contexto global? in Cardoso, Gustavo (Org.) O Livro, o Leitor e a Leitura Digital, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Crystal, D. (2011). Internet linguistics: A student guide. Routledge. Crystal, D. (2008). Txtng: The gr8 db8. OUP Oxford. Aula 4 ? OMG! Língua, Internet e Literacia Subtil, F. M. D. B. G. (2012). Literacia visual. Estudos sobre a inquietude das imagens. Media & Jornalismo, (20), 171-175. Frey, N., & Fisher, D. (2008). Teaching visual literacy: Using comic books, graphic novels, anime, cartoons, and more to develop comprehension and thinking skills. Corwin Press. Elkins, J. (Ed.). (2009). Visual literacy. Routledge. Campos, R. (2010). Juventude e visualidade no mundo contemporâneo: uma reflexão em torno da imagem nas culturas juvenis. Sociologia, Problemas e Práticas, (63), 113-137. Aula 3 - Literacia visual Simões, J. A., Ponte, M. C. M. D., Simões, J. A., Ferreira, M. E., Doretto, J., & Azevedo, C. (2014). Crianças e meios digitais móveis em Portugal. CESNOVA Ponte, C., Jorge, A., Simões, J. A., & Cardoso, D. S. (2012). Crianças e Internet em Portugal: acessos, usos, riscos, mediações: resultados do inquérito europeu, EU Kids Online. C. Ponte (Ed.). Coimbra: Minerva. Livingstone, S. (2002). Young people and new media: childhood and the changing media environment. Londres: Sage. Cardoso, G., Espanha, R. e Lapa, T. (2009), ?Do Quarto de Dormir para o Mundo: Jovens e Media em Portugal?, Lisboa, Âncora Editora Almeida, A. N. de, Alves, N. de A., e Delicado, A. (2011). ?As crianças e a internet em Portugal: Perfis de uso?. Sociologia, Problemas e Práticas, 65, 9-30. Aula 2 - Novas literacias, ?nova infância?? van Deursen, A. J. A. M., Helsper, E. J. (2018). Collateral benefits of Internet use: Explaining the diverse outcomes of engaging with the Internet. New Media and Society, 20(7), 2333-2351. Livingstone, S. (2008). Engaging with media: a matter of literacy?. Communication, culture & critique, 1(1), 51-62. Jenkins, H. et al. (2009). Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century (p. 145). The MIT Press. Cardoso, G., et al. (2013) A sociedade dos ecrãs. Lisboa, Tinta da China Edições. Buckingham, David (2007). Media education: literacy, learning and contemporary culture (Reprinted. ed.). Cambridge, Polity Aula 1 - Literacia: um conceito plural e complexo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16