Métodos de Ensino e Avaliações
Nas aulas teórico-práticas o método de ensino aprendizagem é, em alguns momentos, expositivo, seguindo-se a resolução prática de exercícios. Na exposição teórica os conceitos são apresentados e acompanhados de exemplos ilustrativos, havendo, sempre que possível, a participação dos alunos na discussão dos conceitos apresentados. O Planeamento da Unidade Curricular (PUC) é um documento disponibilizado aos alunos com o conjunto de exercícios para resolução nas aulas. O método de ensino é participativo e de discussão na resolução dos exercícios. Os alunos são incentivados a pensar os exercícios antes das aulas, existindo mesmo no PUC exercícios propostos para resolução autónoma e, sendo necessário, posterior discussão dessa resolução autónoma, em aula ou em sessão tutorial. Para motivação dos alunos no acompanhamento das aulas e no seu trabalho autónomo, é proposto um processo de avaliação periódica em três momentos ao longo do semestre, além do exame final. O PUC pretende ser um documento orientador e fundamental no decorrer de todo o semestre contendo informação, semana a semana, dos conteúdos lecionados e dos exercícios a resolver, acompanhados da respetiva referência bibliográfica. | A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores. Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: 1 - Avaliação Periódica, composta por: - Assiduidade mínima de 24 aulas; - Minitestes (com peso de 25%) : 3 mini-testes realizados em aula; - Frequência (com peso de 75%): prova escrita na 1ª época de avaliação; nota mínima de 8.0 valores. 2 - Avaliação por exame: realização de uma prova escrita ( com peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação. Os alunos repetentes dispõem das mesmas modalidades de avaliação, sujeitas às mesmas regras. Os docentes reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário. Regras da avaliação periódica: 1 - Um aluno é excluído do modo de avaliação periódica, passando automaticamente para o modo de avaliação por exame, na seguinte situação: (i) Ter obtido nota inferior a 8.0 valores na Frequência. 2 - Minitestes : (i) São realizados 3 minitestes ao longo do período letivo, a realizar durante as aulas. Cada miniteste tem uma duração máxima de 20 minutos, em data e hora a anunciar e incide sobre a matéria dada anteriormente. (ii) Para cálculo da nota final nesta componente será feita a média das notas dos 3 minitestes realizados. 3 - Os momentos de avaliação não relizados têm a classificação de 0 valores. 4 - Para os alunos que escolham avaliação periódica, o resultado final é considerado o melhor entre avaliação periódica e avaliação por exame.