Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais da UC Literacia dos Média são de âmbito teórico e prático. Os estudantes receberão uma base introdutória quanto às abordagens tradicionais da literacia mediática e como essas abordagens mudaram com as pesquisas atuais sobre a domesticação dos novos média. Trabalharão ainda de forma colaborativa e coletiva para construir o seu conhecimento sobre como novas modalidades comunicacionais (em rede, participativas e transmediáticas) são criadas, mobilizadas, interpretadas e reutilizadas no quotidiano e na relação com os outros. Como resultado desta UC, os discentes terão uma compreensão firme não só dos tratamentos e relações da literacia e das novos média em contextos de comunicação e de aprendizagem informal.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes vão desenvolver os seus conhecimentos e pensamento crítico sobre a realidade mediática tendo como referente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Identificar as dimensões do conceito de literacia mediática. OA2. Compreender os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias mediáticas no desenvolvimento de competências e habilidades. OA3. Socialização no debate sobre a importância e relevância das novas formas de literacia mediática. OA4. Compreender a relação entre culturas mediáticas e instituições sociais como a escola ou os contextos de trabalho. OA5. Identificar os impactos e processos de transformação associados ao uma cultura mediática ocularcêntrica e marcada por tecnologias audiovisuais. OA6. Perceber os desafios das redes digitais na sua complexidade técnica e social. OA7. Identificar os impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e na participação social plena.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A unidade curricular está estruturada em dez sessões: Parte 1 ? Literacia mediática e mudança social CP1. A pluralidade e complexidade do conceito de literacia mediática. CP2. Relação entre literacia dos novos média e a construção social da infância e das gerações Parte 2 ? Literacia e tipos comunicacionais CP3. Literacia visual. CP4. Os aspetos semióticos da literacia e a relação entre linguagem e redes digitais. CP5. Jogos digitais, gamification e literacia mediática. Parte 3 ? Literacia, educação e cidadania CP6. A educação com os média e os processos educativos na Sociedade em Rede. CP7. Os desafios da educação para os média. CP8. A relação entre literacia mediática e de cidadania. As plataformas digitais e a circulação de desinformação para essa relação. Parte 4 ? Tendências futuras e investigação-ação CP9. Tendências atuais e prováveis desafios futuros da literacia dos novos média. CP10. Passar da investigação para a prática no campo da literacia dos novos média.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Focando-se em modelos teóricos e conceptuais e abordagens multidisciplinares em torno do conceito de literacia mediática e dos efeitos dos meios comunicacionais nas desigualdades e diferenciações de modalidades de acesso, competências, conhecimento e de domesticação das tecnologias da informação e comunicação, os conteúdos programáticos (CP) da unidade curricular expressam de modo mais marcado os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: OA1: CP1, CP2, CP8, CP9, CP10 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP3, CP4, CP5 OA4: CP6, CP7, CP9 OA5: CP3, CP4, CP5 OA6: CP1, CP2, CP8, CP9 OA7: CP8, CP9, CP10
Avaliação / Assessment
Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o professor, que fará uma contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia mediática e a sua aplicação em diversos contextos. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula. | Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o docente. A perspetiva será igualmente interdisciplinar e multicultural. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os estudantes irão realizar um trabalho ou projeto, em consulta com o professor, que fará uma contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia mediática e a sua aplicação em diversos contextos. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada estudante, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino assim como os resultados de aprendizagem focam-se nas habilidades necessárias para analisar criticamente a relação entre as tecnologias comunicacionais e a formação e exigência de novas literacias mediáticas. Além disso, as metodologias de ensino, formas de avaliação (que incluem a elaboração de um projecto) e resultados de aprendizagem são desenhados de modo a facilitar e enfatizar a aprendizagem activa e autónoma e a reflexão crítica dos estudantes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16